O que é um Route Setter? Entenda a figura oculta mais importante dos campeonatos de escalada

Australia 094

Foto : Anderson Gouveia

Hoje vou falar um pouco sobre o que é ser um Route Setter na minha opinião.

Mas não do ponto de vista critico ou técnico, e sim o que acredito que todos nós sentimos em relação a esse trabalho.

Essa profissão é muito valorizada fora do nosso país, mas por aqui ainda engatinha muito devagar, claro que devido ao geral do nosso cenário de competições pelo Brasil.

Julho próximo estarei trabalhando em um grande competição juvenil na Áustria onde fui convidado ano passado, será uma grande responsabilidade e um grande aprendizado, pois trabalhar com crianças de 6 a 20 anos é o extremo.

Ai vai…

Muito mais que um ofício, uma paixão compartilhada por muitos pelo mundo a fora, não somos atletas e sim artistas!

Muitas vezes passamos sem sermos vistos, mas por trás de toda grande competição estamos lá, proporcionando emoção, superação, desafio para atletas e público!

Podemos nos comparar a juízes de futebol às vezes, pois sempre aqueles que perdem falam mal, gritam e nos odeiam por alguns minutos!

Mas sempre estamos lá novamente para testar a força e mente dos atletas!

Não somos atletas aposentados, treinamos duro para poder oferecer sempre o melhor show possível, a cada via uma nova pintura que só poderá ser apreciada por poucos instantes e logo desaparece dando lugar a novas pinturas…

Foto : Anderson Gouveia

Foto : Anderson Gouveia

Sim, nós amamos isso!

O frio na barriga antes de começar a competição, a reação dos atletas olhando e tentando compreender a sua arte, como se fosse uma tela de um grande pintor.

Temos regras, temos prazos e temos RESPONSABILIDADES!

Trabalhar com o inesperado às vezes, com o inviável, faz parte desse trabalho tão especial a nós.

Alguns têm esse sentimento todos os dias nos ginásios espalhados pelo mundo, mas não se compara a um evento internacional onde se tem o melhor dos trabalhos, grande publico que vibra a cada movimento dos atletas, o melhor momento para nós o mais esperado!

Lidar com o sentimento dos atletas de desapontamento, alegria e muitas vezes de choro, isso mexe com a gente.

Criatividade é nossa meta, às vezes ela desaparece, mas sempre damos um jeito!

Ser profissional é o que todos nós queremos ser, e temos de nos unirmos para fortalecer isso, mais oportunidades é o que quero, mais organização é que desejo!

Dedicação, carinho, paciência e muita força é que temos a cada desafio para qual somos chamados, ser Route setter IFSC sempre foi meu sonho, realizado felizmente, agora sigo em frente à busca de novos desafios e novas pinturas.

Até a próxima exposição!

Sobre o Autor

Anderson Gouveia

Anderson Gouveia

Escalador desde 21 anos, desses 18 dedicados a competição, foi criador e técnico da seleção brasileira juvenil em duas oportunidades na campanha da França e Escócia.É Coordenador de escalada na academia Via Aventura, único brasileiro Route setter continental IFSC e Atleta La Sportiva Brasil.

There is one comment

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.