Para o espanhol Francisco Marín, ter a idade de quase 60 anos é apenas um detalhe.
Caso esteja se perguntando porque, aqui vai a justificativa: Ele acabou de encadenar seu primeiro 8b+ Francês, que na graduação brasileira equivale a um “humilde” 10c na graduação brasileira.Seus planos para o futuro?
Conseguir encadenar um 9a Francês (11c na graduação brasileira) antes dos 70 anos.
Impossível?
Seguramente não, principalmente porque quanto mais forte psicologicamente o escalador, melhor a sua performance na escalada.
Ter plenos conhecimentos de sua mente, e possuir maturidade é imprescindível para qualquer escalador.
Francisco Marín, conhecido como Novato, é frequentador assíduo de Rodellar (um dos melhores locais de escalada esportiva do mundo) e foi ovacionado em sua festa de aniversário de 60 anos por personalidades de escalada como Dani Andrada e , claro, seu filho Edu Marín.
Francisco Marín concedeu entrevista a um site espanhol, e contou como chegou à esta marca assombrosa., e deu ainda alguns segredos para quem busca longevidade na escalada
Para ler a entrevista EM ESPANHOL: http://desnivel.com/

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha, México e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias. Em 2018 foi o único latino-americano a cobrir a estreia da escalada nos Jogos Olímpicos da Juventude e tornou-se o primeiro cronista esportivo sobre escalada do Jornal esportivo Lance! e Rádio Poliesportiva.