Corpos de dois montanhistas desaparecidos em 1996 são encontrados em Mendoza

Os restos mortais de Nicolás Ibaceta e Roberto Leroy foram encontrados por um guia de montanha no Cerro Plata (5.964 m). Ambos os montanhistas estavam desaparecidos desde 1996 e foram resgatados pela Polícia de Resgate local. Os familiares reconheceram os corpos.

Segundo os policiais que resgataram os montanhistas, os corpos estavam em bom estado, congelados, vestidos e com os seus equipamentos técnicos. A descoberta aconteceu no último domingo, 18 de abril, por um guia de montanha, no extremo sudoeste do Cerro Plata.

Cerro Plata

Cerro Plata

Durante vários meses de 1996 diferentes expedições tentaram encontrar Leroy e Nicolás, sem sucesso. Segundo o jornal El Sol, Leroy Villa pertencia a uma família de carregadores, com talento para a montanha e Nicolás Ibaceta estudava na escola de guias de montanha de Mendoza.

O lugar é uma rota alternativa a uma das cordilheiras mais complexas para escalar na Cordilheira dos Andes em Mendoza. Todos os anos, centenas de montanhistas procuram chegar ao cume. Pelas características e modelo das roupas, constatou-se que já estavam há muito tempo naquele local.

Na quarta-feira (28), às 23h, após o complexa operação, as equipes de resgate chegaram com os corpos na área da Laguna del Platita. Na manhã da quinta-feira (29) o helicóptero da polícia os transferiu para a cidade de Mendoza, onde foram reconhecidos por seus familiares.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.