Como treinar para trekking de longa distância?

Como treinar para trekking de longa distância? A caminhada de longa distância deixou de ser uma simples atividade para quem gosta da natureza, de descobrir novos e belos lugares.

De fato, está cada vez mais associado a um esporte de alto rendimento e com mais participantes. Confira detalhes de como se preparar para sua caminhada de longa distância.

Como treinar para trekking de longa distância?

Foto: Tron Le /Unsplash

Foto: Tron Le /Unsplash

A preparação física e mental são essenciais se quiser desfrutar deste esporte, para evitar lesões, cãibras e as frustrações que surgem por não conseguir atingir o objetivo proposto. É um esporte de preparação e adaptação como qualquer outro que você conhece.

Da parte mental, é importante ter uma atitude positiva e focada no cumprimento de objetivos específicos. Como o outro diz: “quando a cabeça está boa, o corpo aguenta quase tudo.”

Prepare não com dias, mas sim com semanas de antecedência sua caminhada (ex: logística e equipamento). Um foco contínuo antes e durante a caminhada o ajudará a atingir seus objetivos.

Outro ponto relevante é a paciência. Ter medo, cansaço ou dúvida é comum no percurso. Portanto, manter o foco em um passo (ou dia) de cada vez, é de extrema importância na realização de seu trekking.

Por isso ter referencias também ajuda na preparação. Kobe Bryant, lenda da liga de basquete NBA, costumava dizer: “se você olhar para a Montanha do Everest, pode pensar ‘nunca que escalarei isso’, mas se o fizer um passo de cada vez, eventualmente, chegará lá”.

Cuidado físico

Foto: Chander R /Unsplash

Foto: Chander R /Unsplash

Caminhar na esteira da academia é uma coisa, trekking é outra completamente diferente. Nem adianta falar que usa aquelas esteiras de elevação que apenas isso não bastará. Zonas rochosas, ribeiros, entre outros percalços no trajeto podem aparecer e sua parte física tem que estar em dia para superá-los.

A depender do nível de sua caminha de longa distância, geralmente, seis meses é um período razoável para se preparar fisicamente. Em todo caso, sempre consulte um médico de sua confiança, faça checkups e apenas comece se todo o diagnóstico estiver plausível.

Treino aeróbico

De antemão, não exagere no exercício. O excesso também atrapalha. Por via de regra, descansar um dia inteiro para se recuperar física e mentalmente é fundamental para o desenvolvimento do corpo. Ou seja, treinar igual um louco, muitas das vezes, apenas o fará queimar e queimar, mas ganhar a musculatura necessária, de fato, não.

Em suma, exercícios como bicicleta, nadar ou principalmente correr, ajudarão a preparar seu corpo em termos físicos e de confiança para o grande momento. Quanto mais bater as metas de exercícios e sentir a evolução, mais confiante ficará no processo.

Uma boa média — ao menos, inicial — são de três a quatro dias de aeróbico. Depois pode ir aumentando conforme o tempo ou conversas com seu professor, caso tenha um.

Treinamento de resistência

Fica a ressalva sobre os treinamentos de resistências também. É uma ferramenta poderosa que ajuda o corpo a lidar com o estresse físico de caminhadas ou quaisquer outras situações do dia a dia. Agachamentos e pranchas são alguns exemplos que podem potencializar seus movimentos no trekking.

Alongamentos finais são a fonte do sucesso

Foto: Amauri Mejía /Unsplash

Foto: Amauri Mejía /Unsplash

Se você não gosta de alongamento ou acha que não serve para isso ou aquilo, repense, pois especialmente neste esporte, os benefícios são notórios.

Um passo em falso, uma queda, uma esticada na travessia de um terreno para outro… com alongamentos, a probabilidade de você evitar um estiramento é muita maior.

Ademais, fazendo corretamente os alongamentos e aumentando a intensidade conforme seu corpo e mente evoluem, isto lhe tratará um outro nível de respiração, resistência e até concentração. Até porque, muito do nosso autocontrole passa pela respiração.

Portanto, após as sessões de treinamentos, reserve um tempo para alongar totalmente o corpo. Enfim, além de todo o corpo, áreas indicadas são: isquiotibiais, quadríceps, quadris e panturrilhas. Assim, seu corpo estará pronto para o próximo treino, dia seguinte e eventualmente, a desejada caminhada de longa distância.

 

Foto destaque: Divulgação/Hayato Shin /Unsplash

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.