Não pode faltar a todo escalador esportivo

Sem dúvida nenhuma há pessoas que vivem sem acreditar no conhecimento ou na ciência. Estas pessoas se baseiam em crenças infundadas, e fontes de conhecimento sem muita credibilidade, como desenho animados, revista em quadrinhos e até charlatões.

Porém uma realidade é incontestável. Vivemos na era do conhecimento, e hoje a ciência é , especialmente do esporte, é muito mais avançada do que a anos atrás.

Aquele que ignora isso mostra o quão primitivo é. Isso para dizer o mínimo.

Todo escalador que se preze (seja ele de Boulder, Alta-Montanha ou escalada esportiva) tem de ler alguns livros para aumentar seu conhecimento sobre algum tema. Seja ele de treinamento, performance ou até mesmo relatos de histórias de outros escaladores.

Na minha opínião, aqui estão os 5 livros imprescindíveis na estante de todo escalador esportivo(para as outras categorias faço em outro post)

1 – Freedom on the hills

Talvez o melhor livro de escalada e montanhismo que eu já tenho tido oportunidade de ver. Muitos falarão que há correspondentes nacionais. Mas acredito que ainda, no mesmo nível, ainda não há. É considerada uma verdadeira enciclopédia

2 – Escale melhor e com mais segurança.
Na minha opinião o melhor livro de escalada brasileiro. Aborda todos os temas diretamente
e não se esquece em nenhum momento de sua segurança.

3 – Training for Climbing


Talvez ainda não haja um livro tão completo de técnicas de treinamento para a escalada. Aborda todos os tipos de treinamento e ainda ensina como planejar para cada tipo de treinamento, assim como oferece dicas de nutrição. Um livro quase obrigatório a quem deseja treinar mais forte.

4 – Mental Training for Climbers.


9 em cada 10 escaladores acredita que poderia potencializar o poder mental na escalada, ficando menos com medo e mais corajosos em momentos de tensão. Este livro aborda todos os tipos de preparação mental para que a sua escalada seja melhorada assim como a sua auto-confiança na escalada também.

5 – Com Unhas e Dentes.

Este livro considero o clássico dos clássicos para quem estiver planejando começar a escalar. Aborda todos os temas com bstante simplicidade, e fala uma linguagem bem direta com o leitor, supostamente leigo.

.

There are 2 comments

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.