História das marcas: Mammut – Da agricultura para os esportes outdoor

Hoje a história das marcas destaca a empresa suíça Mammut. Este artigo faz parte de uma série de biografias das marcas mais famosas que a atuam no mercado de esportes outdoor.

São destacadas marcas nacionais e internacionais e, da mesma maneira que fizemos com as biografias dos principais nomes do montanhismo, o objetivo deste artigo não é fazer anúncio. O objetivo é disponibilizar a história empresarial para quem quer saber mais sobre ela.

Fica o aviso também que alguns fatos históricos podem não ser exatamente um elogio, mas fazem parte da história e não pode ser esquecido. O objetivo, portanto, é, além de trazer um pouco da história de empreendedorismo, traçar um paralelo com a história da humanidade.

Mammut

Mammut é uma empresa suíça para equipamentos outdoor fundada no século XIX, inicialmente como fabricante de cordas, que fornece produtos de alta qualidade para entusiastas de esportes de montanha em todo o mundo. Segundo o próprio site da Mammut, a missão da empresa é combinar funcionalidade e desempenho com design contemporâneo.

Na Europa, a empresa fabrica e exporta para, além do próprio pais, cerca de 40 países e emprega mais de 800 pessoas. A sede da empresa está localizada em Seon, na Suíça. Anualmente gera US$ 1,59 bilhão em vendas.

O Mammut Sports Group é considerado um dos principais fabricantes no mercado de cordas de escalada em todo o mundo. As marcas do grupo incluem Ajungilak, Lucido e Raichle.

O início

Mammut

Freiämter Kaspar Tanner

As comunas da Suíça constituem o nível administrativo mais baixo do país. Ou seja, comparando com o Brasil são povoados que pertencem a municípios (mas sem fazer parte da cidade propriamente dita). Na Suíça, os estados soberanos (o equivalente a estado federativo no Brasil) são conhecidos como Cantões.

Assim, Dintikon pertencia ao Cantão Argóvia, uma região rural do interior da Suíça. Depois de completar seu aprendizado de três anos em confecção de cordas, e passar alguns anos viajando, Freiämter Kaspar Tanner, se instalou na cidade em 1862.

Tanner teve então permissão para usar a passarela de sua casa como um tear, para que pudesse estender os fios de cordas e trançá-las juntas. Essa foi a pedra fundamental para o que mais tarde se tornaria a marca Mammut.

Em 23 de Junho de 1874, o Rupperswil – Wohlen (linha ferroviária do Southern Railway Aargau) foi instalada na cidade, trazendo a possibilidade de mais negócios. Até o início do século XX, Dintikon era caracterizada pela autossuficiência em pequena escala.

Mammut

Seilwarenfabrik AG Lenzburg

Alguns anos depois, Tanner muda-se para Lenzburg para construir um aparelho que tornaria mais fácil torcer e enrolar as cordas. No início, as cordas de Tanner serviam a um propósito completamente diferente: na região agrícola. Assim as cordas de Kaspar Tanner boas eram bastante solicitadas, mas a demanda oscilava muito.

Com a ferrovia, e a perspectiva de mais negócios se cristalizava, fazendo com que Tanner tentasse encontrar outros clientes: cordas para velejar e esportes de montanha.

A empresa se desenvolveu bem e seu filho Oscar assumiu a fábrica em 1897. Oscar Tanner patenteou o processo de fabricação na Suíça em 1911 (patente suíça número 59645) e este foi o caminho para o sucesso da empresa.

Ao adquirir novas máquinas e expandir as instalações de produção, Oscar Tanner promoveu a modernização e em 1919, o fabricante de cordas foi estabelecido como uma sociedade anônima. Assim, já em 1924, torna-se a Seilwarenfabrik AG Lenzburg.

Nasce a Mammut

Mammut

A Suíça é um país considerado neutro há pelo menos 200 anos. Essa neutralidade aconteceu em 1815, quando foi criado o Congresso de Viena (conferência entre embaixadores das grandes potências europeias). A Suíça manteve esta postura de neutralidade armada durante a Primeira Guerra Mundial.

Após a Primeira Guerra Mundial foi de expansão econômica da Suíça no período entre guerras (1918 a 1939). A postura de neutralidade também se manteve durante a Segunda Guerra Mundial. Essa neutralidade, mantida com manobras militares nas fronteiras.

Assim, mesmo sofrendo muito com a queda das exportações (por causa das guerras) e crise econômica mundial (crise de 1929), a Suíça teve como grande vantagem econômica não necessitar reconstruir um país destruído pela guerra. Por isso, pode se beneficiar comercialmente de seus produtos.

Anos mais tarde, logo que acabou a Segunda Guerra Mundial em 1943, a marca Mammut Seile (Cordas mamute em inglês) foi criada. O mamute era um símbolo de força e desempenho e até 1978 a marca conseguiu criar cordas originais, incluindo a primeira corda de náilon.

A empresa então começou a fabricar suas primeiras jaquetas e calças Gore-Texna década de 1970. Já em 1981, a linha de produtos foi estendida a sacos de dormir e outras peças de roupa. Apenas três anos depois, a Mammut começou a desenvolver calças softshell, jaquetas de lã e camadas de base térmicas.

Anos mais tarde, em 1989, Mammut comprou a empresa especializada em mochilas Fürst AG, abrindo-se para um mercado totalmente novo. No ano de 1994 o logotipo Mammut atual apareceu pela primeira vez e desde então tem sido um símbolo de qualidade e durabilidade.

Em 2003, a empresa foi renomeada para Mammut Sports Group AG, ao qual pertencem as marcas Mammut, Ajungilak, Toko e Raichle. A Mammut é membro da bluesign desde 2011, uma garantia de que os têxteis utilizados pela marca foram fabricados levando em consideração e respeitando as pessoas e o meio ambiente.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.