Guia Essencial de escaladas em Yosemite

Qualquer escalador de rocha sonha em poder algum dia ir escalar no Yosemite. É a “meca” da escalada tradicional. O paraíso das fendas.

Esse parque nacional americano (que por sinal é o primeiro parque nacional do mundo !) é um lugar maravilhoso, ímpar e ele sozinho já vale uma viagem a Califórnia (EUA).

Tive a oportunidade de ficar 10 dias dentro do Parque de Yosemite e esse relato e dicas é fruto dessa experiência.

254218511_640[1]

Como chegar

Há duas possibilidades de se chegar em Yosemite, normalmente se vai de avião até San Francisco e de lá com um carro, são mais umas 5 ou 6 horas de viagem.

map-calif-simple[1]Outra opção é ir até San José (também na Califórnia) e de lá, com um carro, são cerca de 3 a 4 horas de viagem.

Dá para ir de ônibus também, mas para isso sugiro pesquisar no site do próprio parque (link mais abaixo).

Dentro do parque de Yosemite há ônibus gratuitos circulando por toda a parte e passando nos pontos a cada 15 minutos…

Um detalhe : são ônibus híbridos, diesel de baixa emissão de poluentes+motor elétrico.

Mas os ônibus não levam a todos os pontos de escalada… por isso um carro (ou carona) faz toda a diferença para você não precisar ficar andando muito com equipamento pesado…

Quando ir

A temporada de escalada no vale (Yosemite Valley) começa em maio e vai até novembro.

Já em Tuolumme Meadows, é de junho a outubro (é mais frio e sempre tem mais neve por lá).

Foto : Brian Rueb

Foto : Brian Rueb

Além das escaladas de tudo quanto é nível, há caminhadas espetaculares (recomendo fortemente as caminhadas de “Nevada Falls” e “Yosemite Falls”).

Isso sem contar trechos da trilha “John Muir”

Onde ficar

Na minha opinião, o Yosemite é um lugar caro. Há cabanas simples, sem banheiros, em Curry Village, mas a diária custa cerca de US$ 40,00 por pessoa.

A maior parte dos escaladores vai tentar ficar no famoso “Camp 4”, uma área de camping meio que “exclusiva” de escaladores.

Foto : allyosemite.com

Foto : allyosemite.com

É proibido acampar fora de qualquer área oficial dentro do parque (e as multas são pesadíssimas).

O “Camp 4” é do tipo “first come, first serve”, ou seja, não é possível fazer reserva e as filas costumam começar bem cedo no dia… Tecnicamente você pode ficar no máximo 7 dias acampado dentro do parque de Yosemite.

Ursos são um problema a parte.

Tenha muito cuidado com seu equipamento, sua comida e qualquer coisa que o urso possa achar que é comida (lenços umedecidos, pasta de dentes, etc…)

O que levar

Em Yosemite , dentro do parque há um mercado bem completo em Curry Village ,e há também uma boa loja de equipamentos, com preços honestos.

262103-160-Camalot-Set[1]

Se você estiver indo de carro, vale a pena abastecer de comida e equipamento em San Francisco (por exemplo) para economizar um pouco.

Apesar da loja de equipamento do Curry Villager ser boa, na REI de San Francisco ou mesmo nas lojas de Berkeley, você terá mais opções e melhores preços.

neptune-mountaineering1[1]

De equipamento de escalada, obviamente tudo depende do que você pensa em fazer, afinal de contas, equipamento de BigWall é diferente do equipamento de escalada esportiva…

O forte do Yosemite é a escalada tradicional, ou seja, um bom rack de móveis ativos e passivos, e fitas (muitas fitas longas !) fazem toda a diferença.

Como dica geral com respeito ao grau de dificuldade eu diria que o grau de lá é forte, bem forte.

Então se você é capaz de escalada um 6º “carioca”, subtrai-a dois graus e lá no Yosemite você irá mandar razoavelmente bem o equivalente ao 5º deles…

Observações

  • Lá em Yosemite não é um definitivamente um lugar para iniciantes.
  • Todos os anos acontecem acidentes fatais e mutilações.
  • Lá em Yosemite não é a extensão de uma academia de escalada, pelo contrário, lá é “escalada de gente grande” e não há margem para erros de qualquer tipo.
  • A quase totalidade das vias de Yosemite não possui nenhum chapeleta (ou grampo) e praticamente todas as paradas são feitas com equipamento “móvel”.
  • Muitas vias não permitem o “abandono” nem o “rapel”, a não ser, é claro (e nem sempre) abandonando equipamento móvel na parede…
  • Sempre use capacete. Cuidado com os ursos (e seu equipamento, um urso pode facilmente destruir sua mochila na base de uma via caso ele sinta o cheiro daquela barrinha de cereal que você esqueceu ali dentro…).
  • E… escale em um grau menor (bem menor) do que aquele que você escala aqui no Brasil.
  • Isso até ir se acostumando com as fendas lisas e perfeitas de lá… Isso irá te evitar entrar em roubadas e noites épicas…

Links Úteis

  • National Park Service

http://www.nps.gov
http://www.supertopo.com
http://www.nps.gov
http://www.fishproducts.com
http://www.friendsofyosar.org

Guias de escalada

  • Yosemite Climbs – Free Climbs e Yosemite Climbs – Big Walls : Don Reid, ed. ChockStone Press ( desde escalada esportiva, tradicional ao bigwall)
  • The Yosemite – John Muir e Galen Rowell, ed. Sierra Club
  • Vertical World of Yosemite – Galen Rowell, ed. Wilderness Press
  • The High Sierra – Peaks, Passes and Trails, de R. J. Secor, ed. The Mountaineers
  • Yosemite National Park – A Natural-History Guide to Yosemite and Its Trails, de Jeffrey Shaffer, ed. Wilderness Press

Sobre o Autor

Davi Marski

Davi Marski é guia de montanha e professor de escalada desde os níveis básicos até Alta Montanha, já realizou centenas de escaladas nos mais diversos estilos, desde escaladas solitárias até guiando expedições.

There is one comment

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.