Guia essencial de como escolher bastões de caminhada

Os bastões de caminhada sofrem constante recusa global e sistemática sobre a sua real utilidade feita por todo e qualquer praticante de esporte outdoor (não importando o nível de experiência). Talvez das perguntas mais comum que existe em uma loja de produtos outdoor é : “É realmente necessário o uso deste equipamento ?”.

A resposta, se realmente a pessoa que lhe atendeu entende do assunto, é  : “Depende !”.

Esta resposta é justificada pela habilidade que o praticante de trekking possua no momento de os utilizar porque, inegavelmente, a melhor ferramenta que existe é aquela que você domina.

bastoes-de-caminhada-3

Os bastões de caminhada são dos elementos que deve ser sempre considerado básico para esportes de montanha principalmente, se e somente se, levarmos em conta alguns aspectos :

  • Diminuem o esforço muscular e articular de 5 a 15% (a variação depende do uso e da atividade realizada) pois distribui o peso entre todas as extremidades do corpo diminuindo, por exemplo, impactos no joelho.
  • Provê maior estabilidade, principalmente em terrenos ingrimes, quando o praticante começa a ficar mais cansado e existe o real perigo de perda de equilíbrio e um natural descuido com a precisão dos passos. Os bastões de caminhada auxiliam a apoiar sobre 4 pontos diferentes e não somente 2.
  • Reduz lesões articulares nas extremidades inferiores, sobretudo quando em uma descida com muito peso na mochila e, portanto, o perigo de uma torção de joelho e tornozelo é mais alto.
  • Segurança em montanha no caso de acidente, porque os bastões de caminhada podem servir de muletas, ou até mesmo auxiliam a imobilizar membros em fraturas mais graves. Os bastões de caminhada também auxiliam a improvisar abrigos em regiões com muito sol (e ausência total de sombra) ou chuva inesperada (sem possibilidade de abrigo). Permite também que no caso de alguma cobra venenosa, ou cachorro raivoso, aparecer durante a trilha ser removida e afastado a uma distância mais segura.
  • Melhora o pace (cedência) do ritmo da caminhada, especialmente nas que exigem determinado tempo de execução, como nas competições de cross country ou de trekking de regularidade.

Entretanto nem tudo são elogios para os bastões de caminhada que, no caso de alguém não preparado para o seu uso, pode levantar vários pontos negativos com relação ao equipamento. Podem ser considerados pontos negativos dos bastões de caminhada :

  • Possui volume e peso adicional à mochila, especialmente a quem não está acostumado a usar.
  • Pode ocasionar lesões na hipótese de um mau uso como, por exemplo, utilizar somente um (em vez do par) ou regulá-los inadequadamente
  • Se é frequentemente usado pode ser que crie certa dependência do equipamento, afetando inclusive a maneira com a qual a pessoa se equilibra em um trekking e caminhada.
  • Não devem ser usados em progressão em glaciares, corridas de montanha, escaladas em gelo, travessia de gretas, etc
  • Não são fáceis de serem despachados, pois não são aceitos como bagagem de mão e são muito frágeis a choques mecânicos se transportados inadequadamente.

Portanto alguns pontos importantes para saber como comprar bastões de caminhada é analisar as respostar para as perguntas:

  • Onde vou utilizá-lo ?
  • Qual a atividade que irá exercer ?
  • Qual o meu estado físico (resistência, lesões de joelho e tornozelo, etc) ?

Muitas pessoas generalizam os bastões de caminhada como se fossem todos iguais, porém existem vários modelos, materiais e calibragens diferentes que fazem com que sejam um equipamento cada vez mais específico. Analisar bastões de caminhadas como todos iguais é um erro comum do praticante principiante.

Por isso onde quer que se vá comprar bastões de caminhada procure saber antes qual a atividade que irá usá-lo, pois existem várias atividades como corrida de montanha, trekking, hiking, etc, e para cada uma delas há um modelo mais indicado que outro.

Bastões para trekking

bastoes-de-caminhada-5

Durante as atividades de trekking os terrenos são, em geral, inclinados com várias repetições de situações como :

  • Subida ingrime
  • Descida íngrime e com degraus
  • Trechos plano com pedras
  • Mata fechada

Por isso a opção por bastões de caminhada com amortecimento interno é uma escolha interessante e que irá fazer toda a diferença ao final da atividade. Porém o peso de um bastão de caminhada com amortecimento é maior que um que não possui, o que deve ser avaliado pelo usuário no momento da compra.

Para caminhadas longas, como uma travessia de vários dias (mais de 4 dias pode considerar uma travessia longa) ou o Caminho de Santiago, pode não ser interessante a escolha. Porém a questão do peso depende muito do estado físico do trekkeiro.

A resistência do material de fabricação é importante se ser avaliado porque, sem sombra de dúvida, uma das piores situações que pode ocorrer durante um trekking é o rompimento de um equipamento. Por isso em uma caminhada, mesmo que curta, mas com um peso grande na mochila terá um certo impacto a considerar o que irá também afetar, e muito, o corpo dos bastões de caminhada.

Bastões para montanhas acima de 3.000 m

bastoes-de-caminhada-2

Para montanhas com altitude acima de 3.000 metros de altitude é necessário um equipamento mais robusto pois terá uma mochila pesada e uma inclinação acima do normal durante muito tempo. Por isso procure escolher bastões de caminhada de titânio.

Existem no mercado outros materiais resistentes, mas não possuem a ótima relação peso/resistência que o titânio possui. Além disso permite a troca de ponteiras para diferentes tipos de terreno (neve, terra, rocha, asfalto, etc) é muito comum nos modelos que utilizam este material

Ironicamente os bastões mais pesados tendem a serem os mais caros. Por isso tenha sempre preferência por bastões de caminhada de titânio com regulagens de altura rápidas e eficientes, além de possuir uma dragoneira (alça que prende o pulso ao corpo do bastão). A necessidade de possuir sistema de amortecimento é opcional neste tipo de atividade.

Porém uma observação : um bom par de bastões de caminhada de titânio não deve ultrapassar 400 g (o par), e deve possuir empunhadura dupla.

Itens fundamentais para análise

Bastões-de-caminhada

O mais importante na escolha de um equipamento outdoor é a qualidade e não necessariamente somente a marca.

Por isso o praticante experiente e inteligente procura avaliar os pontos fundamentais de um bastão no momento da escolha :

  • Peso – Deve ser o primeiro item a ser avaliado de qualquer equipamento outdoor. O ideal de um bom bastão de caminhada deve ser menos de 400 gramas (o par).
  • Ajuste – O ajuste de altura deve ser rápido de realizar, fácil de fazer e eficaz. Os modelos de travamento com parafuso possuem pouca longevidade e rompem-se facilmente.
  • Comodidade – Como estará segurando o bastão, o melhor é que tenha uma empunhadura confortável e uma dragoneira. Os modelos com amortecimento são interessantes, mas devem ser analisados se realmente são necessários.
  • Número de peças – Quanto mais peças, ou seções, tiver mais compacto será o bastão de caminhada quando dobrado. Trekkings com muitas passagens (como uma escalada ou escalaminhada) exigem que os bastões de caminhada sejam guardados na mochila. Os melhores modelos possuem três seções.
  • Ponta – Dois materiais para as pontas são predominantes no mercado :  aço (resistentes, mas que se desgastam rapidamente)  e tungstênio (mais fortes e mais duradouras). A intensidade do uso e o tipo de terreno que irão condicionar a escolha de uma ponta.

Sobre o Autor

Luciano Fernandes

Luciano Fernandes

Engenheiro e Analista de Sistemas, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha e Argentina. É totalmente dedicado ao esporte de escalada em rocha e é apaixonado em filmes Outdoor. Para aproveitar melhor esta paixão fez curso de documentário na Escola São Paulo, além dos cursos de “Linguagem Cinematográfica” e “Crítica de cinema”. Foi jurado do Rio Mountain Festival. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Espanha, Uruguai e Paraguai, Holanda, Alemanha e Canadá.

There are 2 comments

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.