Polêmica: Escalador abre via em cima de pinturas rupestres nos EUA

Foi noticiado no dia de hoje, em mídias especializadas dos EUA e Canadá, que um (a) escalador (a) conquistou uma via, no estado norte-americano de Utah, em cima de pinturas rupestres. Nos EUA é considerado ilegal promover escaladas, seja ela móvel ou fixa, em rochas que contenham pinturas rupestres ou mesmo sítios arqueológicos (Lei de Proteção de Recursos Arqueológicos dos EUA).

A via ilegalmente aberta possuíam em torno de 20 metros, em um local que contém muitas pinturas rupestres antigas no estilo Fremont de 1.000 anos.

Pinturas rupestres

A denúncia foi feita pelo escalador norte-americano Stewart Green, que compartilhou a notícia no Facebook dizendo que Darrin Reay, um ex-participante do programa de TV Largados e Pelados, havia encontrado as chapeletas.

A descoberta foi através do site Mountain Project (uma espécie de central norte-americana de vias de escalada) por Raey, que também é guia de montanha e buscava vias e encontrou o projeto ‘Sunshine Slabs on Mountain‘ e descobriu que as vias foram abertas por escaladores da cidade norte-americana Colorado Springs, Colorado, no final de março.

Uma das vias possui graduação de 3º brasileiro e, segundo o que relatou Darrin Reay, as três primeiras proteções da via foram removidas assim como a descrição no Mountain Project.

Os administradores de terras nos EUA têm a responsabilidade não apenas de fornecer oportunidades recreativas como escalada, trekking e MTB, mas também têm uma responsabilidade maior de preservar e proteger áreas naturais, habitats e ambientes únicos, recursos culturais e sítios arqueológicos.

Atos como o de Utah podem fazer com que áreas inteiras de escalada sejam fechadas.

Pinturas rupestres no Brasil

Pinturas rupestres

Pinturas rupestres em Minas Gerais

No Brasil, as pinturas rupestres datam de aproximadamente, entre 3.000 e 10.000 anos atrás. Ao longo do tempo, desde a colonização do Brasil pelos portugueses, muitas destas gravuras já foram destruídas e algumas continuam ameaçadas.

No Piauí, Rio Grande do Norte e Paraíba, é onde se encontra a maior concentração de arte rupestre do mundo. No Piauí onde se encontram as figuras rupestre mais antigas do Brasil. Minas Gerais é celeiro de arte rupestre na região Sudeste, com 200 sítios arqueológicos somente na região metropolitana de Belo Horizonte. No estado de São Paulo são apenas 16 sítios arqueológicos.

Com a falta de investimento, poucos sítios estão protegidos e possuem estrutura de visitação. Um dos mais conhecidos, o Parque Estadual Cerca Grande (Matozinhos-MG), é constantemente alvo de discussões em redes sociais com escaladores planejando abrir vias de escalada clandestinas no local.

Há 60 anos existe uma lei federal, Lei 3.924/1961, que instituiu proteção para o patrimônio arqueológico brasileiro.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.