Como encontrar o parceiro (a) perfeito para um trekking

Para a realização de um trekking, quando não optamos em fazer no estilo solitário, uma boa companhia faz toda a diferença. Os acompanhantes podem fazer ou interromper uma atividade em questão de minutos.

Quem pratica trekking sabe que a atividade é bem mais interessante quando é feita ao lado de pessoas inteligentes, educadas e que compreendem você. A atividade é mais prazerosa quando a conversa é instrutiva e há entendimento entre as ideias.

A vida é muito curta para perder tempo com pessoas que não possui a mesma vibração e entendimento que possuímos. Encontrar uma boa companhia para um trekking não é uma tarefa fácil e assim como um um emprego, ou mesmo um papel em um filme, é necessário uma espécie de lista de critérios para perceber se há química entre um potencial companheiro (a) de trekking.

Procure nos lugares certos

trekking

Se acredita que deixar recados genéricos em redes sociais e grupos de whatsapp é a melhor maneira, você está errado (a). Possuir uma espécie de filtro é essencial para afastar qualquer tipo de problema quando se procura um parceiro de trekking.

Se está procurando companhia para um trekking com segundas intenções, seja qualquer for, repense a sua ideia de fazer a atividade.

Procure fazer a sua rede de contatos nos encontros de montanhismo, palestras de montanhismo e exibições de cinema com temática de montanha. Montanhistas com ideias semelhantes como grupos de fotógrafos de natureza, praticantes de trilhas longas e outras atividades deve ser o seu foco.

Habilidades e competências de trekking complementares

trekking

Habilidade é o grau de competência de uma pessoa frente a um determinado objetivo. A competência não existe sem as habilidades e é a mobilização de conhecimentos e aprendizados para solucionar um problema.

No universo do trekking é necessário dominar muitos conhecimentos. Dificilmente uma pessoa que diz saber tudo possui competência em tudo aquilo que afirma conhecer. Infelizmente, na internet há muitas pessoas que se julgam competentes em algo que apenas domina a teoria (geralmente as mais agressivas em comentários), mas na realidade não são.

Sempre há alguém que domina uma certa habilidade mais que outras. Como para fazer um trekking, provavelmente, alguém consegue carregar mais peso que outra, cozinhar melhor que outra, dobrar a barraca melhor que outra, navegar melhor que outra, e assim sucessivamente.

Portanto, observe suas dificuldades e procure alguém que as possui. Isso irá complementar um trekking de maneira harmônica.

Comunicação aberta no trekking

trekking

A comunicação é um processo que envolve a troca de informações entre dois ou mais pessoas. Este é o processo social primário, que permite criar e interpretar mensagens que provocam uma resposta.

Por este motivo é importante alguém saber emitir uma resposta que a pessoa que irá receber entenderá. Parece simples, mão não é. Neste processo de comunicação há uma margem para interpretações errôneas e equivocadas.

Falar muito não quer dizer que alguém sabe se comunicar. É comum que as pessoas confundam a clareza com a eloquência e deixa os companheiros (as) perdidos em uma confusão de longas e complexas palavras.

Geralmente pessoas que pesam e falam ao mesmo tempo, são péssimos comunicadores. Na cabeça do emissor confuso, todas as frases fazem sentindo, mas para quem está ouvindo, dificilmente entende com clareza a linha de raciocínio. Para atividades de montanha é melhor sempre pensar primeiro no que for falar, refletir sobre as ideias e só então expressá-las.

Comunicadores ruins envolvem as “soluções” em discursos inspiradores e eloquentes. Certas pessoas são apenas fonte de estresse e argumentação vazia e frequentemente dão soluções para problemas que não existem.

Para comunicação efetiva entre companheiros de trekking é não querer mostrar que sabe mais que o outro, não usar termos técnicos em excesso e, principalmente, ser direto naquilo que quer comunicar sem fazer rodeios nem perguntar algo para ser interpretado como resposta.

Para um bom parceiro de trekking, antes de qualquer habilidade técnica (ou currículo apresentado) procure por quem transmitir o que sente e o que pensa com clareza e interpreta as informações que recebe da forma correta.

Problemas que vão emboras sozinhos voltam acompanhados

trekking

Na sua busca por um parceiro de trekking notou alguma coisa que o incomodou? Trabalhe isso imediatamente. Como está explícito no subtítulo deste item, “problemas que vão embora sozinhos, eles voltam acompanhados”.

Uma pessoa que constantemente evita as tarefas do acampamento, sempre esquece algo, monopoliza o espaço da barraca, não sabe caminhar adequadamente (nem se vestir para um trekking) é um sinal de é necessário ter uma conversa franca e sem rodeios.

Comportamento irritante se torna mais insuportável ao longo do tempo, portanto procure monitorar seu nível de irritação com cada pequena coisa que a pessoa irá fazer. O convívio com pessoas em um trekking é bem diferente do que conviver com ela na cidade.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.