O que é e para que serve um softshell

Você sabe o que é um softshell?

Quem nunca passou pelo diálogo abaixo:

— Oi, bom dia, quero usar um casaco que não se molhe para usar no outono e inverno.

—  Um softshell?

— Não… Não… um casaco

Foto: http://blog.xuite.net

Foto: http://blog.xuite.net

Este poderia ser um bom exemplo de diálogos que já presenciamos muitas vezes. As perguntas que fazem os vendedores profissionais que nos atendem nas lojas outdoor muitas vezes se transformam em evidências de ignorância. Talvez não para todos, mas certamente para muitos.

Para quem “mais ou menos conhece” a tecnologia Gore-Tex, e para quem não sabe muito de tecnologias, leia o artigo com atenção porque ficará bastante claro.

Primeiramente saiba que, como explicado em um outro artigo anteriormente, A tecnologia chamada Gore-Tex  consiste em um tipo de membrana além, claro, também ser uma marca registrada. Entretanto não é somente isso, é muito mais.

A marca tem sem seu catálogo além da membrana respirável alguns artigos intitulados também são intitulados softshell que, em resumo, não são nem rivais, nem competidores. São duas coisas diferentes. Um softshell é um tecido que pode possuir a aplicação da membrana respirável, mas também pode ser vendido separadamente.

Repelente à água

Foto: www.geeky-gadgets.com

Foto: www.geeky-gadgets.com

Vamos aprofundar no mundo softshell, muito conhecido e ao mesmo tempo desconhecido entre as elites consumidores e à “ignorância” lógica. Dizemos “lógica” porque é muito complicado reter tanta tecnologia, marcas e tipologia na cabeça.

Quando gosta de verdade do assunto o aficionado em atividades outdoor aprecia mais estar na natureza e não de complicar a sua vida.

No sistema de camadas (tipos de camisetas e casados utilizados para bom aquecimento na montanha) os tecidos de softshell são fundamentalmente usados como segunda ou terceira camada. Ou seja, ele não é para ser usado como a camada externa, que irá enfrentar a chuva.

Tenha em mente que em essência os produtos softshell repelem a água e são altamente respiráveis mas em nenhum momento são impermeáveis.

Foto: www.resultclothing.com

Foto: www.resultclothing.com

Se o usuário, que em teoria está em movimento contínuo (caminhando, pedalando ou correndo) em uma chuva fina ou garoa, o produto é perfeito para repelir quantidades mínimas de água ou neve. Uma garoa ou uma chuva bem rala, por exemplo.

Se decidir enfrentar ventos e ventanias, mas em nenhuma possibilidade de chuva, de vários tipos é o equipamento adequado. Dentre as qualidades de um softshell (talvez a mais  importante) e que cabe destacar é a de bloquear ventos.

Mas não somente isso, as principais características de um sofshell são:

    1. Bloquear ventos
    2. Elasticidade
    3. Transpirabilidade
    4. Repelir água.

Dependendo do tipo de softshell e de cada modelo de cada fabricante algumas destas características será mais destacada que outra.

Por exemplo, há fabricantes que priorizam modelos mais transpiráveis que elásticos, outros dão valor à capacidade de cortar o vento e menos por ser transpirável.

Portanto em termos gerais, os produtos softshell devem ser leves, maleáveis, impermeáveis à ventos, transpiráveis e repelir água.

Mesmo tendo citado seu uso para para o tronco do praticante , há também softshell para calças, luvas e etc.

Que devo usar debaixo?

Foto: http://www.polartec.com/

Foto: http://www.polartec.com/

Qualquer peça que desejarmos usar debaixo de um softshell deve ser a mais fina possível.

Se pretendemos levar, por exemplo, algum tipo de fleece, convém que tenha uma gramatura não muito superior a 100 (ou optar por um Power Stretch).

Polartec® Power Stretch®

Os tecidos Polartec Power Stretch apresentam bi elasticidade e muitos são transpiráveis, mantendo o usuário seco de suor proporcionando aquecimento e sensação de leveza.

Para saber mais acesse: http://www.polartec.com/

There are 3 comments

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.