Os campeões do Campeonato Mundial de Escalada Esportiva 2023 nas modalidades Via Guiada e Boulder já foram coroados. De fato, surpresas fizeram parte da grande final.
Dessa forma, confira um panorama dos resultados desse Mundial até o momento juntamente do desempenho dos brasileiros.
Campeões do Campeonato Mundial de Escalada Esportiva 2023: Via Guiada

(Lena Drapella/IFSC) Top 3 do Campeonato Mundial de Via Guiada feminino
Em resumo, as finais das categorias Boulder e Via Guiada proporcionaram momentos emocionantes e surpreendentes. Uma das maiores surpresas foi a vitória de Ai Mori sobre a favorita incontestável, Janja Garnbret, que era amplamente considerada imbatível.
Só para ilustrar, a jovem escaladora japonesa, Ai Mori, com apenas 19 anos, conquistou seu primeiro título em competições mundiais de Guiada. Ela superou Janja na final, com a vitória sendo decidida nos resultados da semifinal. Representando a Coreia do Sul, Chaehyun Seo fechou o pódio.

Lena Drapella/IFSC
Entre os homens, Jakob Schubert, da Áustria, subiu ao topo do pódio, seguido pelo japonês Sorato Anraku em segundo lugar e o alemão Alex Megos em terceiro.
Schubert é agora tetracampeão, o atleta com mais títulos em competições de Guiada. A saber, se tornou o mais velho a conquistar o ouro também.
Mundial de Boulder

Jan Virt/IFSC
Janja Garnbret conquistou o ouro pela terceira vez, estabelecendo-se como a mulher com mais títulos na história do Campeonato Mundial de Boulder. A saber, a francesa Oriane Bertone conquistou o segundo lugar, seguida pela americana Brooke Raboutou em terceiro.

Lena Drapella/IFSC
Na competição masculina de Boulder, o primeiro lugar ficou com Mickael Mawem, da França. De fato, ele foi o único a resolver todos os três desafios de Boulder. Seu compatriota, Mejdi Schalck, ficou em segundo lugar, seguido pelo sul-coreano Dohyun Lee em terceiro.
Representantes do Brasil no Campeonato Mundial
FELIPE HO NO TOP-60 DO MUNDIAL! ????
Hoje começou o Campeonato Mundial de Escalada, em Berna????????, com a qualificatória do boulder masculino.
Felipe Ho ???????? conseguiu um bom resultado, terminando na 5️⃣9️⃣ª posição. Mateus Bellotto ???????? terminou na 1️⃣2️⃣3️⃣ª posição geral.
????: Lena Darella pic.twitter.com/TqmfDJZUBP
— Piu Esportes (@piuesportes) August 1, 2023
Além dos campeões, os atletas brasileiros Mateus Bellotto, Felipe Ho, Bianca Castro e Anja Köhler também participaram do Campeonato Mundial, trazendo valiosa experiência para a competição.
BRASILEIROS NÃO AVANÇAM NO LEAD! ????
Hoje foi disputada a qualificatória do lead masculino do Mundial de Escalada, em Berna ????????
Mateus Bellotto ???????? foi o 85º colocado, enquanto Felipe Ho ????????terminou na 95ª posição, longe da semifinal.
????: Lena Drapella pic.twitter.com/H5TNZZZEqE
— Piu Esportes (@piuesportes) August 3, 2023
Bellotto alcançou a 85ª posição entre 125 atletas na Escalada Guiada e a 126ª posição no Boulder. Felipe Ho teve melhor desempenho nas provas de Boulder, ficando em 59º lugar entre 130 participantes, com 1 Top e 2 zonas, enquanto na Escalada Guiada ficou em 95º lugar.
ANJA KÖHLER NO TOP-60 DO LEAD! ????♀️
Hoje foi disputada a qualificatória feminina do lead no Mundial de Escalada, em Berna ????????
Anja Köhler ???????? terminou na 5️⃣9️⃣ª posição, enquanto Bianca Castro ???????? foi a 7️⃣1️⃣ª colocada, entre 100 atletas.
????: Carol Coelho/ABEE pic.twitter.com/bBdFAylInH
— Piu Esportes (@piuesportes) August 2, 2023
Anja ficou em 59º lugar na Escalada Guiada e 87º lugar no Boulder. Bianca terminou na 71ª posição na Escalada Guiada e em 91º lugar nas provas de Boulder.
ANJA E BIANCA FORA DO TOP-80! ????♀️
Hoje foi disputada a qualificatória do boulder feminino do Mundial de Escalada, em Berna ????????
Anja Köhler ???????? terminou na 85ª posição, seguida de Bianca Castro ???????? que foi a 92ª colocada geral.
????: Carol Coelho/ABEE pic.twitter.com/EdiY4NOc17
— Piu Esportes (@piuesportes) August 3, 2023
Em suma, fica abaixo os top 3 do Campeonato Mundial de Escalada Esportiva de 2023 até o momento.
Escalada Guiada (Lead):
- Mulheres:
- Ai Mori (Japão)
- Janja Garnbret (Eslovênia)
- Chaehyun Seo (Coreia do Sul)
- Homens:
- Jakob Schubert (Áustria)
- Sorato Anraku (Japão)
- Alex Megos (Alemanha)
Boulder:
- Mulheres:
- Janja Garnbret (Eslovênia)
- Oriane Bertone (França)
- Brooke Raboutou (Estados Unidos)
- Homens:
- Mickael Mawem (França)
- Mejdi Schalck (França)
- Dohyun Lee (Coreia do Sul)
Foto destaque: Divulgação/Lena Drapella/IFSC

Trabalho com esportes em geral, além dos americanos, redação e SEO há alguns anos. Coberturas em Taça Brasil FA, Superliga Masculina/Feminina, NBB, LNF e Powerlifting. Somo experiências em portais como Quinto Quarto, Esportelândia, Minha Torcida, Futebol Interior, entre outros.
Obcecado pelo diferente, tento poetizar quando as notas merecem um tom especial. Longe de ser poeta, apenas um aprendiz, mas o jornalismo, esporte, verdade e escrita foi o meio que encontrei de me conectar com a raiz.