Canadense de 15 anos cria lanterna que funciona a partir do calor da mão

M_Id_398176_Hollow_Flashlight[1]Ann Makosinski é uma adolescente canadense que, com apenas 15 anos, desenvolveu uma lanterna movida pelo calor da mão de uma pessoa. O projeto foi um dos vencedores do concurso anual de ciência do Google.

Apelidada de Hollow Flashlight (Lanterna Oca, em tradução livre), a tecnologia é simples e necessitou de poucos materiais para se tornar realidade. A inspiração para o projeto surgiu a partir do momento em que Ann descobriu que o corpo humano funciona como uma lâmpada de cem watts. Assim, ela decidiu criar uma lanterna que transformasse o calor da mão em eletricidade.

Conforme informado em seu vídeo no YouTube e também da apresentação do projeto no site do concurso, Ann calculou que o corpo humano irradia 5,7 mW/cm2, que é muito mais do que o necessário para fazer funcionar uma luz de LED. Essa energia precisou ser transformada através de um circuito simples e, a cada 50 mV produzidos pelo corpo, a jovem conseguiu cinco volts.

A estrutura da lanterna é feita a partir de um tubo de PVC. Para aumentar a capacidade e torná-la ainda mais eficiente, a estudante utilizou tubos de alumínio e pastilhas termoelétrica de Peltier. Este formato maximiza o aproveitamento do calor do corpo para transformá-lo em energia.

O modelo de lanterna criado pela canadense é uma opção sustentável, pois descarta o uso de baterias tradicionais que duram pouco e ainda oferecem diversos riscos ao meio ambiente.

Fonte: http://ciclovivo.com.br/noticia/canadense-de-15-anos-cria-lanterna-que-funciona-a-partir-do-calor-da-mao

Para saber mais detalhes do projeto: https://www.googlesciencefair.com/en/projects/ahJzfnNjaWVuY2VmYWlyLTIwMTJyRAsSC1Byb2plY3RTaXRlIjNhaEp6Zm5OamFXVnVZMlZtWVdseUxUSXdNVEp5RUFzU0IxQnliMnBsWTNRWXA2ZVVBZ3cM

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Foi jurado do Rio Mountain Festival e já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias.

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.