Governo do Nepal estabelece sistema de turnos para subir o Monte Everest

O governo do Nepal estabeleceu um sistema de turnos para subir o Monte Everest (8.849 m). A intenção é não permitir que mais de 150 a 170 pessoas se acumulem na mesma tentativa de cume. A nova medida adotada pelo governo nepalês visa tentar evitar a superlotação no teto do mundo.

O jornalista Alan Arnette, o qual é especializado em cobrir as escaladas no Monte Everest, de forma contundente pouco amistosa definiu como “Inocente para dizer o mínimo, estúpido na melhor das hipóteses, incompetente no total”.

A raiz do problema está na fórmula para limitar o número de pessoas na montanha. As autoridades nepalesas não querem abrir mão da receita significativa que recebem com as licenças de montanhismo. Por isso, não limitaram o número de autorizações por temporada como acontece no lado tibetano.

Monte Everest

Monte Everest

Neste ano de 2021 o número de licenças emitidas nesta primavera já prestes a ultrapassar o recorde de 2019 (último ano de montanhismo no Nepal) e chegar a 400. O lado tibetano, controlado pela China, estabeleceu um máximo de 300, embora este ano esteja fechado devido à pandemia.

De acordo com o banco de dados do Himalaia, em 22 de maio de 2019, o recorde de pessoas no cume em um único dia foi de 219 montanhistas do lado do Nepal. O recorde anterior foi de 218 cumes, no dia anterior. Combinados, aqueles dias representaram 66% do total de 662 cumes.

Importante lembrar que este número de licenças são somente para os montanhistas. Isso quer dizer que E que é preciso dobrar esse número para saber a quantidade aproximada de pessoas que irão ao cume.

Prioridade: Evitar outro escândalo no Monte Everest

Monte Everest

Com a temporada já em andamento, o governo do Nepal entendeu que a maneira de evitar que não houvesse mais do que 150 a 170 pessoas tentando o cume, em um único dia, era organizar um sistema de turnos de ascensão.

De acordo com o novo regulamento, quem tiver licença entre os números 6 a 38 poderá tentar primeira janela de bom tempo, quem tiver número de 40 a 68 poderá subir na segunda janela, e assim sucessivamente.

O regulamento não especifica o que, nem quem, tecnicamente definiria a janela de bom tempo. De acordo com o jornalista Alan Arnette, não existe um padrão. Arnette afirma que os guias gostam de ver ventos abaixo de 50 km/h, mas alguns escalam com até 60 km/h.

Na última década houve grandes janelas de tempo, como em 2018, com até onze dias consecutivos de bom tempo. Entretanto, em 2019, foram apenas três dias.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.