Seb Bouin repete ‘Jumbo Love’, o 12b de Chris Sharma

A mítica via Jumbo Love, que já foi tema de filme e exibido no festival Reel Rock, teve uma nova ascensão. O escalador francês Sébastien Bouin fez uma repetição da via, a qual é graduada como um 5.15b norte-americano (12b brasileiro) na semana passada.

A via foi escalada pela primeira vez pelo norte-ameriano Chris Sharma em 2008 e a repetição da ascensão é considerada um feito raro. Jumbo Love, que foi conquistada por Randy Leavitt e posteriormente liberada por Chris Sharma em 2008, tornou-se o primeiro 5.15b norte-americano (12b brasileiro) confirmada do mundo e a via mais difícil do continente americano à época.

A saber, foi Ethan Pringle quem conseguiu a primeira repetição linha de 80 metros em 2015. O escalador Jonathan Siegrist fez a segunda reetição em 2018. Portanto, Bouin é apenas o 4º a encadenar a via. O anúncio foi feito por suas redes sociais:

“Um velho sonho se tornou realidade na quarta-feira passada. Uma linha que me atrai há muito tempo. Foi uma verdadeira inspiração ver as imagens de Chris Sharma nela. Comecei a escalar por volta de 2005 e foi um dos filmes de escalada mais incríveis que eu tinha assistido naquela época.

Jumbo Love se parecia com tudo o que eu gosto em escalar: uma enorme parede íngreme e perfeita no meio do deserto de Mojave. Eu conhecia esta linha e esta parede parecia se encaixar ao meu puro estilo de escalada. Subir nesta linha é algo que eu esperava há vários anos. E definitivamente não estou desapontado. É uma linha incrível com movimentos perfeitos.”

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.