A história da criação do ‘Dia da Terra’

Hoje, 22 de abril, é o “Dia da Terra” (Earth Day), uma data comemorativa para conscientizar as pessoas dos problemas da contaminação, conservação da biodiversidade e outros desafios ambientais para proteger o planeta. A data, que vem ganhando relevância ano após ano, foi criada por um senador norte-americano em 1970.

Para entender a história do Dia da Terra, precisamos entender como era o pensamento ecológico e ambiental dos EUA e do mundo até o final dos anos 1960. Tecnicamente falando, o movimento ambientalista organizado iniciou de fato após a ocorrência do bombardeio atômico na segunda guerra mundial em 1945 em Hiroshima e Nagasaki pelos EUA.

A partir deste episódio, pensadores de todo o mundo refletiram a respeito do imenso potencial destruidor que foi desenvolvido. O surgimento do movimento hippie, nas décadas de 1960 e 1970, é considerado o desenvolvimento e amadurecimento do movimento ambientalista. Mas é sabido que a preocupação com problemas como a poluição do ar e da água, vem desde o império romano.

Poluição pelas fábricas e contaminação de rios e florestas, passou a ser uma preocupação na Europa no século XIX.

Era uma vez nos EUA…

Dia da Terra

Uma grande potência é uma nação que pela sua grande força econômica, política e militar, é capaz de exercer o poder por cima da diplomacia mundial. As suas opiniões são fortemente consideradas por outras nações antes de empreender uma ação diplomática ou militar.

Portanto, o que politicamente acontecia nos EUA nos anos 1960, influenciava todos os outros países do mundo. Este tipo de lógica existe até hoje.

Antes de 1970, não havia nos EUA nenhuma Agência de Proteção Ambiental (Environmental Protection Agency), nem Lei do Ar Limpo (Clean Air Act) e nem Lei da Água Limpa (Clean Water Act). Portanto, sem autoridade legal ou um processo de regulamentação para proteger o meio ambiente, fábricas e empresas podiam despejar resíduos tóxicos nos cursos de água ou emitir nuvens de fumaça tóxica no ar sem consequências.

No final dos anos 1960, a energia do movimento estudantil pressionou legisladores a construir uma consciência pública emergente sobre a poluição do ar e da água. Como resultado dessa pressão, foi organizada uma aula em um campus de uma universidade para para maximizar a participação dos alunos.

Eleito para o Senado dos EUA em 1962, o senador Gaylord Nelson estava determinado a convencer o governo federal de que o planeta estava em risco. Anos mais tarde, em 1969, Nelson já era considerado um dos líderes do movimento ambientalista moderno.

Nessa época Gaylord Nelson desenvolveu a ideia para um dia de conscientização ecológica inspirado nos protestos contra a Guerra do Vietnã que estavam ocorrendo nas universidades nos EUA. O senador imaginou uma manifestação ambiental em larga escala “para sacudir o establishment político e colocar essa questão na agenda nacional”.

Denis Hayes, um jovem ativista que serviu como presidente estudantil na Universidade de Stanford, foi selecionado como coordenador nacional do Dia da Terra por Gaylord Nelson. A data escolhida foi o dia 22 de abril, porque era um dia de semana entre o Spring Break (a semana do saco cheio norte-americana) e os exames finais universitários do calendário escolar norte-americano.

O impacto do Dia da Terra

Dia da Terra

O esforço se expandiu para incluir organizações, grupos religiosos e outras entidades de classe. O nome foi alterado para ‘Dia da Terra’ e chamou a atenção da mídia. O primeiro Dia da Terra inspirou 20 milhões de norte-americanos (o que equivaleria 10% do total dos EUA na época) a irem às ruas, parques e auditórios para demonstrar a necessidade de mudança nas políticas ambientais.

Em dezembro do mesmo ano o Congresso autorizou a criação da Agência de Proteção Ambiental dos EUA (Environmental Protection Agency). O Congresso norte-americano então aprovou outras leis ambientais, como a Lei Nacional de Educação Ambiental (National Environmental Education Act), a Lei de Segurança e Saúde Ocupacional (Occupational Safety and Health Act) e a Lei do Ar Limpo (Clean Air Act).

Dois anos depois, em 1972, o Congresso norte-americano aprovou a Lei da Água Limpa (Clean Water Act). Em seguida, seguiu-se a Lei das Espécies Ameaçadas (Endangered Species Act).

Somente em 1990, o Dia da Terra se tornou global. A Organização Nacional das Nações Unidades (ONU) reconheceu a data em 2009. Em 22 de abril de 2016, foi assinado o Acordo de Paris, que estabelece medidas de redução de emissão de gases estufa a partir de 2020.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.