Conheça a história e fatos sobre calçados com solado Vibram

Presente no dia a dia de corredores de montanha, praticantes de trekking, escaladores e em praticantes de esportes de montanha, o solado vibram é conhecido, e reconhecido, por fazer parte dos calçados e até mesmo se confunde com a história dos esportes.

Quando uma pessoa compra um tênis de trekking sempre há a expressão do vendedor:

  • “Este tênis tem sola vibram”
  • “Claro, custam ‘trocentos’ reais porque têm sola vibram”

Existem até mesmo alguns vendedores que afirmam que possui “Tecnologia Vibram”. Mas, qual a origem da “tecnologia Vibram”?

História

Foto: http://diariomistral.com/

Foto: http://diariomistral.com/

No Vale Bregaglia, na Suíça, no ano de 1935 dezenove alpinistas tentaram escalar a Punta Rasica (montanha que fica na divisa da Suíça com Itália de 3.305 m) e uma tempestade acompanhada de intenso frio atinge as enfiadas dos que estão estão na parede escalando.

Os escaladores somente levaram sapatos de cânhamo. Escorregavam e não podiam nem subir, ou descer ficando assim encalhados. Após algumas horas com este tempo terrível seis destes morreram de hipotermia. Vitale Bramani fazia parte da cordada e se salvou por um milagre.

O absurdo destes falecimentos levou Vitale Bramani a pesquisar sobre as causas e sobretudo das soluções. Seus estudos se basearam na tecnologia de pneus de automóveis : Se os pneus dos automóveis dispõe de aderência em condições adversas, porque não levar esta tecnologia aos calçados?

Foto: http://diariomistral.com/

Foto: http://diariomistral.com/

Assim nasceu a mítica história dos solados “Vibram”. Vitale Bramani nasceu em Milão, na Itália, e foi um dos guias alpinos mais populares das Dolomitas

Não era difícil vê-lo acompanhado pelo Rei Alberto I da Bélgica nas suas escaladas, e seu destino foi ser uma das pessoas mais famosas do alpinismo europeu. A revolução que representou sua invenção nos anos 30 foi imensa, naquela época os alpinistas somente podiam utilizar dois tipos de calçado de montanha:

  • Botas com cravos para terrenos congelados
  • Tênis de cânhamo para escalar em rocha

solados-vibram-4Estes dois tipos apresentavam muitas limitações e inconvenientes e a tragédia ocorrida em Punta Rasica fez com que Vitale Bramani começar a estudar a possibilidade de fabricar um tipo de calçado com um material novo. Este deveria ter aderência em terreno seco e molhado, incluindo superfícies com neve e/ou rochosa.

A imagem dos pneus dos carros se mostraram como a solução perfeita: somente tinha de encontrar pedaços de borracha que fossem do tamanho de um calçado e fixá-la com pregos às solas das botas. Para o desenvolvimento de sua ideia, se fez acompanhar de Leopoldo Pirelli (proprietário da empresa que já na época fabricava os pneus que hoje conhecemos).

Utilizando a técnica da vulcanização (processo de tratamento da borracha inventado por Charles Goodyear), Bradami e Pirelli produziram as primeiras sapatilhas com sola Vibram. A princípio não foi um mar de rosas, conta a esposa de Bramani, que foi a primeira em provar os primeiros modelos em Passo di Bondo, terminando por cair ao chão com considerável raiva de seu marido.

Primeiros Modelos de Botas com Solado Vibram | http://cmags.org/

Primeiros Modelos de Botas com Solado Vibram | http://cmags.org/

Entretanto em pouco tempo Bramani começou a aperfeiçoar a sola, e assim começou a escalar as paredes mais importantes dos Alpes: Pizzo Badile em 1937, a primeira ascensão da face noroeste desta montanha (acompanhado de Ettore Castiglioni) usando obviamente o solado Vibram.

Poucos dias depois desta ascensão o alpinista registrou a marca do solado como Vibram, nome composto com suas iniciais ( VItale BRAMani).

No ano de 1945 inaugurou a primeira fábrica de produção industrial do solado em Albizzate na Itália, e em 1954 a marca teve um impulso gigantesco com a conquista do K2 (a montanha mais difícil do mundo) por Achille Compagnoni e Lino Lacedelli, que utilizaram botas com solados Vibram.

Foto: http://diariomistral.com/

Foto: http://diariomistral.com/

Dias atuais

Hoje a marca é mundialmente conhecida e produz nada menos do que 35 milhões de pares de solas Vibram. solados-vibram-5

Hoje as solas são manufaturadas no Brasil, China Itália e Estados Unidos e utilizada por mais de 1.000 fabricantes de calçados.

A marca também é conhecida por ser a pioneira nos tênis modelos “FiveFingers” que incentivou o movimento “Barefoot running”.

Hoje a marca é sinônimo de qualidade e parâmetro de desempenho por toda a comunidade outdoor do mundo, produzindo inúmeros modelos projetados para uso em moda, militar, resgates, policiamento e industrial.

Vibram também desenvolve produtos exclusivamente para a ressola de tênis e sapatilhas de escalada.

There are 4 comments

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.