Estar nas montanhas é um prazer que somente vivendo pode saber o que é.
Baseado na minha experiência de mais de 20 anos de montanhismo procurei selecionar os principais Trekkings do Brasil, que me fizeram feliz com momentos especiais, sobretudo para quem esta interessado em conhecer e explorar os melhores lugares do nosso pais.
Claro, vocês podem não concordar em tudo, achar que faltaram alguns lugares na lista, mas estes Trekkings do Brasil foram escolhidos baseados na minha experiência e opinião pessoal.
A escolha foi feita levando em consideração fatores como atratividade, a beleza do lugar e o desafio que ela representa.
Importante lembrar que a questão da dificuldade não é só ligada ao relevo e sim a fatores como clima e distâncias.
Caso você tenha algum outro trekking que mereça estar na lista nos envie mensagem que iremos visitar imediatamente!!
Serra Fina
- Onde: Localizada entre o Parque Nacional de Itatiaia e o maciço Itaguaré-Marins
- Porque: Na minha opinião ela é a melhor e a mais difícil do Brasil. Para saber tudo sobre esta travessia acesse ao guia essencial aqui
- Distância: Aproximadamente 34 km
- Duração: 3 dias
- Melhor época: de abril a outubro
Serra dos Órgãos
- Onde: Travessia entre as cidade de Petrópolis-RJ e Teresópolis-RJ
- Porque: Ela é uma das mais belas e eu considero-a a mãe das travessias do Brasil, do tipo, você quer começar a praticar montanhismo? então tem que fazer esta travessia. Ela tem beleza, ela é clássica e tem seu grado de dificuldade.
- Distância: Em torno de 45 km
- Duração: 3 dias
- Melhor época: De Abril a Outubro
Vale do Pati na Chapada Diamantina
- Onde: O Pati fica no meio do Parque Nacional da Chapada Diamantina, entre os municípios de Andaraí e Mucugê.
- Porque: A trilha pode começar no Vale do Capão e terminar em Andaraí. O que torna o trekking do Vale do Pati uma experiência única é passar quase uma semana em um local isolado.
- Distância: 80 km
- Duração: 5 dias
- Melhor época: O ano todo
Travessia Marins – Itaguaré
- Onde: Situada na região da Serra da Mantiqueira entre Cruzeiro, Piquete e Passa Quatro no Sul de Minas Gerais na divisa com São Paulo.
- Porque: É sem dúvida uma das mais tradicionais travessias do Brasil.
- Distância: Em torno de 13 km
- Duração: 2 dias
- Melhor época: de abril a outubro
Travessia Lapinha – Tabuleiro
- Onde: A travessia vai de Lapinha da Serra até Tabuleiro.
- Porque: Na travessia é possível conhecer a cachoeira mais alta do estado de Minas Gerais com 273 m de queda.
- Distância: Em torno de 28 km.
- Duração: de 2 a 3 dias dependendo do preparo físico.
- Melhor época: O ano todo.
Trekking Volta a Ilha Grande
- Onde: Ilha Grande – RJ
- Porque: Muitos conhecem “Ilha Grande” de nome e algumas de suas encantadoras praias, mas poucas pessoas puderam vivenciar as suas belezas dando uma volta completa “360º” neste verdadeiro paraíso.
- Distância: Em torno de 50 km.
- Duração: 3 a 4 dias.
- Melhor época: Ano Todo
Trekking no Monte Roraima
- Onde: Na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana, localizada no Estado de Roraima.
- Porque: Esta é uma expedição recomendada para todos os Trekkers que desejam estar num lugar inóspito junto a natureza perdida, onde poucos chegam, de nível extremo, puxa dentro de nós todo nosso espirito explorador. É uma viagem no tempo, e é muito bonita.
- Distância: 35 km
- Duração: 8 dias
- Melhor época: Ano Todo
Pedra da Mina
- Onde: Serra da Mantiqueira, na divisa do estado de São Paulo com o estado de Minas Gerais.
- Porque: A Pedra da Mina é o 4º maior pico do Brasil e ponto culminante do Estado de São Paulo, fica na Serra Fina(considerada a melhor Travessia do Brasil). A Pedra da Mina possui 2.798 m de altitude ficando atrás apenas dos Pico da Neblina 2.994 m, 31 de Março 2.972 m e Pico da Bandeira 2.891 m.
- Rota: Paiolinho x Pedra da Mina
- Desnível: 1.580 m (Desde Paiolinho)
- Distância percorrida: Ascenso/Descenso: em torno de 20km
- Duração: 2 dias
- Melhor época: de abril a outubro
Pico do Paraná
- Onde: Fica entre o município de Antonina e Campina Grande do Sul, no conjunto de serra chamado Ibitiraquire.
- Porque: formação rochosa de granito e gnaisse e é o pico mais alto do sul do Brasil com 1.877 m.
- Distância: em torno de 17 km.
- Duração: 2 dias
- Melhor época: de Abril a Outubro
Ponta da Joatinga – RJ
- Onde: Iniciando em Paraty-RJ, a Ponta da Joatinga está entre os estados de SP e RJ
- Porque: É uma excelente combinação de Trekking com praia, ideal para trekkers iniciantes em busca de experiência. É considerada a travessia mais clássica de nosso litoral.O presente é caminhar em meio a maior biodiversidade do planeta “A mata atlântica”. Esta travessia é uma das mais belas do nosso litoral brasileiro, ideal para os trekkers que gostam de boas caminhadas a beira mar
- Melhor época: Ano todo
- Distância: 22 km de trekking
- Dificuldade: Moderada
- Duração: 2 dias – fim de semana.

Freddy Duclerc é Montanhista e líder das Expedições em Alta montanha e Travessias na América do Sul. Também realiza “Treinamento e Palestras” em liderança, motivação, planejamento e vivencia em ambiente inóspito. Possui Graduação, Pós Graduação e MBA em Marketing, Gestão de Negócios e
Administração de Empresas. Tem como missão ajudar as pessoas a realizarem seus sonhos, motivando e mostrando os caminhos possíveis nas montanhas de nossa América do Sul
Adorei a lista, só incluiria Agulhas Negras, muito bonito, além do que, Itatiaia éo parque nacional mais antigo do Brasil.
Estive lá em 1990 e foi extraordinária, vou refazer essa viagem qualquer dia desses. Obrigado e bons ventos pra vcs.
Olá! acabei de fazer uma que achei “demais”: serra da Espinhaço de norte pra sul (do Cemitério do Peixe até Serra dos Alves) que deu aproximadamente 160 a 170km. Fiz sozinho em 8 noites/9 dias acampando e caminhando. Não conheço alguém ainda que tenha “juntado” todas as trilhas ali existentes e caminhado tudo de uma vez. Acho que deveria ser um percurso mais conhecido, pois o cênico dessa travessia é “do outro mundo”, principalmente no inverno. Terminei agora em julho de 2017 mesmo. Espero fazer todo ano e levar mais gente comigo! abraços!
Me convide quando for a próxima vez… rs
olá Luiz Aragão. Estive nessa regiao em 2003 escalando e percorrendo algumas travessias. me interessei pelo seu percurso. serra do espinhaço esta nos meus planos. pode me mandar maiores detalhes?
Muito boa a Lista, minhas únicas 2 travessias estão nessa lista (lapinha e petrópolis). Espero poder completar o restante dessa lista. Paz e amor
Petro x tere tem 26 um.
Valeu otima lista!!
Angra x Lidice Pode entrar nessa lista?
Poderia incluir serra do Caparaó MG – ES passando por pico da bandeira, pico do cristal e pico do calçado. 3 entre os 10 mais altos do Brasil…
Ótima lista!!!
Freddy, a distância de Roraima, saindo de Paratepui é maior se considerar esses 8 dias.. Pode colocar de 80 a 100km tranquilamente.
Abs!
Que lista legal, eu estou começando no trekking, entao eu olho isso e fico louco para viajar e fazer o próximo hahahaha Fizemos no começo desse ano a trilha da ferrovia do trigo. Ela vai de mussum a Guaporé, tem o maior viaduto da América Latina,(ou segundo maior) o que significa vistas incríveis. Acho que seria interessante colocar na lista para o pessoal do RS ?
Praia do Cassino – a maior praia do mundo.
Saindo de Rio Grande até a divisa com o Uruguai são 235km de praia.
Show, realmente a Travessia Petrópolis >Teresópolis seja talvez a mais bela do Brasil. Eu incluiria para os iniciantes a subida a Pedra do Sino.
Parabéns pelo texto.
Listas sempre geram discussões, mas vc bem disse que é a sua lista. Só uma correção, é Pico Paraná. E não do Paraná. Abraços
Freddy
Pelo visto tu e muitos outros montanhistas ainda não conhecem bem a região Sul do país. Ela é muito bela e tem desafios de deixar a Serra Fina no chinelo.
Recomendaria duas travessias fantásticas que temos aqui.
Bairro Alto x Marco 22 PR:
https://clubetrekking.wordpress.com/2014/09/08/travessia-bairro-alto-x-marco-22-pr/
Travessias na região dos Aparados da Serra Geral SC/RS:
https://clubetrekking.wordpress.com/2014/10/02/travessia-morro-da-igreja-sc-x-serra-da-rocinha-rs/
Cara, legal a matéria, mas há um equívoco: a foto usada para o “Vale do Pati” não corresponde ao Vale do Pati, e sim aos Três Irmãos.