O Monte Aconcágua terá tarifa gratuita para visitantes da Argentina

O governador da província argentina de Mendoza Rodolfo Suárez anunciou nesta quinta-feira que haverá uma “tarifa gratuita” para os argentinos que forem ao Monte Aconcágua (6.961 m) nesta temporada 2021/2022. O objetivo é melhorar o desenvolvimento do turismo, principalmente considerando que ano após ano são muitos os montanhistas que chegam à província com o desafio de subir a montanha.

Depois de quase dois anos sem registrar presença humana, o cume do Monte Aconcágua voltará a ser um “objeto de desejo” para montanhistas de todo o mundo, quando em janeiro de 2022 Mendoza voltar a permitir a temporada de escalada à montanha mais alta do continente.

A modalidade de abertura será parcial e limitada, de acordo com a norma que a Direção de Recursos Naturais Renováveis ​​vem elaborando e que será divulgada nos próximos dias, mas a abertura das fronteiras do país para o turismo, que o governo nacional anunciou esta segunda-feira, consolida a iniciativa.

A abertura implica também uma mudança de vento para as empresas e profissionais que trabalham na montanha (492 famílias diretas, segundo estatísticas oficiais), que especulavam que haveria mais uma temporada sem trabalho se aproximando.

Plaza Canada – Aconcagua 24mm F5.6 30s ISO 6400 | Foto: Gabriel Tarso

Nas redes sociais, Rodolfo Suárez garantiu que estão trabalhando nos últimos detalhes para a inauguração da temporada de verão do Parque Provincial do Aconcágua, que começa no dia 15 de novembro e vai até 30 de abril do próximo ano. Além disso, indicou que “continuamos a apostar no desenvolvimento econômico e turístico da nossa província. Já no que se refere à temporada de promoções, ela terá início em 1º de janeiro de 2022, até 15 de fevereiro do mesmo ano ”.

O anúncio veio depois que o ministro do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Argentina, Juan Cabandié, anunciou a reabertura de todos os parques nacionais a partir de 1º de outubro, sem cotas ou lotação. Desta forma, os jovens de 16 a 29 anos terão acesso gratuito a todos os parques nacionais do país entre os dias 8 e 15 de outubro.

Depois de uma temporada 2020/2021 com pouca atividade, o recente anúncio da abertura das fronteiras do país ao turismo gera melhores expectativas, já que a principal receita econômica vem dos montanhistas estrangeiros que desafiam os 6.960 metros de altitude do Aconcágua.

Reabertura de todos os parques nacionais na Argentina

O ministro do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Juan Cabandié, anunciou na quarta-feira a reabertura de todos os parques nacionais a partir de 1º de outubro e disse que se sentiu “muito feliz” porque eles serão abertos “sem cotas nem capacidade”.

Num ato veiculado pelas redes sociais, o oficial se conectou desde o Parque Nacional Ciervo de los Pantanos, província de Buenos Aires, e acrescentou que, desta forma, “todos nós poderemos desfrutar das belezas incomparáveis ​​dessas áreas protegidas sem o limitações temporárias às quais fomos forçados pela pandemia ”de COVID-19.

A reabertura inclui o encerramento das restrições de cota e capacidade das unidades de conservação da Administração de Parques Nacionais a partir de 1º de outubro, em alinhamento com o que foi anunciado pelo governo nacional em relação à flexibilização das medidas sanitárias preventivas decorrentes da pandemia do coronavírus.

Apesar disso, também foi relembrado, por meio de nota divulgada pelo Ministério do Meio Ambiente, que continuam em vigor medidas de distanciamento social, como distância entre filas de visitantes e fornecimento de álcool gel.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.