Conheça 8 equipamentos para ajudar na recuperação da musculatura de escaladores

Indiscutivelmente a melhor forma de recuperar-se fisicamente de um esforço físico é o descanso. Quanto a isso não há muito o que discutir. Aquele que ignora este tipo de conhecimento está jogando contra o próprio time. Além, claro, de expor-se a um alto risco de lesionar-se.

Porém existem ferramentas eficientes que auxiliam em uma recuperação física eficiente e rápida. Claro que não existe mágica ou milagre, mas várias destas ferramentas comercializadas livremente ajudam a prevenir lesões e otimizar o processo de recuperação muscular.

Uma das técnicas de auto-massagem mais eficientes que existe é a liberação miofascial, uma espécie de auto-massagem que consiste na aplicação de pressão em alguns pontos do corpo, com o intuito de literalmente amassá-los, buscando uma maior liberdade entre o músculo e a fáscia (lâmina de tecido fibroso na qual se fixam alguns músculos). Tida antes como uma técnica “misteriosa”, hoje é amplamente utilizada por atletas, e também por fisioterapeutas, de todos os níveis.

Consiste basicamente em fazer pressão em pontos específicos do corpo, e assim iniciar o processo de recuperação muscular de maneira otimizada. grande parte dos equipamentos listados abaixo seguem este tipo de técnica.

Rolo de Espuma

Ainda ignorado por 8 em cada 10 escaladores, os rolinhos de espuma são excelente recuperadores de tendões em várias partes do corpo. Muitos atletas de crossfit já fazem uso deste tipo de equipamento diariamente. Não somente nos braços, mas também nas pernas, costas pescoço e planta dos pés.

Onde há um desconforto em tendões, o tolo de espuma irá melhorar (repito: não há milagre, se a dor for crônica ou aguda é uma lesão) a sensação. Aqui mesmo na Revista Blog de Escalada há um artigo completo sobre o uso desde rolinho de espuma.

A liberação miofascial é relativamente simples de ser realizada e quando é feita, normalmente o atleta sente uma dor aguda e localizada, pois está acontecendo o processo de “liberação”.

Bola de lacrosse

O Lacrosse é um esporte de  origem americana e é jogado com uma bola de borracha maciça, de pequena dimensão e um taco. Por ser de borracha maciça, a bola de lacrosse é excelente para uma liberação miofascial em lugares como planta dos pés, pescoço e antebraço.

Por ser de dimensão bem pequena, pode ser aplicada já dentro de um veículo na volta para casa.

Por esta praticidade, além de leveza, a bola de lacrosse deveria estar na mochila de qualquer escalador.

Armaid

O produto chamado de “Armaid” é uma espécie de releitura da liberação miofascial, mas aplicada em dois pontos ao mesmo tempo. Por ser um produto idealizado por escaladores, é para ser utilizado no antebraço.

O fabricante promete ser muito eficiente para antebraços que ficaram bombados em demasia durante o dia.

Para atletas que realizam um volume de vias forte durante uma sessão de treinamento em academias ou algum lugar de escalada também é interessante a utilização do Armaid.

KnotOut

O produto chamado de KnotOut é uma espécie de mistura entre o formato do rolo de espuma com a superfície e dureza da bola de lacrosse.

Pelo seu formato semelhante a um brinquedo canino, muitas pessoas com cachorro em casa acabam ficando sem ele rapidamente.

Mas este equipamento é eficiente na liberação miofascial de antebraços e pernas.

Anéis de acupressão

A Acupressão é uma terapia alternativa que pode ser aplicada para dores que surgem no final do dia de escalada, especialmente nos dedos. Esta técnica, tal como a acupuntura, tem origem na medicina tradicional chinesa.

O anel de acupressão chinês vem em um tamanho serve para todos os dedos e a massagem serve para massagear os pontos de acupuntura no dedo e articulações. Os anéis também servem para melhorar a circulação sanguínea do corpo. Quem está começando a sentir dores nos dedos no final de um dia de escalada, especialmente com muitos regletes e monodedos, é uma excelente ferramenta.

Hand Putty

Para quem viveu nos anos 1990 deve conhecer um produto destinado às crianças chamado “geleca”. Também conhecida como meleca ou amoeba, é uma massa elástica que parece fria e esquisita ao toque.

O hand putty é mais ou menos uma geleca com textura mais borrachuda e resistência à tensão e compressão, que permite vários tipos de exercícios fisioterápicos para recuperação da musculatura antagonista de mãos e pulsos.

Faixa elástica

As faixas elásticas se popularizaram largamente entre o público de escalada para exercícios dos músculos antagonistas das mãos e antebraço.

A marca mais famosa deste produto é o thera-band, mas no mercado há outras marcas. Os elásticos de escritório também são bastante usados.

Powerfingers

Utilizando conceitos de biomecânica e fisioterapia, o powerfingers é o conjunto de pequenos elásticos, cada um de uma determinada resistência, que tem o claro objetivo de fortalecer os tendões da mão e antebraço. Segundo os fabricantes o produto é resultado de extensa pesquisa, e por isso o produto já vem com garantia.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.