Conheça “Valle de Los Cóndores” – um dos maiores potenciais para escalada esportiva da América do Sul

Se você é escalador e sempre está indo aos mesmos lugares, com seus amigos e companheiros planejando fazer as mesmas viagens de sempre, tenha em mente que quanto mais lugares visitar, maior será o seu conhecimento a respeito do esporte que pratica.

Não necessariamente sobre as técnicas de escalada, mas sim sobre as pessoas, o perfil de praticantes, e principalmente, saber que existem outros lugares com potencial para a exploração do esporte.

Aquele que somente coloca em seu mapa pessoal os mesmos lugares para viajar, acaba por ter o horizonte tão pequeno que acaba prejudicando a própria sociedade.

Valle-de-Los-Cóndores3

Um destes lugares espetaculares para o escalador é o “Valle de Los Cóndores”, um local de escalada localizado no centro do Chile, mais exatamente na Cordillera del Maule.

Valle de Los Cóndores é, na opinião de quem conhece, um dos locais com maior potencial para a escalada esportiva na América do Sul.

O local fica próximo da cidade de San Clemente, localizado no estado chileno de Maule, com população de pouco menos de 40.000 habitantes.

valle de los condores 2

A cidade que fica a aproximadamente 3 horas de carro da capital Santiago, possui várias trilhas para trekking com beleza singular e pouco exploradas.

Porém no Valle de Los Cóndores está um verdadeiro diamante bruto para os escaladores, uma muralha de basalto altamente compacto, que existe muita técnica de pés e mãos.

Valle-de-Los-Cóndores1

No mesmo local há partes em rocha vulcânica, com suas características comuns de grande quantidade de agarrões, monodedos, bidedodos e buracos.

Atualmente há 200 vias abertas em Valle de Los Cóndores, distribuídas em 14 setores, mas possui potencial para o quíntuplo disso.

As vias possuem graduação de 5º a 11a brasileiro (VI a 8c Fr).

Um detalhe importante para quem deseja visitar o lugar: para escalar na região é do período de Outubro até Abril.

Para quem ainda esteja cético quanto ao potencial, há a possibilidade de conferir um guia que escaladores locais realizaram, e disponibilizaram gratuitamente: http://www.mediafire.com

Valle-de-Los-Cóndores2

Valle-de-Los-Cóndores4

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.