Local de escalada é fechado em definitivo por mau comportamento de escaladores

O escalador chileno Lucho Birkner, considerado um dos principais escaladores e conquistadores de vias de seu país, anunciou o fechamento em definitivo do local de escalada conhecido como “El Arrayan”. O loca, também conhecido como “Bosque Mágico”, está localizado no Chile, muito próximo da capital Santiago, e é considerado dos principais centros de escalada chilena.

Nos últimos anos, El Arrayan vinha se transformado um dos locais com maior incidência de atritos entre proprietários e escaladores. O escalador Lucho Birkner era o principal mediador dos problemas, sempre conseguindo após muitas negociações manter o local aberto. No último final de semana, o proprietário declarou o local definitivamente fechado, prometendo, inclusive, a retirar as chapeletas de escalada instaladas.

O Bosque Mágico já se encontrava fechado aos escaladores após um acidente ocorrido no local no início do ano.

O motivo alegado pelo proprietário, foi de que os escaladores que frequentam o local cortavam a cerca. Fazendo com que o gado fugisse e ele tivesse um prejuízo financeiro considerável a cada visita de um escalador. Os importantes veículos de escalada e montanhismo do Chile, tentou conscientizar a comunidade de que tivessem um comportamento adequado na propriedade.

Ao entrar em contato com o proprietário por whatsapp, a resposta foi direta: O local está fechado para os escaladores, além de todas as chapeletas serem arrancadas. Parte da conversa com o proprietário está divulgada na figura abaixo.

Tradução:

Oi Don Luis, estou fechando o acesso a estes escaladores que continuam cortando a cerca com alicates e vão tirar asa chapeletas porque não os imbecis não entendem

Oi don José… Vou dar uma volta e em uns minutos e já conversamos

Não quero mais falar sobre isso. Não mais.

Desculpa, mas nem todos temos a culpa por causa de uns bobos.. Eu mandei uma carta ao proprietário.

banner-rocanbolt

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.