10 essenciais dicas para o Caminho de Santiago

O Caminho de Santiago é uma daquelas aventuras que todo mundo pensa em fazer em algum momento da vida.

É uma das melhores experiências de autodescoberta e conhecimento dos outros e do ambiente que uma pessoa pode ter.

O Caminho de Santiago lhe dá a oportunidade de descobrir lugares de natureza impressionante e pontos emblemáticos do patrimônio espanhol. Veja mais a seguir.

+ Termorregulação humana no contexto de um clima em mudança

Dicas para escolher o Caminho de Santiago

As rotas jacobeias são tão variadas e extensas que é possível escolher de acordo com gostos ou interesses pessoais. De fato, a maioria dos roteiros são muito longos, logo, é comum selecionar um trecho de cerca de 100 quilômetros para completar em uma semana.

Nesse ínterim, cabe destacar a melhor época do ano para fazer o Caminho de Santiago. Salvo no inverno, qualquer estação é boa. Na verdade, a escolha é mais baseada no que você deseja experimentar no caminho.

Só para ilustrar, o inverno não é uma estação aconselhável porque costuma ser a época de fechamento e descanso de muitas acomodações e serviços. As nevascas e geadas são frequentes, tornando algumas rotas intransitáveis também.

Em suma, se deseja realizar o Caminho de Santiago sem uma grande aglomeração, a melhor época é na primavera ou outono, pois verão é o momento com mais peregrinos.

Material de viagem e ‘jeitinho’ de Santiago

Uma questão fundamental é a mochila, pois precisa ser do tamanho certo para você. Deve ser ajustado à sua altura e peso, sendo de um tamanho confortável e de uma capacidade que possa suportar para não lembrar mais das dores nas costas que sua aventura.

No entanto, existe a opção de caminhar sem carregar peso nas costas ao contratar um serviço de transporte de bagagem. Quase todos os roteiros contam com empresas que prestam esse serviço, como agências de viagens especializadas.

A empresa se encarrega de recolher diariamente a sua bagagem na recepção do alojamento e de a deixar no final da etapa, recebendo-a assim que chegar da caminhada.

O que levar sempre durante a etapa?

Não deve faltar água. Da mesma maneira, é aconselhável levar sempre consigo alguns lanches energéticos ou frutas secas, pois fornecem muita energia e saciam a fome.

Dentro disso, nunca se esqueça dos seus pertences pessoais, como carteira, documentação, celular, carregador portátil e credencial de peregrino.

Algo que é opcional, mas que é ótimo levar consigo são os bastões de trekking. Inicialmente parece que não ajudam muito, mas após caminhar 15 quilômetros perceberá o quanto ajudam a aliviar o estresse e o peso corporal.

Outra coisa que é altamente recomendável levar é um pequeno kit de primeiros socorros (analgésicos, anti-inflamatórios e pomada ou spray) para o caso de sofrer uma entorse.

Roupas para levar nos extremos

  • Roupa íntima: quantas trocas de dias no caminho, como em qualquer outra viagem que fizer;
  • Meias: apenas se lembre de que devem ser meias especiais para caminhadas, sem costuras, para evitar irritações e bolhas;
  • Camisetas: quatro camisetas técnicas são suficientes, por ser possível lavá-las;
  • Calças: um par de shorts esportivos e um longo;
  • Moletom ou jaqueta: para usar à noite;
  • Capa de chuva: é sempre aconselhável usar uma mesmo que seja verão, nunca se sabe;
  • 2 looks para usar quando terminar a etapa: um agasalho ou um jeans com moletom. O que mais desejará após terminar o percurso é estar confortável;
  • Acessórios: óculos de sol, protetor solar e boné ou chapéu para se proteger do sol.

A principal recomendação é não ficar obcecado em colocar milhares de coisas na mochila, pois no final só ocuparão espaço. Deve se atentar a roupas técnicas no verão, isto é, adequadas para a prática de esportes. Algodão ou outros tecidos podem causar irritações.

Em contrapartida, as roupas no inverno devem não apenas ser técnicas como térmicas. Acessórios como capa de chuva, capa impermeável para a mochila, calças de caminhada quentes e impermeáveis, luvas, gorro ou cachecol são itens necessários na lista.

Uma boa dica é a “técnica da cebola”, várias camadas finas são preferíveis a uma grossa.

Cuidado com os pés

Nunca use sapatos novos, pois o calçado novo não se molda suficientemente ao nosso pé e pode provocar grandes arranhões e bolhas que vão transformar o caminhar numa tortura.

Logo, se precisa comprar sapatos de trekking, deve usá-los bastante antes de começar a caminhar com eles. O calçado trekking é recomendado por ser leve e, ao mesmo tempo, ter uma sola criada para proteger a sola do pé do cascalho ou do terreno pedregoso. Ademais, são respiráveis ​​e impermeáveis.

Ao terminar a etapa, sapatos abertos como sandálias ou calçado esportivo acolchoado e confortável são aconselháveis para que seu pé respire.

Dentro disso, é importante levar vaselina em caso de alguma assadura e também uma agulha para furar possíveis bolhas.

Preparação física

A preparação física é muito importante, quer você se exercite regularmente ou não. Idealmente, você deve adquirir o hábito de caminhar todos os dias, por pelo menos algumas horas, se puder.

O trabalho pode ocupar seu tempo, mas tente ao máximo sair sempre que puder. Exercícios de meia hora para pernas e nádegas já ajudam bastante. Atividades de fortalecimento do abdômen, pernas e glúteos tornarão sua caminhada mais prazerosa.

Preparação mental

Embora pareça que não, é algo tão importante quanto a preparação física. Deve estar ciente de que percorrerá em média 25 quilômetros por dia e o fundamental nesses casos é aplicar motivação a si.

Nesse sentido, é importante que, ao planejar seu caminho, você o faça tendo consciência de suas possibilidades físicas e configurando as etapas de acordo. Você deve definir metas que estejam sempre ao seu alcance.

Rotina de comida

Uma boa alimentação é fundamental para enfrentar o desafio de caminhar tantos quilômetros. O ideal é seguir algumas refeições ordenadas. Fazer um café da manhã poderoso que lhe dê energia para começar o dia.

Levar fruta ou lanches consigo durante a etapa, mas lembre-se que nesta fase o fundamental é comer para não passar fome e ter energia, não para se empanturrar. O excesso de comida resultará na preguiça da digestão.

Logo, a refeição principal do dia é melhor ser realizada na cidade final da etapa ou faltando alguns quilômetros. É a refeição mais forte do dia, pois de noite é preferível um alimento de fácil digestão para descansar melhor.

Hospedagem com antecedência

Ainda é comum as pessoas embarcarem nesta aventura sem saber onde dormirão todos os dias. No entanto, se não é seu caso, é melhor reservar sua acomodação com antecedência.

Desta forma você garante um local para descansar e se higienizar com tranquilidade, podendo também contratar o transporte de bagagem, se desejar.

Foto destaque: Divulgação/Jon Tyson /Unsplash

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.