Uso de costuras: De que lado tem de estar o gatilho do mosquetão?

Principalmente quando estamos começando a praticar escalada esportiva, no dia que temos uma travessia em uma via que estamos escalando vem a dúvida: o mosquetão da costura tem de estar virado para qual lado.

O mosquetão superior (o que está na chapeleta) a princípio é indiferente a importância para que lado está o gatilho, e sempre é colocado em função de como vem a costura de fábrica. Alguns fabricantes como a Petzl tem os gatilhos dos dois mosquetões da costura virados para o mesmo lado enquanto outras marcas são virados para os lados opostos.

Mas o mosquetão inferior é que levanta a dúvida para qual lado tem de estar virado. Se estamos progredindo verticalmente, é indiferente para qual lado está virado.

Foto: Soloboulder

Foto: Soloboulder

Entretanto quando estamos escalando mais à esquerda ou à direita da chapeleta é quando temos de ter cuidado.

Se estamos indo mais à direita da chapeleta o gatilho do mosquetão tem de estar virado para a esquerda, se estamos escalando para à esquerda, o gatilho deve estar virado para à direita.

Foto: Soloboulder

Foto: Soloboulder

Uma pergunta sempre é levantada quando se ensina esta regra é: Por que é assim?

Se o gatilho do mosquetão está virado para o lado de onde está escalando, o gatilho pode encostar na rocha, ou algo saliente e assim ficar semiaberto reduzindo a resistência do material em aproximadamente 66%.

Sim, é uma possibilidade remota, mas acontece.

Foto: Soloboulder

Foto: Soloboulder

Uma outra possibilidade é a corda apoiar-se no gatilho durante uma eventual queda, e o gatilho abrir provocando uma queda como se a costura nem existisse.

Os desenhos acima são auto explicativos. Sempre que avistar alguém costurando errado, chame a sua atenção, pois o risco de acidente aumenta exponencialmente.

Tradução autorizada de: http://soloboulder.com

 

Soloboulder_600X100BB

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.