Já foi anunciado em alguns lugares da Espanha (Catalúnia, Calábria e Asturias) a região conhecida como País Basco também aderiu à medida
Para os escaladores, montanhistas e excursionistas que, por negligência de segurança ou algo do gênero terão de pagar a conta de seu resgate. Ou seja, aqueles que não tem a devida experiência, os que por um acaso sejam descuidados com as normas de segurança vão ter uma mordidinha , em Euros, no bolso.
A medida, considerada polêmica, está sendo implantada nos parques montanhosos do país basco.
Para mais detalhes(em espanhol): http://www.desnivel.es/object.php?o=18812

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha, México e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias. Em 2018 foi o único latino-americano a cobrir a estreia da escalada nos Jogos Olímpicos da Juventude e tornou-se o primeiro cronista esportivo sobre escalada do Jornal esportivo Lance! e Rádio Poliesportiva.