Especialistas detectam perigo de colapso de geleira no maciço do Mont Blanc

Especialistas detectaram que um quinto da geleira Planpincieux, localizada no Vale de Aosta, noroeste da Itália, está derretendo a uma velocidade acelerada. Segundo os especialistas o degelo foi detectado entre Agosto e Setembro e a geleira Planpincieux ameaça entrar em colapso em um vale paralelo à cidade alpina de Courmayeur. O maciço do Mont Blanc é a cordilheira mais alta da Europa Ocidental e no Vale de Aosta vivem aproximadamente 2.798 habitantes de acordo com a última pesquisa.

O local é uma área escassamente povoada, com densidade de 13 hab/km². De acordo com as autoridades locais “o calor deste verão, entre Agosto e a primeira quinzena de Setembro, a geleira acelerou a velocidade do degelo a uma taxa média de 35 centímetros por dia, com picos de 50 e 60 centímetros”. A afirmação é de disse Moreno Vignolini, porta-voz da Câmara Municipal de Courmayeur.

Ainda de acordo com Moreno Vignolini, uma porção que representa “um quinto ou um sexto” da geleira “, a parte mais baixa e envolve cerca de 250.000 metros cúbicos” de gelo podem ser derramadas no vale.

Moreno Vignolini criticou “o cenário apocalíptico descrito por alguns meios de comunicação sobre uma geleira que ameaça cair em Courmayeur”. “É uma área turística”, disse Vignolini , “mas não há casas, apenas algumas vilas desocupadas”. Para permitir o acesso ao vale, o prefeito Stefano Miserocchi estabeleceu três horários de uma hora e meia (manhã, meio-dia e tarde) e possui um caminho alternativo que será transitável a partir de sexta-feira.

A geleira Planpincieux é monitorada de perto desde 2013, na tentativa de estabelecer a frequência com que o gelo está derretendo. Mas as autoridades alertam que não existe um “sistema de alerta” em vigor.

Em um incidente relacionado ao aquecimento global, aconteceu em agosto de 2018, quando um casal de idosos morreu próximo de Planpincieux, em Courmayeur, quando o carro foi arrastado de uma estrada para um vale durante um deslizamento de terra. Na época, centenas de pessoas foram evacuadas, algumas delas de helicóptero.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.