Por que trocar seu carro pela bicicleta

Voltar para casa às seis horas da tarde está cada vez mais difícil e cansativo. Quem usa o carro para se locomover sabe bem o que é ficar horas dentro dele enfrentando um congestionamento de veículos.

Mas, ainda assim, muitos não abrem mão do conforto de andar de carro, conforme mostram os números atuais.

Apesar do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) afirmar que a frota de carros paulistana vem caindo nos últimos quatro anos, em maio tivemos a divulgação do número de 23.520.527 veículos motorizados em todo o estado, com acréscimo de 213.291 veículos na capital no período de um ano.

Desse jeito, vamos combinar: mesmo com toda facilidade trazida pelo carro, fica difícil aturar este movimento todos os dias, não é verdade?

Por isso a bicicleta está ganhando novos adeptos a cada dia, por ser um meio de transporte alternativo em meio a essa loucura de veículos. Seu uso traz diversas vantagens frente ao uso do carro, além de muitos benefícios para a cidade, natureza e nosso próprio corpo.

Um deles é que, não importa as condições do trânsito, seu tempo de percurso sempre tenderá a ser o mesmo.

Isso porque tenha chuva ou congestionamento, a bicicleta possui vias livres para circular. Com ela também não poluímos o ar, economizamos dinheiro com combustível e evitamos todo estresse causado pelo trânsito.

Converse com pessoas que já são ciclistas para comprovar isso, quem anda de bicicleta desfruta de uma sensação única de liberdade e tem mais disposição para trabalhar e um humor muito melhor.

Mas se você argumenta dizendo que não existe espaço para andar de bicicleta na cidade grande, está completamente enganado.

Olha só as novidades nas ciclovias do estado:

  • – Em fevereiro foram entregues pelo Governo 5 km de extensão da ciclovia do Rio Pinheiros. Contando os 19 km de via paralela à Linha 9-Esmeralda (Osasco – Grajaú), essa ciclovia leva o título de maior pista urbana fora dos parques, já tendo recebido cerca de 500 mil ciclistas após sua inauguração.
  • – A ciclovia “Caminho Verde” possui 12,2 km e está localizada ao longo da Linha 3-Vermelha do Metrô, fazendo conexão entre as estações Corinthians-Itaquera e Tatuapé.
  • – Existe a ciclovia que liga o Parque Ecológico do Tietê ao Parque Jacuí, com 15 km de extensão. Ela também está sendo ampliada.
  • – E, por fim, vale citar o Plano Cicloviário Metropolitano, que planejada a construção, até 2014, de 13 km de ciclovia, ligando oito municípios da Região Metropolitana de São Paulo com destino em terminais de trens e ônibus, centros comerciais e universidades.

A expectativa é que essa iniciativa faça o uso de bicicleta abranger mais de 4% das viagens diárias realizadas.

Está vendo como já temos opções de sobra para ao menos começar a pensar em aderir ao uso da bicicleta?

Mas se você ainda tem a preocupação com a segurança, saiba que tudo é uma questão de saber se proteger com os equipamentos certos (como o capacete), respeitar a distância lateral de 1,5 metro na ultrapassagem dos carros e, claro, seguir o Código de Trânsito, que determina, por exemplo, o respeito da sinalização pelo ciclista e a norma de andar nas calçadas apenas sem estar montado.

E aí, topa experimentar deixar o estresse do trânsito de lado e montar na magrela?

Se você já é ciclista, conte sua experiência pra gente aqui no site. E se ainda vai fazer sua primeira viagem sobre duas rodas, não deixe de compartilhar conosco como foi a sensação de sentir a liberdade de pedalar pela ciclovia.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.