O que fazer em um ataque de abelhas

A ocorrência de ataque de abelhas é muito comum no inverno. A movimentação das abelhas em busca de alimento é bruscamente reduzida no inverno devido às baixas temperaturas. Assim, as abelhas ficam “trancadas dentro de casa” mantendo a temperatura interna da colmeia próximo dos 33 graus.

Como no inverno é a temporada ideal de montanhismo no Brasil, é muito comum o encontro de montanhistas e abelhas, criando o que popularmente conhecemos como “ataque de abelhas” e a postura adotada pode fazer toda a diferença entre a vida e a morte.

abelhas

Por que tanto pavor? Por que quando uma abelha pica um indivíduo, deixa no corpo da vítima parte do abdome, o que atrai o restante do enxame, causando um ataque múltiplo. Detalhe: uma colmeia tem em média entre 30 e 60 mil abelhas.

Assim, se apenas 10% dessas abelhas atacarem você, pode ser em torno de 3.000 abelhas picando e, a cada picada, mais abelhas atacam, criando uma situação de “massacre”. Após a ferroada, a pessoa sente uma intensa dor e uma pequena inflamação da região afetada.

O local fica avermelhando e inchado, com uma lesão entre 1,0 e 5,0 cm de diâmetro e desaparece após algumas horas. Na maioria dos casos, a dor e o inchaço de uma picada desaparecem em no máximo um ou dois dias.

Mas e se forem dezenas ou centenas? Centenas de ferroadas podem fazer com que haja inoculação de quantidades letais de veneno.

A melhor estratégia: evitar

abelhas

Importante lembrar que a possibilidade de ataque de abelhas pode fazer parte da vida de qualquer pessoa, não importando o grau de experiência ou mesmo tipo de pele, ou coisas do gênero. Portanto, pode parecer infantil o conselho: manter-se distante das abelhas.

Ou seja, caso escute um zumbido de abelhas próximo de onde está, procure seguir na direção contrária com a devida calma. Nesse momento, quanto mais razão e menos emoção tiver, maior a chance de consequências mínimas.

Quando uma abelha pica uma pessoa, deixa no corpo da vítima parte do abdome, o que atrai o restante do enxame, causando um ataque múltiplo e simultâneo. Quando alguém for perseguido por um enxame, fugir correndo, preferencialmente em movimento de zigue-zague, é a melhor estratégia.

As abelhas geralmente diminuem sua perseguição depois de 400 metros a 800 metros.

Há quem aconselhe fugir para um local onde haja água, como um córrego, lagoa ou riacho: não é bem assim. Eles vão esperar que você apareça e podem, para isso, pairar por horas.

Montanhistas alérgicos

abelhas

Independente do número de picadas, há a possibilidade de um choque anafilático, que é a forma mais grave de reação de hipersensibilidade (alergia) às picadas de inseto, que pode causar obstrução das vias aéreas. O tempo de reação pode variar de minutos, até mesmo segundos.

O tratamento para um choque anafilático deve ser feito o mais depressa possível no pronto-socorro ou em um hospital, com a injeção de adrenalina e o uso de uma máscara de oxigênio para ajudar na respiração. Atualmente a alergia é considerada um problema de saúde pública, por acometer cerca de 10% a 20% da população mundial. Os sinais clássicos do choque anafilático (ou da reação alérgica grave) são:

  • Dificuldade em respirar com chiado
  • Coceira e vermelhidão na pele
  • Inchaço da boca, olhos e nariz
  • Sensação de bola na garganta
  • Dor abdominal, náuseas e vômitos
  • Aumento dos batimentos cardíacos
  • Tonturas e sensação de desmaio
  • Suores intensos
  • Confusão ou desmaio

Você, caro (a) leitor (a), pode não ser alérgico (a), mas muito provavelmente conhece alguém que é. Portanto, para pessoas que são alérgicas a alguma substância, como picadas de abelhas, ou mesmo já teve no passado algum quadro que envolvesse uma reação alérgica exacerbada, é importante saber sobre o tratamento.

Um item interessante de ter no kit de primeiros socorros é a caneta de adrenalina auto injetável. Uma das marcas mais famosas no mercado é EpiPen. Uma outra marca disponível para o público é Anapen.

O produto é vendido na Europa e EUA nas dosagens de 150 e de 300 microgramas, numa solução injetável em seringa pré cheia. Atualmente o produto ainda não foi homologado pela ANVISA. Para quem deseja adquirir a “caneta”, o produto pode ser comprado na Europa ou mesmo ser feita encomendas em empresas farmacêuticas.

Em países em que ela é liberada, a venda é realizada em farmácias com apresentação da prescrição médica e cada seringa custa cerca de US$ 100. O kit vem com duas unidades.

O Ministério da Saúde afirma que a epinefrina está disponível no SUS e que o seu uso ser restrito exclusivamente a hospitais é para evitar o uso indiscriminado do medicamento.

Como prevenir das abelhas?

abelhas

Se for fazer uma caminhada, como um trekking ou hiking, não use coisas que atraem as abelhas, como cores escuras (use roupas de cores claras e evite a cor vermelha), joias ou outros objetos brilhantes. Use hidratante, ou desodorante, sem perfume ou protetor solar com relente de insetos.

O sentido primário das abelhas é o olfato, elas navegam pelo mundo através do odor.

As pessoas que usam fones de ouvido em uma trilha se distraem e não percebem os arredores, incluindo colmeias próximas. Assim, quando for fazer um trekking, deixe seus fones de ouvido em casa. Além disso, se estiver em um local de escalada esportiva, também evite fazer ruídos, ou colocar músicas, que mascare o barulho das abelhas.

Evite movimentos excessivos, Não sacuda os braços e não golpeie, quando perto de uma colônia. As abelhas são muito mais propensas a responder a um objeto em movimento.

Se outra pessoa está sendo picada por abelhas e não pode fugir, cubra-a com qualquer coisa que encontrar. Faça o que puder para cobrir rapidamente qualquer pele exposta ou áreas suscetíveis do corpo e, em seguida, corra para obter ajuda o mais rápido que puder.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.