Decathlon anuncia recall de mosquetão com rosca Simond

A empresa francesa Decathlon convocou os consumidores do produto MOSQUETÃO COM ROSCA ROCKY, para um recall, realizado de forma gratuita, para trocar o produto ou solicitar o reembolso. Um recall é uma solicitação de devolução de um lote, ou de uma linha inteira, de produtos feita pelo próprio fabricante.

Geralmente, isto ocorre pela descoberta de problemas relativos à segurança do produto. O recall é também uma tentativa de limitar a responsabilidade por negligência corporativa. No Brasil, o recall é normatizado Código de Defesa do Consumidor (Lei 8078/90), artigo 10º, parágrafo 1º.

A Revista Blog de Escalada entrou em contato com o responsável da Decathlon pela sessão de montanha em todo o Brasil. O responsável afirmou que dentro do lote existente na empresa, estimado em aproximadamente 1.000 unidades, somente um apresentou o defeito. O responsável pelo montanhismo da Decathon Brasil não quis comentar sobre a foto da administração interna, que correu nas redes sociais nos dias de ontem, a qual alertava sobre o recall mas sem dar maiores e melhores informações.

A foto acabou por espalhar apreensão e pânico entre muitos escaladores por causa das teorias levantadas por pessoas em grupos de whatsapp.

Mesmo sendo uma porcentagem tão pequena, a Decathlon incentiva que os compradores do mosquetão nos últimos 6 meses que procurem a loja mais próxima para a troca do equipamento.

Últimos Recall de equipamentos de montanhismo

O recall de equipamentos de montanhismo não é uma novidade. Nos últimos anos tem sido cada vez mais recorrentes. Graças a estes recall, o número de acidentes com equipamentos defeituosos praticamente zerou. Na lista de empresas que realizaram recall, os quais foram anunciados em primeira mão para a América Latina pela Revista Blog de Escalada.

Pediram recall de equipamentos empresas como a austríaca AustriAlpin (2019), a alemã Edelrid (2018), as norte-americanas Trango (2017) e Black Diamond (duas vezes em 2016), a britânica Wild Country (2012) e a francesa Petzl (2011). A própria Simond já realizou um recall em 2013 para costuras de escalada.

Descrição do defeito

Durante o processo de controle de qualidade e segurança na produção, a equipe da Simond identificou que pouquíssimas peças apresentam a “rosca” (trava) montada de forma invertida, conforme imagem abaixo.

A Simond também fez um anúncio de recall para um freio tubular de nome Toucan Light, porém este equipamento não é vendido no Brasil e América Latina onde a Decathlon atua. Em contato com a empresa na França, foi fornecida a informação de que a Referência 8495258 e Número do produto 2575753 de equipamentos vendidos a partir de fevereiro deste ano (25/02/2019).

Descrição dos riscos apresentados

Eventuais peças com a trava montada na posição incorreta, estão sujeitas a uma abertura imprevisível durante a prática da escalada o que poderia causar queda.

  • Início do atendimento: 24 de julho de 2019

Medidas preventivas

Verificar imediatamente o produto e cessar o uso do mesmo caso seja verificado que este apresenta a “rosca” (trava) na posição incorreta.

  • Nome do produto: MOSQUETÃO COM ROSCA ROCKY
  • Marca: Simond
  • Referência dos produtos: 8292181 e 8292246
  • Período: Adquiridos entre 05/12/2018 a 04/07/2019
  • Cores: Amarelo e Azul

Como saber se o mosquetão está ou não envolvido no processo de RECALL?

1 – Posicionar o mosquetão “na vertical” (como indicado pela foto).

2 / Verificar a posição da “rosca” (trava)

– se a parte “oca” (cavada) estiver para cima, o mosquetão está OK
– se a parte plana estiver para cima, o mosquetão não está OK

Para a troca do produto ou solicitação do reembolso, dirija-se a qualquer loja Decathlon ou entre em contato a nossa equipe de Atendimento ao Cliente Esportista:

  • Telefone: (11) 3003 1414 ou 0800 747 1414 (RJ)
  • De segunda à sábado, das 9h às 18h.
  • Chat e E-mail, de segunda à sábado, das 9h ás 22h.
  • www.decathlon.com.br/atendimento

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.