O aqueduto de Les Ferreres, também chamado de Puente del Diablo, é uma edificação com arcos romanos que transporta água desde o rio Francolí, na Espanha, até a cidade de Tarraco (no estado espanhol da Catalunha).
O conjunto de arcos está situado no entorno da cidade de Tarragoa e foi designada “Patrimônio da Humanidade” pela UNESCO. O seu estado de conservação é considerado perfeito, pois mantêm as mesmas mesmas características de quando foi construída, apesar de hoje ser apenas um fragmento do que foi na antiguidade.
Situado a 4 km da cidade, mede 217 metros de largura e 27 metros de altura máxima. Possui cinco níveis de arcos romanos sobrepostos e construído com blocos de rocha unidos sem cimento. Para que a água corra de um ponto a outro, possui desnível de 40 centímetros.
Como é toda construída em blocos de rochas, material muito utilizado pelo império romano, é muito cobiçada por escaladores para praticar alguma escalada urbana.
No dia de ontem foi divulgado um vídeo de um escalador praticando o estilo freesolo em sua estrutura pelo escalador Luís Manazaneda Medianero (Manza) que também já tinha realizado escaladas similares como a l’Agulla del Rei (região espanhola de Montsant) e l’Agulla de l’Arenisca (região espanhol de La Mussara).