Casas e empresas de tradicional área de boulder na Índia serão demolidas

Após uma decisão do Tribunal Superior da Índia, o local de boulder conhecido como Ilha Hampi será demolido, incluindo todas as acomodações de hotéis e empresas que proliferaram na área.

O local Virupapur Gaddi é mais conhecido pelos habitantes locais e escaladores como Ilha Hippie e fica na região da Índia conhecida como Hampi. Todos os empreendimentos que foram erguidos para explorar comercialmente a região após explosão de popularidade que viveu a área de escalada nas proximidades nos últimos anos deverão ser demolidos.

A notícia foi veiculada pela ukclimbing.com e confirmada pela Revista Blog de Escalada. A decisão é um enorme golpe para a economia e o turismo local e, de acordo com alguns meios de comunicação, é o fim dessa imensa zona de rochas.

As ameaças de demolição não são novas. Em 1986, a UNESCO declarou a área de Patrimônio Mundial e, desde então, o conflito permaneceu vivo e os empresários foram ameaçados com embargos e subsequentes demolições.

Decisão do tribunal

Por determinação judicial, as casas e empresas já deveriam ter sido demolidas, conforme declarado em uma resolução emitida pelo Tribunal de Karnataka em 2011. Naquela época, empresários locais se uniram com os proprietários das casas (que foram erguidas ilegalmente) e iniciaram um longo processo judicial.

Após vários recursos e apelações em instâncias superiores, a decisão final foi tomada em 11 de fevereiro último, decretando a demolição todas essas construções em menos de um mês.

No entanto, teremos que esperar para ver o impacto real que essa decisão tem na evolução da área de escalada local, pois, nesse momento, havia se tornado um destino de nível superior para os fãs em todo o planeta. Escaladores de todo o mundo viajavam para Hampi há décadas para escalar as rochas de granito.

De acordo com o veículo britânico, há especulações de que proprietários de hotéis pressionaram os governos locais e estaduais a demolir tudo na ilha para dar espaço a um hotel de luxo. É improvável que qualquer forma de turismo sobreviva agora.

Na plataforma change.org, uma petição foi aberta para interromper o processo de demolição e a cronologia do conflito é explicada em detalhes.

Cenário de filme

O cenário da Ilha Hampi ficou mais conhecido a partir do filme “Pilgramage”, de 2003, produzido pela BigUp (atualmente fazendo parte da SenderFilms) e estrelando Chris Sharma.

A produção também contou com a participação de Katie Brown e Nate Gold.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.