Avaliação Bota XA PRO 3D Ultra MID GTX – Salomon

As botas XA PRO 3D Ultra MID GTX da marca Salomon tem com objetivo oferecer desempenho e conforto em atividades de aventura como corridas de montanha, trilhas de baixo e média dificuldade.

Segundo o seu fabricante o equipamento possui design de solado diferenciado dos concorrentes, com uma tecnologia batizada de 3D advanced chassis, o qual possui um agarre ao solo otimizado.

Também considerado como vantagem pelo fabricante é o peso do equipamento, que chega a 750g, proporcionando menos fadiga ao corredor, além de sistema de impermeabilização com GoreTex.

O Teste

O produto foi testado em 3 situações as quais são as mais utilizadas pela gama de usuários em todo o mundo: corrida em terreno inclinado, trilha de baixa dificuldade e mochilão em ambientes urbanos.

Durante a corrida em terreno inclinado, a corrida durou aproximadamente 20 minutos, com tempo fresco com temperatura em torno de 25ºC e solo arenoso com pouco cascalho e seco.

XA-PRO-3D-Ultra-MID-GTX-4

Foi testado ainda em uma caminhada de 3 km, com média quantidade de cascalho, e calor de 29ºC sob sol forte.

A bota 3D advanced chassis foi testada ainda durante a realização de uma viagem de mochilão no estado de Minas Gerais, caminhando por ruas asfaltadas e com paralelepípedo sob forte calor e alternando ladeiras e descidas.

Grande maioria dos testes a bota foi utilizada com meias próprias para caminhada e corrida, não sendo utilizado, portanto, nenhuma meia de algodão comum.

Durante poucos testes a bota foi testada sem a utilização de meias, para verificar o grau de conforto nesta situação, além de servir de comparativo para o uso com meias de caminhada.

O produto quando não foi utilizado foi deixado para secar à sombra, e somente foi limpo com a utilização de pano úmido sem uso de produtos químicos.

Prós

  • Conforto
  • Relação peso x volume
  • Impermeabilidade
  • Estabilidade

Contras

  • Desgaste da borracha
  • Travamento do tornozelo
  • Preço

Notas

  • Qualidade de Material: 4,5
  • Acabamento: 5,0 
  • Design: 5,0 
  • Ergonomia: 4,0 
  • Facilidade de Limpeza: 4,0 
  • Relação Peso x volume: 5,0 
  • Relação custo x benefício: 4,5 
  • Nota Final: 4,57 

Opinião

Inegavelmente as botas XA PRO 3D Ultra MID GTX da Salomon são um produto icônico, e é considerado um tênis símbolo de quem pratica atividades de natureza devido á detalhes de design e desempenho que o produto possui.

Durante maioria dos testes, inegavelmente o produto agradou bastante, e seu desempenho sempre aproximou-se do que pode considerar ideal para o usuário médio do produto.

Desde o momento que se calça as botas, é perceptível que é um produto diferenciado dos existentes no mercado, e que tem como objetivo otimizar o conforto devido à quantidade de pequenos detalhes.

XA-PRO-3D-Ultra-MID-GTX-3

Talvez o primeiro detalhe seja o encaixe da planta do pé com o calçado, que é mais acentuada do que a maioria dos tênis e botas do mercado, e que pode causar estranheza à primeira vista.

Durante o uso, porém, chamou a atenção que por ser uma bota, a parte do tornozelo não fica totalmente protegido, e assim o travamento preventivo de torções é ineficiente.

Por optarem em otimizar a bota para uma corrida, o detalhe do tornozelo acabou não tendo uma solução interessante, sendo um item obrigatório de análise para futuras versões do produto.

O agarre do solado em terrenos como terra e cascalho realmente é diferenciado como anuncia o próprio fabricante, conseguindo otimizar assim tanto caminhadas como corridas nestes ambientes.

Porém o solado quando molhado e utilizado em terrenos como ladrilhos e casas mostrou-se instável, especialmente se estiver úmido ou molhado, o que na verdade denota que foi projetado para uso outdoor, e não em ambientes urbanos.

XA-PRO-3D-Ultra-MID-GTX-8

Quando utilizado em terrenos pedregosos (como encostas de córregos e áreas de boulders), o seu rendimento foi impecável.

Porém uma observação é necessária que seja feita: o solado mesmo com pouco uso durante os testes gastou com uma rapidez acentuada. Este desgaste aponta que a longevidade da bota pode não ser longa, e a necessidade de trocar o produto por um mais novo seja necessária.

Por possui muitos detalhes de design no corpo do calçado, o acúmulo de poeira e lama podem ser difíceis de limpar, sendo necessário não somente pano úmido e também algum jato de água com mangueira.

Pelos resultados obtidos nos testes as botas XA PRO 3D Ultra MID GTX são indicadas para quem planeja realizar alguma viagem de mochilão por lugares com bastante natureza e partes urbanas rústicas.

O equipamento provou ser bastante útil para caminhadas de baixa e média dificuldades, porém pela questão do peso e da ineficiência do travamento do tornozelo não seja o produto ideal para corridas de montanha.

XA-PRO-3D-Ultra-MID-GTX-5

XA-PRO-3D-Ultra-MID-GTX-1

XA-PRO-3D-Ultra-MID-GTX-7

XA-PRO-3D-Ultra-MID-GTX-6

XA-PRO-3D-Ultra-MID-GTX-1

Apoio:

Banner-Blog-esacalada

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.