Percorrendo o Caminito del Rey

Quando tomamos conhecimento da trilha mais perigosa do mundo ela foi para nossa lista de aventuras. Por estar localizada no Sul da Espanha, Andaluzia, mais precisamente nos arredores de Málaga, não foi possível percorre-la imediatamente, levamos 5 anos até ter a oportunidade de ir para a Espanha.
Em 2018, através do nosso trabalho voluntário pelo mundo, acabamos morando no Sul da Espanha, na cidade de Tarifa. Acesse o link e saiba mais sobre o trabalho voluntário executado na Cruz Vermelha Espanhola.

Mas afinal, o que é o El Caminitodel Rey?

El Caminito del Rey ou O Caminho do Rei, é um caminho de 2,9km construído no estilo sacada/balcão, na localidade de El Chorro, local famoso por suas vias de escalada esportiva. O Caminito foi construído nas paredes do Desfiladero de los Gaitanes com a finalidade de servir de auxílio na construção de uma hidrelétrica entre 1901 e 1905, Hidrelétrica Del Chorro. Este vale tem paredes verticais de até 300 metros de altura cortados pelo rio Guadalhorce, um local lindo e de tirar o fôlego. O caminho foi construído a 100 metros de altura ligando dois povoados que por ali surgiram. Com isso rapidamente o caminho se tornou uma conexão importante entre os vilarejos, com pessoas passando dia e noite, a pé, de bicicleta ou a cavalo.

Finalmente em 1921, para a inauguração da Represa Conde Del Guadalhorce, o caminho recebeu uma ilustre e importante visita, o Rei da Espanha na época, Rei Afonso XIII, que supostamente percorreu todo o caminho, e por isso passou a se chamar El Caminito del Rey. Alguns dizem que ele cruzou todo o caminho outros que ele só deu alguns passos e voltou.

O rei passando pelo Caminito

Com o passar do tempo, o caminho deixou de ser utilizado pela hidrelétrica e ficou somente como conexão entre os povoados e isso acabou por deixar o caminho de concreto e trilhos de trem, sem manutenção por quase um século. Aos poucos a localização de El Chorro ficou conhecida por escaladores e hoje é uma das principais regiões de escalada esportiva da Espanha, com mais de 1000 vias para a prática do esporte. Claro que o Caminito acabou facilitando o acesso aos escaladores e praticantes de esportes radicais, muitas bases de vias se encontram ao longo do Caminito. Mas, o acesso a um local completamente abandonado e sem manutenção trazia riscos. No ano de 2000 o local já era bem conhecido por praticantes de esportes radicais, que utilizavam um cabo de aço da época da construção da ferrovia para praticar tirolesa. Foi quando 3 jovens decidiram pular juntos na tirolesa e infelizmente o ponto de fixação do cabo com a rocha desconectou, levando os 3 a uma queda de mais de 100 metros de altura e ao óbito. Logo em seguida, o governo fechou os acessos ao Caminito com portões, mas isso não impedia escaladores e aventureiros a percorrer o que ficou conhecida como a trilha mais perigosa do mundo.

Em mais uma tentativa de barrar o acesso, o governo derrubou parte do caminho que dava acesso a trilha, dificultando ainda mais o acesso, mas não impossibilitando a entrada. Mesmo com multas de 6mil euros muitos ainda percorriam o Caminito, quando finalmente em 2011 em uma união de esforços dos governos local e Estadual, foi assinado um acordo para reformar o Caminito, mesmo assim, até 2014, início das obras, 4 pessoas mais perderam suas vidas tentando cruzar o caminho.
Em 2015, com cerca de um ano de obras e um investimento de quase 10 milhões de Euros o Caminito foi reinaugurado e agora o local é considerado um Parque, El Paraje Natural Desfiladero de los Gaitanes. Deixando na história a fama de trilha mais perigosa do mundo, alguns memoriais foram colocados ao longo do caminho para lembrar daqueles que ali perderam suas vidas, exemplo é o cabo de aço que permanece fixado somente em um lado do caminho.

E como é para percorrer o caminho hoje em dia? Vamos passar para vocês o nosso relato e algumas dicas de como melhor aproveitar seu passeio.
Para nós foram 5 horas de uma experiência única e incrível. Toda passarela foi refeita poucos metros acima do antigo Caminito, então é possível ver o caminho original utilizado pelos trabalhadores e pelos aventureiros na época em que essa foi a trilha mais perigosa do mundo. Imaginar como teria sido percorre-lo antigamente nos fez desfrutar ainda mais o passeio. Também foi possível ver algumas chapeletas indicando as antigas vias de escalada, que atualmente não é mais permitida na passarela do caminho, somente em outros locais do El Chorro, que ainda é um dos locais mais importantes de escalada da Espanha. A travessia entre as paredes do desfiladeiro por uma ponte de madeira é o ponto alto da trilha, pois te dá a visão do vale e uma sensação de aventura com o vento forte que sempre sopra neste ponto. O caminho em si é muito seguro e fácil, mas alguns locais ainda não estão acessíveis para cadeirantes. O uso de capacetes é obrigatório e fornecido na entrada da trilha. Quem tem um pouco de medo de altura vai sofrer, pois em alguns pontos o piso é de vidro e o caminho é bem alto em sua grande maioria. Lembrando que crianças menores de 8 anos não podem entrar.

Quando ir:

Em Málaga faz sol 300 dias por ano, então este não será o seu problema. Fique atento aos horários do ticket. Nós compramos para o final da tarde, pois era verão e escurecia as 22h30min, então para fugir do calor pegamos o horário do final do dia. Não recomendamos, pois em função dos ventos fortes que normalmente ocorrem ao final do dia o Caminito estava fechado e não conseguimos entrar. Como isso ocorre com frequência, nosso ticket passou a ser um open ticket, podendo ser utilizado em qualquer horário e dia, bastou efetuar o registro na internet e pronto. Então fomos no dia seguinte, bem cedo pois pela manhã normalmente não tem problemas de mal tempo. Lembre de chegar com uns 45 minutos de antecedência, pois para acessar o início da trilha é necessário uma caminhada de 1,5 ou 2,4 quilômetros.

Como ir:

De Málaga até o Parque é possível ir de táxi, carro alugado ou então de trem (estação El Chorro), ao comprar o ticket é possível comprar com a baldeação até o início do caminho.

Onde ficar:

Nós nos hospedamos em Málaga para aproveitar a noite agitada da cidade, uma vez que nas proximidades do El Caminito existem apenas vilarejos. Mas se você quiser ficar próximo ao Parque existem opções, são poucas e variam de alojamentos a pousadas.

Como comprar:

Compre seu ticket de acesso ao Parque pelo site oficial com bastante antecedência. Por questões de segurança existe um número máximo de pessoas que podem percorrer o caminho por dia. As saídas são agrupadas em horários de 15 em 15 minutos com capacidade máxima para 25 pessoas. Início as 8h30min e término as 16h30min. O ticket custa 10 euros normal ou 18 euros com guia (somente em alguns horários). Como a trilha é linear, será necessário pegar um ônibus de retorno para o ponto onde você estacionou seu carro. Este ônibus custa 3,50 euros e pode ser comprado junto com o ticket do Parque.

  • Dica 1: Deixe seu carro no ponto final da trilha e pegue o ônibus para até o início da trilha, isso faz com que você evite filas, espera e alguma confusão ao final do percurso.
  • Dica 2: Se for visitar durante o verão, lembre de levar roupas de banho, pois é possível banhar-se nas águas da represa.
  • Dica 3: Não há banheiros e nem pontos de água potável dentro do percurso, você tem que se organizar com isso.
  • Dica 4: Existe na região de entrada do Parque lanchonetes e restaurantes para abastecimento.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.