Campeões do Campeonato Mundial de Escalada Esportiva 2023

Os campeões do Campeonato Mundial de Escalada Esportiva 2023 nas modalidades Via Guiada e Boulder já foram coroados. De fato, surpresas fizeram parte da grande final.

Dessa forma, confira um panorama dos resultados desse Mundial até o momento juntamente do desempenho dos brasileiros.

Campeões do Campeonato Mundial de Escalada Esportiva 2023: Via Guiada

(Lena Drapella/IFSC) Top 3 do Campeonato Mundial de Via Guiada feminino

(Lena Drapella/IFSC) Top 3 do Campeonato Mundial de Via Guiada feminino

Em resumo, as finais das categorias Boulder e Via Guiada proporcionaram momentos emocionantes e surpreendentes. Uma das maiores surpresas foi a vitória de Ai Mori sobre a favorita incontestável, Janja Garnbret, que era amplamente considerada imbatível.

Só para ilustrar, a jovem escaladora japonesa, Ai Mori, com apenas 19 anos, conquistou seu primeiro título em competições mundiais de Guiada. Ela superou Janja na final, com a vitória sendo decidida nos resultados da semifinal. Representando a Coreia do Sul, Chaehyun Seo fechou o pódio.

Lena Drapella/IFSC

Lena Drapella/IFSC

Entre os homens, Jakob Schubert, da Áustria, subiu ao topo do pódio, seguido pelo japonês Sorato Anraku em segundo lugar e o alemão Alex Megos em terceiro.

Schubert é agora tetracampeão, o atleta com mais títulos em competições de Guiada. A saber, se tornou o mais velho a conquistar o ouro também.

Mundial de Boulder

Jan Virt/IFSC

Jan Virt/IFSC

Janja Garnbret conquistou o ouro pela terceira vez, estabelecendo-se como a mulher com mais títulos na história do Campeonato Mundial de Boulder. A saber, a francesa Oriane Bertone conquistou o segundo lugar, seguida pela americana Brooke Raboutou em terceiro.

Lena Drapella/IFSC

Lena Drapella/IFSC

Na competição masculina de Boulder, o primeiro lugar ficou com Mickael Mawem, da França. De fato, ele foi o único a resolver todos os três desafios de Boulder. Seu compatriota, Mejdi Schalck, ficou em segundo lugar, seguido pelo sul-coreano Dohyun Lee em terceiro.

Representantes do Brasil no Campeonato Mundial

Além dos campeões, os atletas brasileiros Mateus Bellotto, Felipe Ho, Bianca Castro e Anja Köhler também participaram do Campeonato Mundial, trazendo valiosa experiência para a competição.

Bellotto alcançou a 85ª posição entre 125 atletas na Escalada Guiada e a 126ª posição no Boulder. Felipe Ho teve melhor desempenho nas provas de Boulder, ficando em 59º lugar entre 130 participantes, com 1 Top e 2 zonas, enquanto na Escalada Guiada ficou em 95º lugar.

Anja ficou em 59º lugar na Escalada Guiada e 87º lugar no Boulder. Bianca terminou na 71ª posição na Escalada Guiada e em 91º lugar nas provas de Boulder.

Em suma, fica abaixo os top 3 do Campeonato Mundial de Escalada Esportiva de 2023 até o momento.

Escalada Guiada (Lead):

  • Mulheres:
    1. Ai Mori (Japão)
    2. Janja Garnbret (Eslovênia)
    3. Chaehyun Seo (Coreia do Sul)
  • Homens:
    1. Jakob Schubert (Áustria)
    2. Sorato Anraku (Japão)
    3. Alex Megos (Alemanha)

Boulder:

  • Mulheres:
    1. Janja Garnbret (Eslovênia)
    2. Oriane Bertone (França)
    3. Brooke Raboutou (Estados Unidos)
  • Homens:
    1. Mickael Mawem (França)
    2. Mejdi Schalck (França)
    3. Dohyun Lee (Coreia do Sul)

 

Foto destaque: Divulgação/Lena Drapella/IFSC

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.