A Camiseta Dry Tech da marca brasileira 4climb tem como objetivo garantir versatilidade, conforto e proteção UV em atividades outdoor como trekking, trilhas, travessias, escaladas, corrida de montanha e mountain bike.
Segundo o seu fabricante a camiseta tem uma tecnológica que permite secagem rápida, o que facilita a evaporação do suor .
O tecido possui microfibra com elastano e proteção UV+50. O produto pesa entre 78 e 89 gramas dependendo do tamanho (P até GG)
O Teste
A Camiseta Dry Tech foi testada em várias atividades em uma viagem de 25 dias por diferentes lugares da Patagônia Argentina. Foi utilizada em escalada esportiva em lugares como Valle Encantado e Piedra Parada, com temperaturas variando entre 5ºC e 30ºC.
Durante os testes, que incluíram escalada e trekking, foi utilizada em lugares com restos de cinzas vulcânicas, poeira e ventos fortes, além de ser exigida em rochas abrasivas durante as atividades.
Foi utilizada ainda em diversas caminhadas de aproximação de até 6 km no local de escalada Piedra Parada, com sol e calor intensos.
O equipamento foi testado ainda para dormir em barraca dentro de sacos de dormir durante noites frias (temperaturas próximas a 5ºC) e quentes (temperaturas próximas a 25ºC).
A Camiseta Dry Tech foi transportada sempre em mochilas, tanto suja como limpa, junto com outros equipamentos de camping e escalada. Durante os testes a camiseta foi lavada à mão sem a utilização de máquina lavar ou serviços de lavanderia. Para testes foi utilizada até 3 dias seguidos de atividades sem lavar.
O produto, entretanto, não foi testado em temperaturas abaixo de 5ºC, nem em trekkings com altitude acima de 2.500 m, por não ser indicado para este tipo de atividade.
Prós
- Conforto
- Relação peso x volume
- Evaporação do suor
- Tratamento bacteriostático (anti odor)
Contras
- Tecido transparente na cor branca
- Suscetibilidade à abrasão
Notas
- Qualidade de Material: 4,0
- Acabamento: 3,0
- Design: 3,0
- Facilidade de Limpeza: 5,0
- Relação Peso x volume: 5,0
- Relação custo x benefício: 3,0
- Nota Final: 3,83
Opinião
A Camiseta Dry Tech da marca 4climb agradou durante os testes realizados.
O caimento não muito “colado” ao corpo, além da elasticidade do tecido e costuras, permite boa mobilidade nas atividades físicas e oferece uma sensação agradavel em contato com a pele.
A proteção UV mostrou-se eficiente, mesmo durante escaladas e caminhadas com sol forte.
Uma das qualidades que mais agradou, e até mesmo surpreendeu já que foi testada na cor branca foi a facilidade de limpeza. Após 3 dias de uso a camiseta aparentava estar bastante suja, a própria corda e as cinzas do lugar colaboraram muito para isso. Com uma simples lavagem manual em água fria, só utilizando com sabão de coco, a camiseta voltou a ficar branca.
Ao ser usada em caminhadas ao sol oferece boa proteção, não dando sensação de abafamento nem de calor excessivo quando exposta. Também evaporou bem a sudorese. Sua compactação agradou muito, podendo ocupar lugares estratégicos na mochila, além de não apresentar aparência de amassado.
Um outro ponto a se destacar é a sua secagem rápida que mesmo quando pendurada no varal, e após vários lavagens, não deformou nem alterou o tamanho.
Mesmo sendo fino e leve o tecido tem razoável resistência à abração, mas durante as rochas vulcânicas começou a mostrar desgaste. As costuras são elásticas e de boa qualidade o que demostra ter uma longa vida útil.
O tratamento bacteriostático anti odor funciona com eficiência e mesmo usando vários dias sem lavar, e até mesmo guardada na mochila permaneceu sem odor desagradavel.
A Camiseta Dry Tech provou ser também bastante versátil, além de ser uma boa opção para pessoas que praticam atividades físicas aeróbicas e que produz suor em excesso.
Mesmo em outras atividades como viagens de mochilão aonde a relação peso x volume pode fazer grande diferença.
Um único ponto a melhorar no produto é que na cor branca o tecido é bastante transparente, o que não ocasiona nenhum problema de desempenho, só dependendo de quem usa isso pode constranger ou não. Especialmente para mulheres mais tímidas, pode ser um item a ser considerado no momento de adquirir o produto.
Para atividades de peregrinação como o Caminho de Santiago na Espanha, Caminho do Sol no Brasil, ou qualquer outra travessia como Serra Fina, Marins/Itaguaré ou Pico dos Marins, é um equipamento indicado por conta da sua versatilidade e praticidade.

Argentina de nascimento e brasileira de coração, é apaixonada pela Patagônia e Serra da Mantiqueira.
Entusiasta de escalada, trekking e camping.
Tem como formação e profissão designer de produto e desenvolve produtos para esportes de natureza.
Olá, note que basicamente todas as camisetas feitas de microfibra o maior benefício é o da evaporação/ secagem rápida do suor, por isso tem uma gramatura extremamente leve. A parte negativa sempre será a da abrasão com a rocha/ matas, devido a construção leve. Alguns tecidos mais suscetíveis que outros (devido a qualidade), mas em sua maioria sempre terão esse ponto a ser considerado. Esse tecido foi basicamente desenvolvido para a corrida e exercícios aeróbios, depois utilizado para outras atividades.