Como escalar perfeitamente agora – Existe isso?

Semana passada, ouvi um escalador criticar sua escalada após cair logo antes do topo de uma via de 8º grau. Ele falava sobre ter errado uma colocação de pé, que causou sua hesitação e a queda. Ele disse que se ele tivesse escalado perfeitamente, colocando os pés no lugar certo da agarra, então ele teria tido sucesso. Eu comecei a pensar o que significava “escalar perfeitamente”. Existe tal coisa como a perfeição no mundo? Se sim, o que é?

Os perfeccionistas exigem um desempenho perfeito e rejeitam qualquer coisa que seja aquém dessa performance. Qual a aparência de um desempenho perfeito? Colocamos nossos pés, empurramos com as pernas, agarramos com as mãos e fazemos milhares de outras coisas para escalar. Consideremos o escalador de oitavo grau. Se ele fizer tudo “bem o suficiente”, então ele terá sucesso no oitavo grau. O que acontece quando escaladores de décimo grau escalam um oitavo? Eles não fazem tudo “bem o suficiente”. Eles têm mais habilidades e podem colocar os pés, empurrar com pernas, etc., mais perfeitamente. Mas, o que acontece com a nossa compreensão da perfeição quando escaladores de 12º grau escalam a via? E não podemos parar por aí. Alguns futuros escaladores de 13º poderiam fazer um melhor trabalho escalando o oitavo. Isso mostra que uma percepção de resultado final de escalar perfeitamente é defeituosa.

Ficamos presos quando nos deparamos com resultados finais que nunca podem ser totalmente compreendidos. Objetos físicos ou nossos esforços não podem ser perfeitos, porque não existe um estado final de resultado final para qualquer coisa individual. Um objeto como uma cadeira nunca pode ser perfeito? Não importa o quão bem é fabricado, ele terá falhas. Será que nossos esforços nunca serão perfeitos? Não importa o quão bem nós executemos, sempre podemos refinar como escalamos.

O perfeccionismo é uma doença do ego, que nunca está satisfeito. Os resultados que criamos geralmente ficam aquém das expectativas do ego. Combinando isso com a necessidade do ego de se validar, com base na realização de metas, e ficamos com medo de tomar ações. O perfeccionismo e o ego nos impedem de realizar uma escalada, a menos que tenhamos certeza de que podemos criar uma performance perfeita. Eles nos fazem ter medo de fazer qualquer coisa, porque tudo tem que ser perfeito.

Uma das melhores sugestões para um perfeccionista é fazer tudo mal. Não nos preocupamos com um resultado perfeito. Aceitamos uma qualidade menor em troca de ações mais rápidas. A ação é a chave. É necessária para aprender e ganhar experiência incremental que realmente pode levar ao que se poderia considerar como uma performance de escalada perfeita.

Foto: http://www.loverockclimbing.com

Concentrar-se nos processos pode nos mover além do perfeccionismo do ego. Não vivemos no vácuo. Fazemos parte de um mundo mais amplo e os processos nos ajudam a nos integrar com ele. Processos, como descansar e pensar, nos conectam com uma via. Não podemos descansar no vácuo; precisamos usar as agarras que são parte de uma via. Nem mesmo o pensamento pode ser realizado no vácuo. Recordamos as experiências que tivemos em vias anteriores, e pensamos em como nos aplicamos à via diante de nós.

Abordar a perfeição como um processo nos ajuda a aprender. Passamos por um processo de avaliação de nossas forças e limitações atuais e como elas se comparam ao desafio representado pela via. A forma como nos integramos com a via representa a perfeição do processo, porque a rocha reflete de volta para nós, de forma perfeita, nosso nível atual de habilidade. Então, podemos passar por um processo para determinar o que fizemos bem e o que ainda precisamos aprender.

Mudar nosso foco desde a perfeição por resultado final para a perfeição por processo nos permite estar atentos ao processo de aprendizagem em desenvolvimento pelo qual estamos passando. Observamos o quão bem realizamos vários processos, como a movimentação. Quão bem posicionamos nossos pés, ficando relaxados, movendo-se continuamente, etc.? Tais observações nos dão informações que podemos usar imediatamente para nos misturarmos com a rocha mais perfeitamente, sem a necessidade do ego de chegar a algum estado final perfeito.

Existe tal coisa como a perfeição no mundo. É a maneira perfeita em que as peças individuais se integram e se misturam como um processo. Às vezes, esse processo revela que nos faltam habilidades e caímos; outras vezes, o processo revela que aprendemos mais habilidades e conseguimos. De qualquer forma, o processo de mistura ocorreu perfeitamente, dada nossa habilidade atual e o desafio da via. Podemos escalar perfeitamente agora se percebemos o quão bem escalar e escalar integrar. Essa integração revela um processo perfeito que nos da oportunidades de aprender.

Dica de prática: dobrar e misturar

Foto: Will Saunders | http://blackdiamondequipment.com

Cada esforço na escalada revela o quão bem você está no desempenho. A rocha é estática; é você que se dobra. Portanto, não lute contra a rocha; dobre-se ao que a escalada exige em vez de resistir. Em seguida, concentre-se em processos para ajuda-lo a se misturar com ela.

Um dos principais processos que você pode fazer para se misturar com a rocha é relaxar. O relaxamento te alinha com a gravidade para que você possa se mover de forma eficiente. Monitorize o nível de tensão necessário para vários movimentos. Então, relaxe sua pegada, abaixe os calcanhares e relaxe qualquer tensão desnecessária. Você criará um processo perfeito, dobrando-se ao que a escalada exige e depois misturando-se com ela.

1-WarriorsWaylogo_

O livro “The Rock Warrior Way – Mental Training for Climbing” está à venda traduzido para a língua portuguesa no Brasil em: http://www.companhiadaescalada.com.br/

Tradução do original em inglês: Gabriel Veloso

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.