E se em um belo dia você decidisse pedir demissão do trabalho, interromper os estudos e sair com o seu carro de passeio gastando todas as economias para uma jornada sem destino e data para voltar?
Essa é a história dos jornalistas gaúchos Carina Furlanetto e João Paulo Mileski, que transformaram a aventura vivida ao longo de quase quatorze meses por 10 países no livro “Crônicas na Bagagem – 421 dias na estrada: uma jornada de desprendimento pela América do Sul”.
Saiba mais sobre a história do casal em matéria escrita em janeiro desse ano.

Entrada no Salar do Uyuni, segundo o casal, foi um dos momentos mais marcantes da aventura | Foto: Crônicas na Bagagem/Divulgação
A pré-venda iniciou-se nesta quarta-feira, dia 11. O livro foi produzido pela Editora Évora e contém 256 páginas de relatos e fotos que retratam as alegrias, os perrengues e as descobertas do casal ao longo da jornada. “Saímos com o que tínhamos, um Renault Sandero 1.0, e da forma que podíamos: sem dinheiro para pagar por hospedagem.
Mais do que explorar os pontos icônicos do subcontinente, revelamos uma parte desconhecida de nós mesmos, como a capacidade de adaptação a realidades completamente distintas e a quebra de paradigmas que por muito tempo alicerçaram nossos conceitos de liberdade e felicidade”, afirma Mileski.

Pose para foto ao lado da Laguna Parón, no Peru | Foto: Crônicas na Bagagem/Divulgação
Segundo Carina, o livro mescla diários escritos ao longo da viagem com relatos inéditos produzidos após a volta para casa. Entre o início da escrita dos textos e a publicação, a preparação da obra durou quase sete meses.
“Ao voltarmos para casa, passamos a ter uma outra perspectiva do que fizemos, um olhar de fora para dentro, e isso nos ajudou a contar a história da viagem de uma maneira mais abrangente da que contávamos nas redes sociais. Foi difícil tentar descrever tudo o que sentimos, mas estamos muito felizes com o resultado”, ressalta.
Entre as histórias contadas com detalhes, está o improviso do carro como moradia – foram 168 noites nos bancos do Sandero -, o aprendizado com moradores locais nos países por onde passaram, a subida ao vulcão Villarrica, a epopeia para entrar na Venezuela, a viagem em um barco de galinhas na selva peruana, o encanto com as belezas da Patagônia e da Amazônia, entre outras histórias.
O livro pode ser adquirido na Amazon ao preço de R$ 59,90. O valor arrecadado com a obra vai ajudar o casal a financiar outra viagem com o Sandero.
A ideia é chegar até o Alasca. “Fizemos algumas adaptações no carro e acreditamos que ele é suficiente para nos levar muito mais longe, até o outro extremo do continente”, conta Mileski.
Mais informações sobre a aventura do casal podem ser conferidas no @cronicasnabagagem no instagram.
(Crédito da matéria: conteúdo de divulgação do casal, Carina Furlanetto e João Paulo Mileski)
Comunicadora, bombeira florestal voluntária, bacharelanda em filosofia, aventureira e apaixonada por ambientes naturais. Compreende que a vida é breve, por isso se dedica a muitas coisas que tem como essenciais para si mesma.
Assim, possui em sua grade curricular componentes que vão desde relações públicas e marketing, pela Universidade Anhembi Morumbi, tendo realizado também diversos cursos correlatos na área da comunicação, como artes cênicas e canto, na Escola Superior de Artes Célia Helena, no Teatro Escola Macunaíma e na Etec de Artes de São Paulo. Passando pela área da saúde, realizou as disciplinas de primeiros socorros, pela Cruz Vermelha Brasileira, além de obter a formação de bombeiro civil e brigadista florestal, visando adquirir conhecimentos técnicos para suas experiências na natureza.
É embaixadora da World Adventure Society – organização internacional com sede no Brasil, cujo objetivo é fomentar a aventura de maneira saudável, sustentável e inclusiva. E âncora no Reset Humano – podcast que tem em seu DNA o convívio com a Natureza e a montanha, visando apoiar o desenvolvimento do ser humano e da sociedade.
Também participou ativamente da concepção de uma iniciativa coletiva de fotografia e produção audiovisual, colaborando por meio desta com importantes eventos do segmento outdoor, como o Mountain Festival e o Freeman Film Festival Brasil, além de realizar a curadoria e a organização da 1ª exposição fotográfica do projeto.