A importância da frequência na prática do exercício físico

Você sabe a importância da frequência na prática do exercício físico? Pois este é um texto básico para um puxão de orelha, mas de muita importância para quem gosta de uma atividade física/esporte.

Nosso corpo se adapta. De forma simples, ele entende o que e como deve ser feito. Por isso quando fazemos uma atividade pela primeira vez é difícil e estranho, e depois de algumas vezes, assimilamos e compreendemos melhor.

Aliás, algumas dores nesse período inicial são adaptativas. Elas podem aparecer e depois de uma certa constância, sumir

Importância da frequência na prática do exercício físico

Que fique claro que o que quero passar aqui é: não adianta eu fazer 3 atividades físicas em 1 semana e na outra nenhuma. E na outra 5 dias de esporte, e na outra 1.

Além de ser difícil para o corpo assimilar, aqui mora um perigo. Na semana que você praticou quase todos os dias esporte, seu corpo estava se adaptando dia após dia. Semana que provavelmente você estava “voando”.

Na outra semana que você ficou off, inconscientemente, você vai entrar no esporte com essa energia. Mas seu corpo estava em repouso. E aqui começam as queixas, que no caso, podem não ser adaptativas.

A dica aqui é: mantenha uma constância. Evite oscilar muito na sua prática de atividade física. Claro que o importante é fazer, mas dentro desse cenário, vamos torná-lo o mais saudável e preventivo possível.

Dúvidas para sua atividade física? Estou à disposição!

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.