Como escolher uma mochila de criança (Child Carrier)

Como anunciado aqui na Revista Blog de Escalada em diversos artigos neste mês, vários artigos para informar e, paralelamente a isso incentivar, que pais, professores e parentes levem crianças para praticar atividades na natureza.

Quanto mais crianças forem incentivadas para praticar esportes outdoor, mais constantemente a nova geração de escalada irá ser renovada. A Revista Blog de Escalada é o único veículo brasileiro a adotar esta iniciativa.

Foto: Morgan Brechler | https://www.instagram.com/morganbrechler/

Um dos equipamentos mais comuns que existem em países nos quais as pessoas possuem o costume de praticar atividades ao ar livre, é a mochila de criança, também conhecida como child carrier. A mochila de criança é uma espécie de transportador de crianças estruturado para ser usado como mochila, possibilitando uma rápida locomoção de pais e filhos, além de muita segurança e conforto.

O equipamento é uma excelente opção para pais que se sentem incomodados com o “trambolho” dos carrinhos de bebês atuais que, ás vezes, parecem mais ocupar espaço do que propriamente oferecer praticidade. Além de permitir mais mobilidade para os pais, e de proporcionar uma perspectiva do mundo diferente para a criança, é muito prático.

Infelizmente no Brasil este tipo de equipamento não é muito utilizado. Esta baixa demanda impacta no preço final do produto, pois as marcas importadoras, e até mesmo os fabricantes nacionais, não recebem muitos pedidos deste tipo de equipamento. Portanto as importações de poucos modelos de um child carrier, fica parecendo uma encomenda particular do que propriamente uma importação.

Primeiros detalhes

Child Carrier

Foto: https://www.independent.co.uk

Antes de comprar, pense em quantas vezes você usará seu child carrier e nos tipos de atividades que deseja realizar. Está planejando levar seu filho para uma caminhada prolongada? Você somente quer um jeito mais fácil de levá-los enquanto caminha no parque ou Shopping Center?

As respostas a todos esses fatores contribuirão para que analise os modelos, marcas e o tipos do equipamento escolhido. Exemplificando: se você planeja fazer viagens mais longas e frequentes com a criança, considere escolher um modelo que tenha mais recursos de armazenamento, acolchoamento otimizado e um ajuste confortável e anatômico.

Uma regra prática é não usar um child carrier até que a criança possa se sentar sem ajuda e tenha controle total da cabeça e do pescoço. A maioria modelos tem um quadro de liga de alumínio (zicral). A cintura distribui uniformemente o peso do bebê ao longo das costas, ombros e quadris, da mesma maneira que uma mochila. Isso porque ao usar o child carrier, a maior parte do peso deve ser colocado nos quadris, dando maior sensação de conforto durante a caminhada.

Tipos

Child Carrier

Foto: photo-suit.com

Basicamente existem dois tipos diferentes de child carrier. Esta diferença baseia-se no objetivo (tipo de passeio) que se deseja fazer com a criança. Ou seja, tarefas mais exigentes fisicamente como trekking ou para passeios simples, como ir ao shopping center ou parques urbanos.

  • Emoldurados

Child carrier emoldurados (armação resistente de alumínio) são os mais robustos dos modelos existentes no mercado. Entretanto, por este detalhe de robustez, seu preço é um pouco mais caro que os demais modelos. Suas estruturas de alumínio proporcionam esta robustez, que é capaz de suportar mais movimentos gerados pela caminhada.

Estes modelos também têm espaço de armazenamento extra para transportar água, lanches, fraldas, brinquedos, etc. O modelo é o mais indicado para trekkings mais exigentes e caminhadas de mais de uma hora.

As mochilas de crianças emolduradas são destinadas àqueles que querem fazer trekking e hikings com seus filhos. Porém, tantos melhoramentos acarretam em um efeito: são muito mais pesados. Certifique-se de não exceder o limite de peso da child carrier para garantir a segurança da criança.

  • Uso urbano

Estes tipos de mochilas são mais bem projetados para uso diário, como caminhar até o supermercado ou dar um passeio pelo shopping center. Estes modelos de child carrier se parecem mais com uma mochila normal, mas ainda têm um quadro estruturado para manter seu filho com suporte.

Comparado com os modelos emoldurados, são muito mais leves e simples. Além disso, é visível que são menos volumosos que os child carrier com estrutura e podem ser facilmente usados para viagens curtas.

Partes

  • Cockpit

O “cockpit” refere-se ao assento em que seu bebê ficará. A filosofia da análise é quase igual ao de um piloto de fórmula 1. Encontre um tamanho que se adapte ao seu bebê confortavelmente, se possível até mesmo um pouco folgado (lembre-se que crianças crescem). Entretanto, esta folga não deve ser excessiva, pois a criança pode escapar acidentalmente. Além disso, tente encontrar um cockpit que tenha estribos laterais para os pés da criança.

Este detalhe ajudará a impedir que os pés do bebê “caiam” durante o sono que eventualmente pode acontecer durante o passeio. Esta “queda” pode deixar as pernas da criança dormentes quando executar caminhadas longas.

  • Cinto de segurança de cinco pontos

Para uma melhor segurança é essencial procurar um cinto de segurança ajustável de cinco pontos ao procurar uma child carrier. Esta espécie de micro cadeirinha, são duas alças sobre os ombros, duas para as coxas e uma no peito.

Estas fitas ajustáveis ajudarão a manter a mochila segura em seu corpo e a distribuir uniformemente o peso para mantê-lo mais confortável.

Não compre uma child carrier que dependa unicamente do cinto, que é separado do ombro e das cintas de peito. Isso faria com que a child carrier tenha aberturas nos lados grandes o suficiente para uma criança cair. Importante: certifique-se de que todas as fitas estejam seguras e apertadas antes de começar a caminhar.

  • Fitas

As fitas dos ombros devem ter um enchimento firme e largo. Child carriers devem ter uma fivela de peito ajustável que mantém as tiras nos ombros e evita atrito ao redor do pescoço. Eles também devem poder ser ajustados com segurança enquanto ainda carregam seu bebê.

Procure a maior flexibilidade possível nas correias. Todas as correias devem ser ajustáveis ​​para atender às necessidades específicas de seu filho e também do pai transportador. Quando se trata de fitas ajustáveis, o ajuste, assim como a firmeza do acolchoamento, são mais importantes do que a espessura.

  • Tecido

Muitos Child Carrier são feitos com tiras de nylon duráveis ​​que se assemelham às das mochilas de trekking. Infelizmente os tecidos entre os modelos de child carrier podem variar de leves, passando por modelos “resistentes” e chegando a até ser volumosos. Para praticar trekking, tente encontrar um pacote que tenha ventilação adequada nas costas e nas fitas. Isso porque vai se exercitar enquanto caminha com seu filho, então mais materiais que reduzem a transpiração e mantêm você mais “inteiro” e menos suado.

Lembre-se de que o material da sua child carrier deve ser durável e fácil de limpar. Se o material ficar molhado, deixe-o secar por alguns dias antes de usá-lo novamente. Caso planeje andar com seu bebê em lugares com pouca luz, como bosques e florestas, tente encontrar um material que tenha propriedades reflexivas. Este detalhe é para de garantir a visibilidade dos dois para carros, bicicletas e/ou outros caminhantes. Certifique-se de que o material na frente do seu filho é macio o suficiente para que ele não esfole o queixo, pois ele ficará saltando levemente para cima e para baixo enquanto você caminha.

  • Fivelas

As fivelas que seguram a cintura e as fitas dos ombros devem ser fáceis de ajustar e serem capazes de segurar a criança com firmeza, para que não se soltem enquanto estiver usando o suporte.

Os encaixes e fivelas devem ser resistentes e ser difíceis para as crianças abrirem por elas mesmas.

  • Aberturas de Pernas

As aberturas das pernas do bebê devem ser ajustadas o suficiente para que o bebê não escorregue, mas não seja pequeno demais para cortar a circulação.

As aberturas das pernas ajustáveis ​​são ideais para que você possa mudar a largura conforme o bebê cresce.

Auto suporte

Child carrier emoldurados têm apoios que são usados ​​para erguer o assento no chão para que a criança possa subir facilmente. O apoio deve travar firmemente no lugar quando aberto. As dobradiças também devem ter espaçadores para que seus dedos não fiquem presos ao abrir e fechar o estribo. Além disso, quando a transportadora está de costas, o apoio deve fechar-se totalmente para que ele não prenda os objetos enquanto você anda.

Mesmo que o suporte permaneça imóvel enquanto estiver no chão (para que uma criança possa subir), nunca use o suporte com o apoio como assento de bebê. Não é robusto o suficiente no chão para garantir a segurança de uma criança enquanto estiver sentada por um longo período de tempo.

“Tetinho”

Foto: https://hikeitbaby.com

A maioria das child carrier vem com um tetinho que ajuda a proteger seu bebê dos raios nocivos do sol, vento ou chuva.

Os melhores tetinhos são capuzes que surgem nas costas para cobertura total, como se fosse uma espécie de toldo.

Dicas práticas

  • Quando seu filho estiver no child carrier, tenha em mente que a cabeça dele pode ser maior que a sua no momento. Por isso, tenha cuidado com galhos de árvores, portas, toldos, tetos, etc.
  • Verifique periodicamente se a criança está confortável na child carrier. Levar um pequeno espelho com você para que você possa verificar o seu filho enquanto caminhava e uma boa prática.
  • Verifique o child carrier antes de cada uso para verificar costuras, parafusos frouxos ou fitas desgastadas. Nunca use um child carrier que tenha costuras desgastadas, pois elas podem facilmente arrebentar e machucar a criança.
  • Não se incline enquanto estiver carregando o child carrier. Dobre os joelhos para evitar que o bebê caia quando você estiver procurando algo no chão.
  • Se o child carrier ficar no sol por um tempo prolongado, deixe-o esfriar antes de colocar a criança. O alumínio do assento pode aquecer e causar queimaduras no bebê.

There is one comment

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.