Os restos mortais de Nicolás Ibaceta e Roberto Leroy foram encontrados por um guia de montanha no Cerro Plata (5.964 m). Ambos os montanhistas estavam desaparecidos desde 1996 e foram resgatados pela Polícia de Resgate local. Os familiares reconheceram os corpos.
Segundo os policiais que resgataram os montanhistas, os corpos estavam em bom estado, congelados, vestidos e com os seus equipamentos técnicos. A descoberta aconteceu no último domingo, 18 de abril, por um guia de montanha, no extremo sudoeste do Cerro Plata.
Durante vários meses de 1996 diferentes expedições tentaram encontrar Leroy e Nicolás, sem sucesso. Segundo o jornal El Sol, Leroy Villa pertencia a uma família de carregadores, com talento para a montanha e Nicolás Ibaceta estudava na escola de guias de montanha de Mendoza.
O lugar é uma rota alternativa a uma das cordilheiras mais complexas para escalar na Cordilheira dos Andes em Mendoza. Todos os anos, centenas de montanhistas procuram chegar ao cume. Pelas características e modelo das roupas, constatou-se que já estavam há muito tempo naquele local.
Na quarta-feira (28), às 23h, após o complexa operação, as equipes de resgate chegaram com os corpos na área da Laguna del Platita. Na manhã da quinta-feira (29) o helicóptero da polícia os transferiu para a cidade de Mendoza, onde foram reconhecidos por seus familiares.