Americana Margo Hayes torna-se a primeira mulher da história a encadenar a via “La Rambla” (12a BR)

A escaladora americana Margo Hayes encadenou a via “La Rambla”, localizada em Siurana na Espanha, e entrou para a história do esporte como sendo a primeira mulher a encadenar a linha que é de graduação 9a+ Fr (12a brasileiro). Com aproximadamente 40 metros de extensão é uma das linhas mais desafiadoras no paredão de calcário de Siurana e foi conquistada por  Alexander Huber.

A via “La Rambla” teve a sua primeira ascensão pelo escalador Ramón Julián Puigblanque em 2001 quando, à época, foi considerada uma revolução para o esporte. Hayes, de apenas 18 anos de idade, entrou para o seleto clube de apenas 15 escaladores que já encadenaram a via :

O currículo de Margo Hayes impõe respeito a quem não conhece a americana e esclarece que não foi mero detalhe a conquista, pois dentre outras coisas já havia encadenado uma via de graduação 9a Fr (11c brasileiro) no ano passado e ganhou o campeonato mundial júnior de escalada, que combinava os resultados de dificuldade e boulder.

O americano Greg Mionske, fotógrafo profissional, anunciou que filmou a conquista e pretende liberá-la brevemente.

No ano de 2005 a escaladora espanhola Josune Bereziartu  tinha encadenado a via “Bibaluna”, assim como Ashima Shiraishi (“Open Your Mind Direct” e “Ciudad de Dios”), entretanto todas estas vias não tinham sido consolidadas como um 9a+ Fr de fato pela comunidade.

Todas as vias citadas constam como tendo graduação 9a/+ Fr o que, ao menos de maneira burocrática e seguindo critérios subjetivos, torna o feito de Margo Hayes mais impressionante.

Outras cadenas de 11c

Não somente Margo Hayes anda escalando forte e fazendo história, mas a italiana Laura Rogora, de apenas 15 anos, também: encadenou seu segundo 11c em Oliana, também na Espanha.

A italiana está á procura de fortacer-se nesta graduação para este ano ainda realizar tentativas para outro 12a feminino

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.