“Light”: Documentário sobre distúrbio alimentar impressiona comunidade de escalada mundial

Publicado no início do mês de fevereiro, o documentário “Light” dirigido por Caroline Treadway causou um impacto inesperado na comunidade de escalada. No filme diversos atletas, homens e mulheres, falaram abertamente sobre como a dedicação à escalada, unido de uma obsessão desenfreada por resultados (geralmente a conquista de graus de escalada), os levaram a ter distúrbios alimentares.

Atletas conhecidos como Angie Payne, Emily Harrington, Andrea Szekely e Kai Lightner relataram histórias particulares. O objetivo é simples e é, inclusive, citado por todos que participaram no filme: quando perder peso é mais importante de ficar mais forte (ou escalar melhor), é porque há um problema.

Alguns, como bulimia ou anorexia, são conhecidos distúrbios alimentares. Já outros, como vigorexia e pregorexia, são desconhecidos. Estima-se que distúrbios alimentares acometam cerca de 2% da população mundial (156 milhões de pessoas). Apesar de existir muitos negacionistas em relação ao assunto, distúrbios alimentares são doenças mentais que causam problemas sérios na dieta diária de uma pessoa.

No filme, a própria diretora descreve sua própria história, na qual relata problemas de vergonha de seu corpo e peso na infância e como encontrou o mesmo ambiente de preocupação excessiva com peso e imagem corporal na escalada.

As críticas positivas se multiplicaram nas redes sociais nos últimos 10 dias e, principalmente, muitas mulheres compartilharam sua opinião abertamente. Escaladoras como Hazel Findlay, Lena Drapella e Sasha DiGiulian, além da própria Sender Films, levantaram a voz e falaram sobre o assunto.

Hazel Findlay

“Não falei sobre isso antes porque nunca tive um distúrbio alimentar, mas isso não quer dizer que não tenha sido afetado por esse problema. Por muito tempo eu vi amigos e outros escaladores profissionais lutarem com sua saúde enquanto a comunidade de escalada assistia em silêncio, aparentemente OK sobre isso.

Eu nunca fui motivado a restringir calorias para escalar mais forte, escalar nunca foi isso para mim. Dito isso, me senti muito inseguro sobre minha aparência em comparação com outros escaladores e muitas vezes sinto que não me encaixo porque não estou fazendo dieta. Na verdade, me disseram que não pareço um alpinista! Toda a minha vida olhei para outros escaladores e me senti como um grande besouro ao lado de bichos-pau.

Claro que parte disso é por minha conta, preciso trabalhar minha própria autoconfiança. Mas esse processo seria muito mais fácil se a cultura de elite na escalada valorizasse o bem-estar acima do desempenho. Às vezes me sinto desconfortável assistindo filmes de escalada porque muitas vezes o escalador parece doente. Será que vamos olhar para trás, para filmes de escalada e conquistas daqui a 10 anos, e nos perguntar como deixamos isso acontecer?

Acho que uma das razões pelas quais o problema persiste é porque não há ninguém a quem apontar o dedo. Os melhores escaladores que não estão bem são vítimas, mas também alimentam o problema porque são nossos modelos.

Não tenho todas as respostas, mas a primeira coisa que você pode fazer é assistir ao filme de Caroline. É uma pausa necessária no silêncio!

Você também pode ouvir o podcast Curious Climber, em que falo com @minaclimbing sobre a divergência entre saúde e desempenho.

Sasha DiGiulian

Esta semana assisti ao filme “Light” de Caroline Treadway. Isso ressoou profundamente em mim, e estou orgulhosa de seus esforços e da bravura dos indivíduos que fazem parte dele por falarem sobre um assunto tão importante.

Caroline me pediu para fazer parte disso e devo admitir que recusei. Ela me perguntou porque certamente tenho uma história para contar sobre o assunto. Recusei porque estive em uma jornada profunda comigo mesma neste último ano, com minhas próprias cirurgias e processos, e gostaria de contar isso em meu próprio tempo. O que está chegando.

O que direi, porém, é que esse assunto precisa ser mais abordado.

Eu cresci escalando, olhando para todos os escaladores neste filme. O padrão para ter”sucesso” parecia ser fraco e “rasgado”. Esse era o ingrediente esperado para encadernar vias fortes.

Ao longo de minha carreira, incorretamente caí nessa armadilha. O fato é que escalar é um esporte com relação força / peso e quando você não aumenta sua força, mas diminui seu peso, isso cria um aumento (em muitos casos breve) em seu desempenho de escalada. Mas não é sustentável. Não é saudável, nem é intrinsecamente gratificante.

A maneira como abordamos esse assunto na escalada está errada. Em vez de nos ajudarmos, elogiamos simultaneamente a “estrela em ascensão” e sussurramos nas costas dela sobre o estigma de sua aparência ou peso.

Na minha carreira, fui chamada de anoréxica em fóruns públicos e também fui muito ‘fat shamed’. Meu sucesso foi questionado e atribuído à minha aparência e com quem escalo.

E nos perguntamos de onde vêm as doenças mentais?

Acho que em vez de sussurrar, fazer piadas ou ridicularizar os outros “em particular”, devemos discutir abertamente assuntos como distúrbios alimentares, dismorfia corporal e derrubar o conceito de “encaixar” na escalada. O que adoro na escalada é que é um esporte que todos podem desfrutar, mas precisamos incentivar isso em nossa comunidade.

Veja este filme se tiver tempo

Lena Drapella

Em primeiro lugar, estou incrivelmente inspirado por Caroline Treadway e os outros atletas apresentados no filme por falarem sobre isso abertamente. A maioria de nós estava ciente de distúrbios alimentares na escalada, mas, como mencionado no filme, havia um grande elefante magro na sala.

Embora enfocando os atletas de alto nível, o filme me fez pensar mais sobre minhas próprias experiências também. Eu nunca fui magra… Talvez fosse devido à falta de força de vontade e à incapacidade de fazer dieta, mas eu certamente ansiava por ser ‘petite’.

Durante a maior parte da minha vida, pensei em mim mesmo como ‘grande’ e ‘pesada’. Todo mês de janeiro, eu esperava que este ano finalmente pudesse perder alguns quilos. O que pelos padrões normais é considerado saudável, no mundo da escalada é excesso de peso.

Mas por que damos tanta importância ao peso, ao invés da força? Por que meus primeiros pensamentos durante o treinamento são que quero perder alguns quilos em vez de levantar mais alguns?

Por que, apesar de me sentir saudável, forte e predominantemente feliz, também posso me sentir acima do peso e pouco atraente?

Esse estigma precisa mudar não apenas no nível da elite. Ainda não sei qual é a melhor maneira de trabalhar nisso e a estrada é longa, mas esta jornada tem que começar. Estou me preparando para postar uma foto minha realmente feliz por enviar uma rota difícil, que nunca compartilhei devido à presença de um rolo gordo.

Bem, foda-se isso. Eu escalei bem!

Caroline Treadway

Eu sou Caroline! A diretora, escritora e produtora de Light

Este filme estava sendo feito por uma ano e meio, mas veio de mais de 20 anos do que eu testemunhei no esporte de escalada. Coisas que eu mantive em silêncio. Coisas que tentei ignorar. Coisas que decidi que era hora de falar.

Enquanto fazia o filme, imaginei que a pior coisa que poderia acontecer era que ninguém gostasse ou ninguém iria assistir. Mas o benefício potencial de a mensagem chegar a alguém que precisava superou em muito os aspectos negativos em minha mente.

Então eu fui em frente!

Desde o lançamento do Light, há uma semana, recebi centenas de mensagens de escaladores de todos os gêneros, idades e habilidades, pais de escaladores, atletas de várias disciplinas, velhos amigos e pessoas que nunca imaginei que estivessem lutando. É inacreditável ler essas mensagens, e emocionante.

Uau! Obrigado. Isso é maior do que eu percebi.

Esperávamos que este filme gerasse novos diálogos… e aconteceu!

Obrigada a todos que assistiram ao filme, receberam a mensagem e a consideraram dentro de si e de sua comunidade. Obrigado a todos que contribuíram para a conversa com cada uma de suas histórias. Que a Light brilhe forte.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.