Como faço para diminuir a frustração na escalada?

Por Laur Sabourin

Neste verão, fui às montanhas Needles na Califórnia com meus amigos, Pat e Jeremiah. Durante meses, meu coração estava em uma linha de escalada de lá: Pyromaniac. A via fica no centro da face principal, uma estonteante fenda em arco que varre uma face vazia.

Eu passei pelo meu processo habitual de projetar vias em linhas desafiadoras com proteções complicadas. Eu a escalei de top rope, verifiquei as colocações e me familiarizei com os movimentos. Testei as peças com meu peso corporal para garantir que elas fossem sólidas. Isso me ajudou a garantir que eu pudesse colocá-las com precisão em qualquer lugar. Puxei a corda e pratiquei algumas quedas, determinando minhas zonas de queda “sim” e “não”. Eu dava algumas entradas fortes, indo além do meu ponto alto um pouco de cada vez.

No último dia, tive tempo para mais uma tentativa antes de voltar para o Arizona. Eu entrei na via e me senti como um super-herói. O problema de boulder do começo parecia mais fácil do que nunca. Eu estava calmo quando entrei no esticão da travessia. No momento em que entrei na parte final de resistência e agarras invertidas, eu estava passeando pelas agarras finas. No final da sequência de invertidas, com energia restante no tanque, me lancei a uma trava de dedo perfeita e fiquei. O crux havia acabado. E então eu caí.

No começo, eu estava muito carregado de adrenalina para sentir qualquer coisa, mas depois eu senti uma onda tomar conta de mim. Já era. Eu havia definido uma meta para a viagem. Eu realmente me permiti querer isso. Eu tinha descansado dias e estava no topo da minha rotina de cuidados com a pele. E eu não consegui.

A frustração ocorre quando há uma lacuna entre nossas expectativas e a realidade de uma situação. A frustração muitas vezes nos leva ao pensamento autocrítico ou a outros padrões de pensamento prejudiciais. Mas esse espaço desconfortável está cheio de oportunidades de aprendizado. Como podemos mudar nossa atenção da frustração para a aprendizagem?

Podemos nos fazer duas perguntas:

  1. O que eu fiz bem?
  2. O que ainda preciso melhorar?

Pode ser um desafio fazer essas perguntas imediatamente. Nesse caso, respirei fundo algumas vezes, me puxei para cima e terminei a via. Então, quando desci, levei algum tempo na base para refletir.

O que eu fiz bem?

Eu estava confiante no meu beta e não parei para adivinhar os movimentos que eu já havia ensaiado. Subi continuamente por sequências desafiadoras e fiquei comprometido com minhas decisões na zona de sim e não-queda.

O que ainda preciso melhorar?

No momento da queda, eu havia me permitido relaxar porque o “crux havia terminado”, mesmo com os pés ainda escorregadios. Posso ficar atento à tarefa em questão – terminar o percurso – em vez de me distrair ao atingir a meta.

Enquanto refletia, senti meu corpo relaxar e se tornar mais aberto. Lembrei-me por que havia escolhido a via em primeiro lugar: era linda e inspiradora, e isso me levou a me comprometer completamente e a trabalhar em algumas fraquezas da minha técnica de escalada. O objetivo de ‘mandar’ a escalada era importante – ele me levou a trabalhar duro na viagem e a otimizar todas as tentativas – mas não era a única razão pela qual eu estava lá.

No final do verão, tive a oportunidade de projetar outras fendas de granito e aplicar algumas das técnicas que havia praticado nas agulhas das Needles. Ao me fazer essas duas perguntas e mudar da frustração para a curiosidade, continuei a encontrar novas maneiras de aprender e compartilhar a alegria de escalar com a minha comunidade.

Dica Prática

Observe as situações na sua escalada e na sua vida, quando você ficar frustrado. Você costuma pensar de forma autocrítica ou culpar outra coisa pela situação?

Volte sua atenção para a curiosidade com duas perguntas simples:

  1. O que eu fiz bem?
  2. O que ainda preciso melhorar?

O livro “The Rock Warrior Way – Mental Training for Climbing” está à venda traduzido para a língua portuguesa no Brasil em: http://www.companhiadaescalada.com.br/

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.