Escalar em paredes artificiais de ginásio de maneira competitiva requer preparação atlética do atleta.
Isso é inegável que para se atingir a excelência de um bom preparo físico, há de ter um com estudo científico por trás do esforço.
Uma preparação física inspirada na que realizou Sylvester Stallone em Rocky 4 (com toras de madeira na Sibéria) apenas irá aumentar as chances de uma lesão grave.
Foi publicado no blog “pesquisa de montanha” um estudo sobre “Características antropométricas e desempenho de escaladores esportivos indoor“.
O estudo científico sobre o tema é útil a Educadores Físicos e preparadores de atletas de escalada.
Importante lembrar que é fundamental para qualquer pessoa, de qualquer nível, que treine com uma pessoa formada em educação física.
Valorizar o profissional de educação física fortalece o esporte, e colabora para uma comunidade sem lesões e melhor preparada.
Leitura do estudo é obrigatória para quem deseja competir no futuro, e possui um profissional devidamente capacitado para que entenda o que está escrito nele.
Este estudo teve por objetivos comparar as características antropométricas e a resistência muscular localizada (RML), apresentadas pelos escaladores esportivos de elite (EEB) e intermediários (EI) que praticam predominantemente a modalidade indoor.
O estudo científico foi realizado por: Rômulo Cássio de Moraes Bertuzzi, João Fernando Laurito Gagliardi, Emerson Franchini, Maria Augusta Peduti Dal’Molin Kiss
Confira mais detalhes em: http://portalrevistas.ucb.br