A mochila para cachorro da marca Outward Hound é um produto desenvolvido para cães ativos e que praticam atividades de natureza com seus donos e permite ao cachorro carregar uma carga de até 6kg como por exemplo sua própria água, comida e outras necessidades.
Segundo seu fabricante tem como principais características sua leveza, resistência e possui propriedades adequadas para ambientes urbanos e outdoor similares à mochilas de seus donos
A mochila para cachorro possui diferentes tamanhos para cães variando de acordo com o porte.
O teste
O modelo avaliado foi o tamanho large.
A mochila para cachorro foi testada por um cachorro da raça “Blue Heeler” (Australian Cattle dog) de grande porte que pesa 35 kilos (porte similar a um labrador).
A mochila foi usada em diversas atividades que alternaram caminhadas de dificuldade leve à moderada sem nunca ter ultrapassado duas horas.
Foi testada em caminhadas urbanas por ruas, parques e algumas caminhadas na região da Serra da Mantiqueira.
Foi carregada com um máximo de 5 kilos compostos por água, ração e outros itens.
Em uma das caminhadas de teste enfrentou uma chuva leve, sem vento ou granizo.
O produto foi testado tanto com o cachorro correndo, quando caminhando.
Prós
- Leveza
- Capacidade de armazenamento
- Bolsos internos para garrafas
- Zipper duplo
- Alças ajustáveis
- Sistema de colocação prático
Contras
- Pouco resistência à abrasão
- Estabilidade
- Zippers sem vedação para chuva
Notas
- Qualidade de material : 3
- Acabamento : 4
- Design : 3
- Ergonomia : 2
- Relação Peso x volume: 5
- Relação custo x benefício: 4
- Nota final: 3
Opinião
A mochila para cachorro da marca Outward Hound durante as avaliações cumpriu com as expetativas iniciais, mas durante o uso constante foi perdendo o entusiasmo inical
Seu ponto forte é a leveza aliado a um preço final bastante atrativo, que a torna viável para quem vai usar esporadicamente.
Um ponto interessante é o bolso interno de malha elástica para garrafas de água, que ajuda organizar melhor o conteúdo e a garrafa não fica “dançando” dentro da mochila e não bater no cachorro.
A qualidade das “fitas” é boa e são fáceis de ajustar, mas deveria ser revisado o sistema de estabilidade, pois a mesmo ajustadas no cachorro continua com certa instabilidade.
Esta caraterística fica mais acentuada quando o cão corre com a mochila mais pesada.
A parte dos bolsos é separada e unida por velcro ao sistema de fitas, o que ajuda muito na hora de colocar e ter acesso prevenindo que o dono fique correndo atrás do cachorro para pegar o que há dentro da mochila.
Claro que é muito difícil avaliar o produto do ponto de vista do conforto, porque quem sente mais é o próprio cachorro, entretanto utilizando a ótica do design de produto o projeto poderia passar por uma revisão.
Isso porque em cachorros ativos a mochila se “mexe demais” especialmente o animal executa piques típicos de cães hiperativos.
O item de respirabilidade também é difícil de avaliar, não há como atestar 100% que o cão tenha sentido sufocamento ou calor, mas pelo comportamento do animal nunca existiu uma tentativa de tirar a mochila a todo custo para sentir-se confortável.
Um outro ponto que deveria ser avaliado é a qualidade do material, em poucos usos apresentou sinais de desgaste acentuado, evidenciando baixa longevidade do produto.
A mochila para cachorro Outward Hound não é preparada para ser usada em chuva forte, pois os zíperes não são vedados, e o material de revestimento não parece resistir a um grande volume de água.

Argentina de nascimento e brasileira de coração, é apaixonada pela Patagônia e Serra da Mantiqueira.
Entusiasta de escalada, trekking e camping.
Tem como formação e profissão designer de produto e desenvolve produtos para esportes de natureza.
Qual mochila o blog recomendaria para acompanhar o cachorro em caminhadas, trilas e corridas ?