Livro da Semana: “A Conquista do Pólo Sul” – Paul Siple

O Polo Sul é um dos pontos no qual o eixo de rotação passa, e por ser um dos lugares mais inóspitos do planeta somente em 1911 é que o ser humano conseguiu chegar a ele. A hora fica por conta de Roald Amundsen.conquista-polo-sul-2

O americano Paul Allman Siple foi um explorador e geógrafo que fez parte de seis expedições à Antártica, incluindo em uma de suas viagens a honraria de representar os escoteiros de seu país. Junto de Charles F. Passel desenvolveu o Índice de resfriamento pelo vento (temperatura aparente sentida pela pele exposta). Por isso Siple é considerado uma autoridade quando o assunto é Pólo Sul .

conquista-polo-sul-1Após tantas viagens o autor cunhou sua obra “Conquista do Pólo Sul” que é muito mais que um simples diário de bordo ou relatório militar a respeito do continente gelado. No livro “A Conquista do Pólo Sul” preocupou-se em incluir observações a respeito do comportamento de toda a equipe ali confinada. Com uma escrita técnica, mas não muito entediante, consegue fazer com que a obra adquira ares de antropologia além, é claro, de aventura.

Paul Siple procura a todo o tempo incluir observações irônicas, com certo tom de humor, para aliviar a densidade do assunto e de seu texto. Há, como não poderia deixar de ser, tons dramáticos, porém sem parecer excessivamente melodramático. Procurando detalhar a vida e reações dos 18 homens ali confinados o autor não se omite de também fazer  um relato histórico da “conquista” da Antártida.

Assim “A Conquista do Pólo Sul” é um interessante livro para entender um pouco mais de como é a mente de um explorador e uma equipe de pessoas sem muita afinidade fraternal. Não é, entretanto, uma obra que descreve feitos heroicos, ou pseudo-heroicos (como os “montanhistas de palco” fazem constantemente), mas é uma abordagem interessante sobre expedições no início do século XX.

Ficha Técnica

  • Título: A Conquista do Pólo Sul – 90º Sul
  • Autor: Paul Siple
  • Edição: 1ª
  • Ano: 1962
  • Número de páginas: 242
  • Editora: Editora Itatiaia

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.