Treinamento Indoor X Escalada em Rocha

Até que ponto o treinamento em muro indoor ajuda no bom desempenho da escalada em rocha?

Particularmente acredito que todo treinamento feito corretamente é benéfico e auxilia na evolução do escalador, porém existem algumas modalidades de escalada e para cada uma dessas o treinamento tem que ser diferenciado.

No caso da escalada esportiva, competitiva e bouldering, o treinamento indoor já está provado que é importante, como por exemplo na resolução de um problema, um lance ou crux, mas não podemos esquecer que o melhor treino é escalar o mais próximo possível do que se quer “mandar”, ou seja, se quer encadenar uma via de 9º grau à vista, o treino ideal é escalar outras vias com as mesmas características.

Porém, fatores externos dificultam esse tipo de treinamento, como: falta de tempo, clima desfavorável, etc. e exatamente por esses fatores, buscamos o treino indoor, diferente de alguns lugares da Europa, onde o treinamento em muros artificiais é muito constante no inverno, quando fica praticamente impossível escalar em rocha, devido ao clima, baixas temperaturas e até mesmo alto índice pluviométrico.

No Brasil temos um clima que favorece treinarmos em rocha e se falarmos do Rio de Janeiro, ainda temos a nosso favor a geografia, que nos proporciona lugares de escalada em rocha a poucos metros do perímetro urbano.

Mas e para vias de parede, escalada tradicional, escalada clássica ou se preferir, escalada de grandes paredes? O treinamento em muro artificial ou indoor traria benefícios para essa modalidade?

Por que não? Além do treinamento de resistência muscular que pode ser realizado no muro indoor e transferido para parede, outras qualidades e/ou valências físicas podem ser treinadas e colocadas à prova nessa modalidade.

 

Por exemplo, a maioria das vias tem um grau geral e 1 ou mais “cruxes” e nesse momento podemos encontrar lances com passadas técnicas, atléticas, de posicionamento, regletes, abaulados, etc. não treinamos isso tudo no muro artificial?

Então a resposta a pergunta feita no início é: Sim, o treinamento indoor ajuda no bom desempenho na escalada em rocha.

Foto: http://www.planetmountain.com

Foto: http://www.planetmountain.com

Engenheiro e Analista de Sistemas, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Foi jurado do Rio Mountain Festival e já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias.

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.