Um lugar ideal para iniciar em Hiking: Conheça o Morro do Canal-PR

Para quem está procurando conhecer as montanhas do Paraná, uma boa dica é conhecer o Morro do Canal, situado na região de Piraquara.

O acesso pode ser realizado através da BR 277, antes do pedagio pegue o retorno à esquerda e a aproximadamente 600 metros (sentido Curitiba) acesse a rua de pedra à direita.

Foto: Juliander Dziura

Foto: Juliander Dziura

Siga a rua de pedra haverá uma bifurcação a aproximadamente 4 km, vire a direita, conforme placa (Morro do Canal), siga por aproximadamente 5 km, na próxima bifurcação à direita passará ao lado da Represa de Piraquara 1.

Se for com carro “baixo”(ou rebaixado) cuidado com as pedras.

Atualmente a rua está mais acessível, mas com o excesso de chuvas haverão buracos durante o percurso.

Passando pela represa haverá uma entrada a esquerda, com algumas subidas, a estrada se encerra ao chegar no Sítio Rocha, no qual o custo por veículo é de R$ 10,00.

O Sítio Rocha possui lanchonete e local para se trocar, além de uma água fresca oriunda de uma mina/ bica de água.

Foto: Juliander Dziura

Foto: Juliander Dziura

Importante: Não saia da lanchonete sem experimentar o pastelzinho de palmito é ótimo!

Com relação a trilha é recomendada para iniciantes, mesmo assim vale a pena lembrar que existem desafios, sejam eles físicos (subidas já no início da Trilha) quanto de altura, grampos e correntes, o ideal é ir com guias que já conhecem o local, para tornar a atividade mais segura.

Existem pontos para rapel e escalada, geralmente frequentados por empresas ou pessoas capacitadas para estas atividades.

A caminhada até o cume é de aproximadamente 3 horas (caminhando em ritmo tranquilo) e a vista é fantástica : o visual da cidade de Curitiba de um lado, com a represa a sua frente, e do outro lado se o dia estiver bom e sem nuvens ou neblina é possível visualizar uma parte da bacia de Antonina.

Dicas essenciais: 

  • Água
  • Isotônico
  • Alimentação leve (Frutas/ Cereais)
  • Roupas leves
  • Protetor Solar
  • Repelente.
Foto: Juliander Dziura

Foto: Juliander Dziura

Foto: Juliander Dziura

Foto: Juliander Dziura

Foto: Juliander Dziura

Foto: Juliander Dziura

There are 5 comments

  1. Claudio

    Mesma situação anterior.
    Corrija acima: “Existem pontos para rapel e escalada …” que deve se manter no singular. Use “Existe”, mas a frase fica meio descompensada. Melhor seria: “Há (vários) (ou muitos) pontos para rapel e escalada …”

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.