Conheça Teflon EcoElite: O tecido impermeável feito de fontes renováveis

A empresa especializada em produtos químicos Chemours Company lançou na semana passada, um tecido fabricado com 60% de materiais que são de fontes renováveis e impermeável. Este novo material possui a capacidade de manter-se impermeável e seco durante bom tempo e perfeitamente aplicável em indumentária outdoor.

Batizado de Teflon EcoElite, é elaborado de matéria-prima não baseada em flúor e uma combinação de materiais renováveis, algodão e alguns outros materiais sintéticos. Segundo o fabricante, o tecido resiste até 30 lavagens. Ainda de acordo com as informações disponibilizadas, o Teflon EcoElite é três vezes mais resistentes que os produtos resistentes à água, mas não possui flúor em sua fórmula. Grande parte da composição do tecido é de material vegetal.

Especula-se que a nova tecnologia Teflon EcoElite chegará ao público consumidor em meados de 2019, já com o selo de ecologicamente correto.

Ainda não houve nenhum anunciante que se interessou pela novidade, para implementá-la em alguma linha. Mas ao ser apresentada na última OutDoor Friedrichshafen, realizada de 17 a 20 de junho último, causou bom interesse de fabricantes, sobretudo de empresas mais interessadas em meio ambiente, como Patagônia, Salewa e Beal.

Na feira OutDoor Friedrichshafen, havia 950 fabricantes de um total de 40 países. Todos estes produtos exibidos na feira foram apreciados pelo público de 30.000 visitantes registrados. De acordo com as informações disponibilizadas pelos organizadores, os visitantes eram oriundos de 88 países.

Tendência para futuro

Grande parte das jaquetas exibidas pelos fabricantes destacava-se a leveza. Maioria tinha seu peso girando em torno de 100 gramas. Todas eram voltadas para o público de trail running. O que chamou a atenção foi a crescente preocupação com a consciência ecológica dos fabricantes. Como as empresas que fabricam os produtos na China, país notoriamente conhecido pelo seu descaso pelo meio ambiente, irão fazer não foi divulgado.

Marcas como Vaude, Patagonia e Ternua cada vez mais investem em tecidos reciclados e recicláveis, optando sempre por películas impermeabilizastes livres de fluorocarbonetos e o consumo de água na fabricação.

Uma outra tendência apontada na feira é a de cada vez mais os equipamentos serem versáteis. Especialmente os freios de escalada automáticos. Aliás, nesta área em específico, o Grigri2 da Petzl e o Giga Jul da Edelrid rivalizam e prometem uma boa briga no mercado. Ambos buscaram ampliar a utilização em cordas mas finas e na implementação de sistemas anti-pânico.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.