Grupo de escaladores remove vias que tinham agarras cavadas nos EUA

Um grupo de 18 escaladores, os quais permaneceram anônimos, foi ao local de escalada conhecido como Sleep Ten Canyon, EUA, e removeram vias de escaladas que tinham agarras cavadas ou qualquer outro tipo de modificação artificial. Ao todo foram removidas do local 30 vias. Por meio de mensagens na rede social Reddit, escaladores norte-americanos se manifestaram sobre o assunto, que tornou-se o centro do debate nos EUA nas últimas duas semanas.

De acordo com a revista Climbing, a abertura de vias de escalada no local sempre foi envolta a uma série de polêmicas e controvérsias. Em uma declaração no Reddit, os escaladores que realizaram o ato explicaram que não podiam cortar os parafusos de todas as vias, as quais declararam “pesadamente fabricadas”, devido à sua abundância. Em um esforço para informar a outras pessoas sobre quais vias eram “permitidas escalar”, os escaladores “justiceiros” colocaram cadeados pintados de vermelho, para atrair mais atenção, na primeira chapeleta de aproximadamente 30 vias.

O ato serve de exemplo para uma espécie de pensamento purista que anda em ebulição, especialmente nos EUA, o qual possui na nova geração de escalada a sua mais forte manifestação. Por definição, um purista é um sujeito que se opõe às mudanças, que não aceita modificações de normas ou padrões e sempre procura seguir por linhas ortodoxas. Entretanto, os escaladores e montanhistas puristas acabam passando por cima de regras de convívio e códigos de éticas estabelecidas, quando o esporte conhecido como “escalada esportiva” foi desenvolvido na década de 1970.

A opinião daqueles que participaram da ação “justiceira”, foi de que as escaladas foram “manipuladas a tal ponto que ficaram essencialmente rebaixadas de seu estado natural para graus de escalada muito mais fáceis”. No final da declaração, os “justiceiros” passaram a seguinte mensagem:

“A verdade é que essas vias nunca existiram… Elas foram talhadas e furadas em sua existência”.

Os escaladores que frequentam Ten Sleep começaram a perceber a fabricação de agarras há alguns anos atrás, mas de acordo com a revista norte-americana Climbing, essa mudança teria começado por volta de 2010.

Em agosto de 2018, a comunidade de escaladores de Bighorn divulgou um comunicado condenando a prática destes mesmos “justiceiros”. Enquanto alguns usuários anônimos do Reddit expressaram apoio ao “ato justiceiro”, este incidente reacionário não está de acordo com a ética que a comunidade de escaladores de Ten Sleep.

Devido à ação de ambos, “justiceiros” e os “conquistadores das vias”, oficiais da Bighorn National Forest, Reserva Florestal dos EUA desde 1897, baniram o desenvolvimento de áreas de escalada em todas as florestas nacionais dos EUA. O Access Fund, entidade responsável por administrar a abertura e manutenção de locais de escalada dos EUA, liberou um comunicado à comunidade sobre o problema.

No comunicado a Access Fundo afirma que:

“As ações tomadas pelos dois grupos de escaladores, os que fabricam as agarras e os que removem as chapeletas, agora são responsáveis ​​por uma série de danos à rocha no Ten Sleep Canyon. O Serviço Florestal dos EUA considera ambos os conjuntos de ações ser ilegais. O meio ambiente sofreu nas mãos dos escaladores de ambos os lados e a reputação da comunidade de escalada, como um todo, está em jogo.

O Access Fund trabalha há quase 30 anos para provar aos proprietários e administradores de áreas públicas, que os escaladores são usuários responsáveis ​​e respeitadores de nossas terras públicas compartilhadas. Organizações locais de escalada em todo o país estão trabalhando para estabelecer relacionamentos com os gestores públicos de propriedades, para fazer o mesmo.

As ações desses dois grupos de escaladores no Ten Sleep diminui nossa capacidade de proteger o acesso às áreas de escalada, administrar nossos locais e nos reunir com autoridades para falar sobre questões políticas locais e nacionais, que impactam a escalada em terras públicas”.

Leia na íntegra a declaração dos escaladores aqui: https://www.reddit.com

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.