As montanhas da Serra da Mantiqueira sofrem com a contaminação de nascentes e fontes de água potável

O nome “Mantiqueira” vem das palavras indígenas “Amana Tykyra”, que significam “gota de chuva” por conta da grande quantidade de nascentes que a região abrange. Por esse mesmo motivo ela é conhecida também como a “Serra que Chora”.

Segundo relatório da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA) de 2007, a Serra da Mantiqueira é considerada uma das grandes reservas de água do planeta, tanto em sua qualidade como quantidade disponível para uso. Ela é a responsável por fornecer os recursos hídricos para mais de 14 milhões de pessoas diariamente, de acordo com a matéria de Louise Demetrio, pesquisador da agência de jornalismo sustentável Envolverde, filial da revista Carta Capital.

Ao mesmo tempo que representa uma fonte hídrica importantíssima para o abastecimento de várias cidades do estado de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, algumas ações ocasionadas por falta de informação por parte dos visitantes de seus campos de altitude faz com que ela seja colocada em risco neste aspecto.

No Pico dos Marins, com acesso pela cidade de Piquete-SP, bem como no Pico do Itaguaré, com acesso pela cidade de Passa Quatro-MG, os únicos pontos de água, sendo pequenas nascentes próximas aos cumes, estão contaminados com fezes e urina humana. Isso obriga que os visitantes levem sua água e, caso não seja suficiente, somente com horas de descida pela trilha encontrarão outra fonte.

Além disso, o pisoteamento da nascente no vale do Rio Verde, localizado em um trecho da Travessia da Serra Fina onde a trilha passa por ela, também oferece um risco enorme para a contaminação da mesma. Para isso, há projetos de construção de uma pequena ponte projetada em cima dela, evitando que montanhistas entrem em contato com a nascente em seu percurso.

No município de Sapucaí-Mirim-MG localiza-se as nascentes do Rio Jaguari, numa altitude de cerca de 1.500 m de altitude. Algum quilômetro abaixo da confluência com o Rio Camanducaia Mineiro, o Rio Jaguari é represado, fazendo parte do Sistema Cantareira.

De acordo com o Plano de Manejo da APA Fernão Dias, “esse sistema, considerado o maior da América Latina, produz água para 50% da população da Região Metropolitana de São Paulo – RMSP (ISA, 2006). É constituído por cinco reservatórios localizados nas bacias dos rios Piracicaba e Capivari. Esses reservatórios são interligados por meio de um sistema de tubulações, reforçando o abastecimento da RMSP. Em virtude desse envolvimento entre os dois Estados, a bacia do Rio Jaguari é considerada Federal e é o principal contribuinte do Sistema Cantareira e do Rio Piracicaba dando a ele o caráter de Rio Federal”.

Como você pôde entender, maior parte das nascentes desta região estão localizadas nos altos das montanhas da Mantiqueira e a contaminação da água também interfere e prejudica a fauna e flora local, além da própria qualidade de vida humana.

15

Desta forma, gera-se a necessidade emergente de se propagar soluções para que esta relação homem-natureza não continue gerando problemas graves como este. Para isso, temos algumas dicas para você saber como ajudar nessa preservação. Então, anota aí:

  • Para suas fezes, use o Shit Tube. Enterrá-las não está sendo mais uma solução viável pelo número de visitantes elevado nas temporadas de montanha, fazendo com que o acúmulo de resíduos não seja absorvido como deveria, podendo ser arrastado pela chuva até as nascentes ou chegar aos lençóis freáticos.
  • Urine a pelo menos, 300 metros de distância das fontes de água. Isso permite que a contaminação seja evitada com mais tranquilidade, pois o solo próximo à água tem o poder de levar quaisquer líquidos depositados ali com mais facilidade ao encontro da água.
  • Não retire nada da flora local. A perda de vegetação também atrapalha a proliferação de fontes de água e o filtro natural destas.
  • Utilize produtos biodegradáveis, como: pasta de dentes, sabonete, desodorante ou quaisquer outros que você possa querer utilizar em ambientes naturais ou de montanha.
  • Caminhe na trilha principal sempre. O pisoteamento da vegetação, além de prejudicar as espécies endêmicas, que são extremamente frágeis, também atrapalha a absorção de nutrientes feito pelo solo, atrapalhando o processo hídrico.

Com essas ações, a preservação da água e do solo local, que influencia diretamente nos cursos hídricos, fica muito mais fácil de ser feita. Faça a sua parte e ensine quem ainda não sabe compartilhando informações que vão salvar a Mantiqueira e todos os seres vivos que dependem dela.

Ajude a mudar essa história!

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.