A partir do volume massacrante de filmes que colocam um personagem em situações extremas, muitas pessoas acabaram se interessando pelo tema. No própria TV americana há um reality shot de grande audiência que explora tópicos de sobrevivência extrema.
Muitas destas técnicas são aprendidas por soldados das diversas forças armadas. Cara academia das forças armadas de um determinado país aplica técnicas de sobrevivência comuns à geografia do país.
Por esta diversidade é que existem diversas escolas especializadas na formação de profissionais em sobrevivência. Mas seria possível um civil (pessoa não vinculada ás forças armadas) realizar um treinamento de sobrevivência?
Sim, é possível e existem diversas escolas pelo mundo que oferecem este tipo de treinamento.
Maine Primitive Skills School – EUA
Uma das mais prestigiadas escolas de sobrevivência dos EUA, possui uma variedade de cursos para cada tipo de sobrevivência:
- Foraging
- Earth Living
- Survival
- Foraging
- Tracking
- Native Awareness
Escola fica na cidade de Augusta no estado americano do Maine.
Mais informações: http://www.primitiveskills.com/
Bear Grylls Survival Academy – EUA
O britânico Bear Grylls é conhecido mundialmente por suas peripécias de sobrevivencialismo na TV em seu programa Man vs. Wild. A escola oferece diversos cursos que parecem muito treinamento corporativo. Na instituição há os seguintes treinamentos:
- Individual and family adventures
- Team building and corporate events
- Instructor academy
Mais informações: https://beargryllssurvivalacademy.com/
Boulder Outdoor Survival School – EUA
Fundada na década de 1960, é uma das mais tradicionais escolas de sobrevivência dos EUA. Localizada na cidade de Boulder, no estado americano do colorado. É considerada uma das mais antigas do mundo, alardeando ser a primeira.
Mais informações: https://www.boss-inc.com/
Onça Negra – Brasil
Curso realizado em Cambuquira-MG, pelo Sargento do exército brasileiro Fernando Riva. O militar é especialista em operações na selva e é formado pelo Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) de Manaus-AM. O curso é considerado um dos melhores cursos de operações na selva do mundo.
Mais informações: http://oncanegrasobrevivencia.blogspot.com.br/
Overborder – Brasil
A Over Border é formado por um grupo de militares que tem como missão transmitir a experiência adquirida ao longo de suas carreiras. Com o curso permitir aos alunos a aquisição de conhecimentos e práticas necessários para a realização de incursões seguras no meio rústico natural.
A instituição oferece diversos cursos:
- Sobrevivência na selva básico
- Sobrevivência na selva intensivo
- Sobrevivência para crianças
- Sobrevivência com faca de combate
- Sobrevivência na selva com técnicas de PNL
- Sobrevivência no mar básico
- Resgate em ambientes naturais
Mais informações: http://overborder.com.br/
Padilha Treinamentos – Brasil
A Padilha treinamento oferece diversos cursos de Primeiros Socorros, Atendimento a Emergências e Sobrevivência em Locais Remotos.
Possuem diversos cursos certificados pela Wilderness Medicine que são voltados aos Primeiros Socorros em Áreas Remotas.
Mais informações: http://overborder.com.br
Mestre do Mato – Brasil
O Curso Básico de Sobrevivência da Escola de Mestre do Mato ensina conceitos fundamentais e técnicas essenciais. O objetivo do curso é permitir aos alunos estarem preparados em um ambiente natural e hostil, podendo tomar conta de si mesmos e daqueles que estiverem junto.
Os assuntos abordados no curso do instituto são:
- Psicologia e Regras de Sobrevivência
- Deslocamento na Mata
- Liderança e Trabalho em equipe
- Acampamento e Segurança
- Preparo Prévio
- Criação e Uso de kits de Sobrevivência
- Orientação e Navegação com Bússolas
- Sinalização Terra-Ar & Terra-Terra
- Obtenção, Coleta e Tratamento de Água
- Fogo & Fogueira – Técnicas Modernas
- Abrigos Artificiais
- Seleção de Local para Abrigos e seus vários tipos
- Nós e Amarras
- Alimentos de origem animal e vegetal (insetos e plantas)
Mais informações: http://www.mestredomato.com.br/
Via Radical Brasil – Brasil
O fundador é Marcelo Montibeller Borges, oficial superior do Exército, com amplo conhecimento nas áreas de resgate, mergulho, salvamento, obstáculos verticais, sobrevivência e navegação terrestre.
A Via Radical Brasil é uma empresa especializada em esportes de natureza e consultoria técnica. Estabelecida em São Paulo desde 2005, procura agir de forma estruturada na educação ambiental, condução dos esportes de natureza e no atendimento corporativo.
Mais informações: http://www.viaradicalbrasil.com/
Canadian Survival Schools
A Canadian Survival Schools são uma série de escolhas espalhadas pelo Canada que oferecem diversos cursos voltados para o público interessado em sobrevivência em neve. O instituto oferece cursos nem todo o país.
Mais informações: http://canadiansurvival.info
Survival School Canada
A Survival School Canada é uma das mais tradicionais e respeitadas do país. O instituto oferece vários cursos em locais determinados de todo o Canada.
O instrutor chefe do instituto é Paul Cobham. Dentre os cursos oferecidos pela escola estão:
- Survival Skills: Woodland – Urban – Arctic – Coastal
- Bushcraft Skills: Shelter Building – Fire Lighting – Family Bushcraft Camp
- Expeditions: Canoeing – Wild Camping – Winter Survival
Mais informações: http://www.survivalschoolcanada.com

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha, México e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias. Em 2018 foi o único latino-americano a cobrir a estreia da escalada nos Jogos Olímpicos da Juventude e tornou-se o primeiro cronista esportivo sobre escalada do Jornal esportivo Lance! e Rádio Poliesportiva.
Uma boa matéria. Ótima explicação.
Meu nome é Rodney Walax!
Sou uma pessoa com um espírito aventureiro gosto muito de Acampar em florestas fazer abrigos, fazer fogo, de formas primitivas, e sou fã do reality show Largados e Pelados da Discovery Channel e meu sonho é um dia poder participar mesmo.
perfeito!
Excelente compilação, mas longe de cobrir as escolas. Poderia ter sido “algumas das melhores escolas” pois existem outras com histórico e ótimo trabalho sem força midiática que não apareceram na lista. Ficou de fora a Escola Mestre Selva de Sobrevivência e Bushcraft , única no RJ , cidade do Rio de Janeiro capital , em área própria com muita floresta. A escola existe desde 2012 e foca nas técnicas rústicas de Sobrevivência, navegação e preparação. aos informações entra em contato no insta, FB e Web: mestreselva.blogspot.com
Existem outras tbm na LATAM que são muito boas, Paraguay, Colômbia, México, Venezuela, Peru.
Tem como adicionar os cariocas a lista?
Abraço
Fizemos o curso na VRB, e foi sensacional, uma das experiências mais legais que tivemos, o time do Coronel Montibeller é sensacional. Vale cada minutos dedicado.
Tem em SP?
Selva camarada eu também pesso que inclua o CISS – Centro de Instruções de Sobrevivência na Selva que é a Escola que mais forma sobreviventes na selva na Amazônia.
Luciano, parabéns pelo seu artigo!
E neste rol de escolas, além da OverBorder (a qual faço treinamentos desde 2013), recomendo a inclusão do “Grupo Suçuarana de Salvamento na Selva”, que tem unidades operacionais em São José dos Campos e Sorocaba (SP), e Manaus (AM). Já participei do Estágio de Admissão, e aprendi muito!
Website: sussuarana org br.
Abç.
Agradeço imensamente para citação de meu blog como umas das escolas de sobrevivência do Brasil, e me coloco a inteira disposição da sua equipe.
Atenciosamente: Fernando Riva – Instrutor Chefe e Coordenador da Equipe Onça Negra Sobrevivência e Montanhismo.